terça-feira, 3 de abril de 2012

Um Domingo à Sporting

Dediquei o Domingo passado ao Sporting. Isto também diz muito da minha vida social. Mas adiante.

Queria ver a final da Taça de Portugal em andebol. Não sabia se era transmitida. Liguei o Canal 2 da RTP. O Sporting estava a jogar com a Académica em futsal. O jogo estava a caminhar para o fim. Não gosto muito de ver futsal. É um desporto um pouco maçador. À falta de melhor alternativa, alapei-me no sofá. Ainda fui a tempo de ouvir uns comentários em tom pesaroso, disfarçado de rigor analítico, de um comentador, que berra que nem um maluco sempre que joga o Benfica, afirmando que o Sporting ganhou bem.

A recordação do borrego assado regado com uns copos de Arrobeiros e a vitória do Sporting em futsal provocaram-me uma sensação de felicidade. Continuei alapado à espera do Andebol. Foi um grande jogo de duas grandes equipas. A equipa do Porto é melhor do que a do Sporting. Neste jogo, porém, fomos melhores. Resistimos na defesa até onde pudemos resistir e gerimos melhor os tempos de ataque no final, não dando grande hipóteses ao Porto de empatar na última jogada. Mesmo assim, tive que gramar com um locutor que entrava em êxtase sempre que o Porto marcava um golo.

Quando mudei para a TVI, para ver o jogo contra o Leiria, estavam decorridos cerca de vinte minutos. O Leiria tentou uma táctica até hoje não experimentada: ganhar por falta de comparência. Respondemos com uma táctica adequada: ganhar por comparência e nada mais. Nestes casos, como se sabe, ganha quem comparece. Ganhámos por um a zero, embora as leis digam que o resultado deve ser de três a zero. Somos roubados mesmos nestas circunstâncias. Não contente, tive que aturar o Manha. Vê umas faltas para um lado que não vê por outro. Consegue descobrir virtualidades numa equipa que nem sequer comparece ao jogo.

6 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro,
    essa sensação de ser estrangeiro no nosso país não me é de todo estranha. Apesar de tudo, por vezes vemos uns pequenos sinais de seriedade, como, por exemplo, quando sabemos que o "jornalista e comentador" «do programa 'Zona Mista' que celebrou o golo da vitória do Benfica sobre o Sporting de Braga e foi apanhado por uma câmara do programa da RTP Informação. De acordo com comunicado enviado pela RTP, o comportamento de João Gobern foi "considerado inadequado pelo Diretor de Informação da RTP". "Hoje mesmo, Nuno Santos comunicou a João Gobern a decisão da RTP de pôr fim à colaboração"».

    Parece que ainda parece que ainda sobra por aí alguma pontinha de vergonha na cara, mesmo sabendo que ainda faltam muitos por dispensar.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      O que é espantoso é que tenha sido necessário este episódio para se constatar que o homem não falava como jornalista mas como adepto. Vai ser preciso o Manha festejar os golos em directo para lhe acontecer o mesmo? O que é preciso para os jornalistas-adeptos serem postos à andar?

      SL

      Eliminar
  2. E "Sportinguistas" como o Ribeiro Cristovão?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Alguem me pode dizer quem é o 'ranhoso' do jornalista que segue e comenta os jogos da RTP Internacional (no estrangeiro, os jogos da Liga Zon sagres são transmitidos paralelamente pela RTP Internacional)? Estava fora e fiquei de boca aberta com as 'baboseiras' desse senhor anti-sportinguista, que só se calou quando o Sporting fez o golo ao Leiria. Insuportável!

    ResponderEliminar