quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Piedade de nós e de (Jorge) Jesus

É preciso ter piedade de Jesus. O Bruno de Carvalho tem que lhe dar as prendas que ele quer por que, de outra forma, esta equipa ainda nos sai uma rica prenda. Não sei se a culpa é do Jorge Jesus que não consegue encontrar alternativas ou que manda os suplentes jogar mal para receber as ditas prendas. O que sei é que se era para jogar com o Bryan Ruiz a oito mais valia termos ficado com o Aquilani. Dentro do mesmo estilo, no que respeita ao corte de cabelo e à barba aparada, o Aquilani sempre corria mais alguma coisa e passava a bola mais depressa (fiz uma rápida sondagem a umas amigas e todas me disseram que, na dúvida, também ficavam com o Aquilani).

O Piedade é que não teve piedade nenhuma de nós. Fechou-se atrás, esperou que perdêssemos umas bolas e fez uns contra-ataques a aproveitar a enorme capacidade de marcação com o olhar e os cabelos ao vento do Bryan Ruiz. Acertaram duas vezes nos ferros e, por sorte, o Rui Patrício não levou duas sem culpa nenhuma como habitualmente. Na primeira parte, para a troca, o Sporting não fez uma jogada de jeito ou um remate com perigo que se visse.

Para a segunda parte saíram o Bryan Ruiz, rumo ao México, e o Bruno César para entrarem os inevitáveis Bas Dost e Bruno Fernandes. A jogar com onze, a equipa melhorou. O Podence encostou definitivamente à direita, os laterais subiram para dar mais largura ao jogo de ataque, o Bas Dost ficou mais fixo entre os centrais e o Doumbia, mais móvel, recuava para o apoio (impressionou-me a forma como o Doumbia cumpriu este posicionamento tático que o Jorge Jesus lhe ordenou, tendo em consideração a forma fluente como os dois dialogam em francês). O Piedade fechou-se ainda mais e passou-se a jogar nos últimos trinta ou quarenta metros. Esperava-se o golo a qualquer momento e ele aconteceu. O Bruno Fernandes foi enganando uns tantos incautos que lhe foram saindo ao caminho até rematar e fazer a bola passar por cima do guarda-redes depois de tabelar no Evaldo (não sei se o Evaldo dá azar a qualquer equipa ou se trouxe o azar de Alvalade).

Mal marcámos o golo, sofremos uma súbita paragem cerebral coletiva. Alguém perdeu uma bola parva. O Piedade tentou fazer não sei bem o quê pelo lado direito. Alguém cedeu um canto parvo. O Piedade mandou uma bola para um cabeceamento fora da área, a defesa subiu e houve um parvo que deixou os adversários em jogo. A bola embrulhou-se entre vários parvos e o parvo do árbitro viu um “penalty”. Acabámos por sofrer o empate, sem o Rui Patrício ter culpa nenhuma e sem termos o Gelson Martins para entrar. Voltámos ao mesmo, mas com mosquitos por cordas. Até que o Bas Dost fez o que tinha de fazer, fazendo um “amortie” com a sola da chuteira para dentro da baliza. O jogo acabou naquele momento. No lado esquerdo do ataque, o Acuña, o Coentrão e o Bruno Fernandes, com uma ou outra ajuda, encanaram a perna à rã o resto do tempo entre faltas, lançamentos laterais e cantos.

Estes jogos à quarta-feira deixaram de ser pagos como horas extraordinárias e não dão direito a ajudas de custo quando se disputam fora de Alvalade. Nestas condições não se pode pedir muito mais aos jogadores. Pedia-se mais ao árbitro que sempre recebe algum. Na SporTv não se passou nada. Na BenficaTv teria sido um festim. O Rui Vitória passaria a seguir a sua carreira e as claques do Benfica, perdão, uns grupos (des)organizados de adeptos, passariam a segui-lo também mas até casa se fosse preciso.

16 comentários:

  1. Caro Rui,

    o Bryan só joga porque não podemos, oficialmente, entrar em campo com 10 jogadores. O que é estranho aqui é que, depois de 20 contratações (só esta época), ainda não se tenha plantel suficiente para que JJ abdique do Bryan (ainda mais a 8...).
    É melhor dar mais prendas..

    um abraço

    ps: não esquecer a tanga que nos quiseram impingir para justificar a vinda do Mattheus Oliveira - "também joga a 8". Ya, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      É essa e a do acasalamento do Bas Dost. O Jorge Jesus julga que ainda está no Benfica em que os avançados se podem dar ao luxo de não defender ou que o Bas Dost é o Slimani a pressionar os centrais e a saída da bola. Com dois avançados e com o Bas Dost quem ia pagar as favas era o meio-campo e a defesa.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Merece um "Ruuuuuuui" (com estrondo, como o RP costuma ouvir) para esta este extraordinário post sobre o jogo de ontem. É sempre um prazer ler os seus comentários inspirados. Parabens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Os nossos jogadores também ajudaram e o Jorge Jesus também. Não sei o que seria de mim sem eles.

      SL

      Eliminar
  3. Mestre, quando é que compila toda esta poesia e edita o seu livro?
    Lhe garanto que teria mais vendas que o livro do ex-primeiro ministro, e tinha deste lado um exemplar já vendido.

    Continue sempre assim, sem Piedade deles .

    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Muito obrigado. Sou demasiado preguiçoso para isso e não sei se teria muito interesse. Estes textos têm um período de validade muito curto. Na semana seguinte há novo jogo.

      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Sempre que o Sporting faz uma exibicao assim "daquelas" o que me alegra e' poder vir aqui abrir um sorriso ao ler estas prosas.
    Um abraco e bem-hajam :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Muito obrigado. Também os escrevo para me rir um bocado e desanuviar. Faz-me bem. Ainda bem que lhe fazem bem a si e a outros.

      Um grande abraço

      Eliminar
  5. A colocação do Bryan Ruiz a 8 e o B. César a extremo direito só pode servir o propósito de pressionar a direcção a oferecer mais prendas de reis, de outra forma é algo que nem JJ entende, o problema é que como sportinguista tenho a noção que a sorte não tem condições para durar o que costuma durar noutros lados, normalmente o Mês de Maio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Jorge Jesus prefere deitar tudo a perder do que perder a razão. Tem que ter razão nem que seja à força.

      SL

      Eliminar
  6. Apesar do excelente e bem humorado post sobre o jogo de ontem a melhor explicação para a medíocre exibição de ontem foi dada pelo nosso incomaprável Jorge "Damásio" Jesus. Disse ele, já liberto do stress que o "seu" Piedade lhe impôs, mais ou menos que precisa de um jogador para acasalar com o Dost. Há, no plantel do Sporting, saiba-se, um défice de acasalamento, que nos fragiliza e nos coloca ao alcance da Piedade alheia.
    Doumbia não acasala com Dost. Dost não acasala com Dala. Dala não acasala com Doumbia. Alain Ruiz não acasala com ninguém.
    Ou Bruno Carvalho dá ao Jorge quem com Dost possa acasalar ou ... iremos continuar a jogar com cada vez menos jogadores, esperando que Brian e Bruno C possam ao menos cortejar o holandês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Estou de acordo consigo. É incrível quantidade de jogadores que foram contratados e queimados para esse acasalamento. Do meu ponto de vista, o Bas Dost não quer acasalar com ninguém. É assim que ele joga.

      Repito o que disse na primeira resposta. O Jorge Jesus julga que ainda está no Benfica em que os avançados se podem dar ao luxo de não defender ou que o Bas Dost é o Slimani a pressionar os centrais e a saída da bola. Com dois avançados e com o Bas Dost quem ia pagar as favas era o meio-campo e a defesa.

      SL

      Eliminar
  7. Meu caro Rui Monteiro é tão óbvio que Dost não foi feito para acasalar que não se percebe porque raio o nosso mister insiste na ideia. Porque não tirar o melhor partido da solidão auto-infligida,digamos assim, que tanto agrada ao nosso goleador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O JJ continua a pensar que o Bas Dost é o Slimani para o qual qualquer Teo serve para acasalar. Não é e portanto escusamos de andar à procura da arca perdida.

      SL

      Eliminar
  8. E o Dala emprestado ao Rio Ave já marcou um golo. Depois de ser melhor marcador da equipa B ainda vai marcar golos no Rio Ave. O JJ deve embirrar com a não colocação do Dala. É um desperdício não ver Dala a jogar em Alvalade.

    ResponderEliminar
  9. Com Jorge Jesus nunca jogará. Dala é muito bom. Tecnicamente evoluído, rápido, com uma capacidade de remate típica de um goleador, com uma recepção orientada que facilita muito a vida dele e complica a.vida das defesas. É o avançado mais interessante que veio da África de influência portuguesa nos últimos dez anos.Veio para o Sporting. Jesus teima em não o aproveitar. Lamentável.
    Ele é Geraldes juntos vão faser coisas interessantes.

    ResponderEliminar