quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Por que razão os árbitros são maus?

Há dias o Adelino Cunha escreveu aquilo que sempre pensei, mas que não encontrava as palavras adequadas. Os árbitros são maus por simples desalinhamento dos incentivos e assimetria na distribuição do poder no sistema do futebol português.

A relevância social de um árbitro é diretamente proporcional à sua controvérsia, para não dizer incompetência. Um árbitro exerce poder; poder de dirimir conflitos de acordo com as leis do jogo e a sua interpretação em cada caso. Um árbitro só é conhecido e reconhecido socialmente se puder influenciar os resultados. Se um árbitro fosse discreto e arbitrasse com correção ninguém o conheceria.

Se o problema fosse só esse, as coisas podiam não correr muito mal. Os gostos e preferências dos diferentes árbitros poderão ser, em tese, aleatórias. Sendo assim, os seus erros poderiam tender a anular-se. O problema é que o exercício do poder dos árbitros se confronta com o exercício do poder de outros agentes. Por isso é que a sua incompetência é mais grave. Independentemente dos gostos e preferências, os árbitros tendem a errar menos contra aqueles que têm mais poder do que eles (individual e coletivamente).

O Sporting tem, desde há muito tempo, muito pouco poder. É simples, não é?! Qual é a solução? Porventura, podem ser duas. Ou socialmente são penalizados pelos seus erros (já que ninguém acredita que a Comissão de Arbitragem o faça), o que implica maior escrutínio público (o que não é fácil, face a uma aparelho mediático que reproduz as próprias lógicas de poder do sistema do futebol português); ou, então, é necessário (re)criar uma sistema com menos assimetrias de poder.

3 comentários:

  1. Caro Rui,

    Obrigado por partilhar um texto de facto muito interessante.Um outro texto muito interessente que merece reflexão li no blog A Tasca do Cherba. Perate o caso do Slimani, e outros recentes relatados no post (por exemplo, um mais-que-decisivo golo anulado a Hugo Viana contra o Braga em Alvalade, um golo anulado ao Postiga, que antecedeu a famosa greve; ou um a Evaldo, num jogo com o Marítimo), o autor desafiou os adeptos dos dois grandes rivais a darem exemplos de golos mal anulados a penalizar as suas equipas (tirando os jogos entre si).

    Deixo o link: http://comandoc.com/hoje-escreves-tu-mais-um-golo-anulado-ao-clube-mais-roubado/#comments

    Esse blog, como é normal, é frequentado por muitos adeptos de Benfica e Porto. Quantos vídeios a responder ao desafio? Zero. Nada.

    É uma constatação impressionante. Sou dos que pensam que os árbitros erram, é normal. Mas é interessante como existe um tipo específico de erro que tanto "ataca" uma equipa e a que as outras estão "casualmente" imunes.

    Sinceramente acho que se voltar a acontecer se justifica ser desta vez o Sporting a fazer greve... aos árbitros!

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eles também erram porque gostam de intervir. Intervir dá-lhes protagonismo e a tal relevância. Se não apitassem por tudo e por nada ninguém se lembrava deles.

      SL

      Eliminar
  2. São maus? Quero pensar que só pode ser por ignorância. O mesmo defendia Sócrates (o outro, aquele que não é especialista em narrativas) quando dizia que o único que comete o mal é o ignorante, aquele que conhece o bem só pode praticar o bem. Mas também note-se que Sócrates não conheceu estes senhores. Talvez se isso tivesse acontecido a filosofia dele fosse outra.

    ResponderEliminar