sábado, 6 de janeiro de 2018

A Crónica dos Outros

Passados uns dias de um derby muito pouco normal é possível refletir não só sobre o jogo mas também as reações ao mesmo. Digamos que no jogo os papéis se inverteram, com o Sporting a fazer um jogo mais "à Benfica" e vice-versa. Os adeptos não trocam tão facilmente de papel, mas vou imaginar que o fariam.

Se o Benfica tivesse jogado como jogou o Sporting o que diriam eles e os cartilheiros deles sobre o jogo? Diriam que o Benfica tinha feito uma exibição 'personalizada', a gerir com mestria a vantagem magramente merecida aos 20 minutos. Um Freitas Lobo qualquer falaria da gestão dos 'momentos do jogo' ou na 'capacidade de sofrer'. O empate surgido a escassos minutos do fim e seria resultado não de má estratégia do (brilhante) treinador - que estava a 3 minutos de dar um KO num dos principais adversários - mas de um erro individual, claro está. Gelson Martins seria eleito o melhor em campo e andaria a semana toda a ser vendido aos maiores clubes do mundo, por verbas nunca vistas.

Como foi o Sporting que jogou assim, o que dizem os próprios Sportinguistas? Que foi uma vergonha jogar 70 minutos na luz a segurar o resultado de 1-0. Que o treinador persiste nos erros já cometidos noutras paragens e não aprende que nestes casos tem mesmo é de ir para cima deles e matar o jogo. Que há muito tempo que não jogávamos tão mal um derby. Que não conseguimos segurar resultados. Que este ano não nos conseguimos impor às equipas que estão mais próximas do nosso nível ou acima. Etc, etc, etc.

Assim como assim, revejo-me bem mais na crónica dos Sportinguistas. Quando assim é, deve estar tudo bem. E já agora, deixem o Gelson em paz.

2 comentários:

  1. Caro João,

    Enquanto eles andarem com vitórias morais estamos bem. O problema agora é o Porto...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro João,

    Imagine o que se diria se fosse o JJ a afirmar que tinha havido dois ou três penalties, gosto da precisão, e que iria estar atento a classificação do árbitro e à sua progressão na carreira.

    SL

    ResponderEliminar