domingo, 22 de abril de 2012

Nem ao morto interessa saber quem o matou

Penso que é no seu primeiro romance. Maigret procura o assassino de um crime antigo cuja investigação tinha passado de mão em mão, sem grande interesse de nenhum dos investigadores envolvidos. Perante a sua aplicação e perseverança na resolução desse crime, o chefe chama-o e diz-lhe para parar com aquilo porque já nem ao morto lhe interessava saber quem o matou. Este jogo contra o Nacional foi mais ou menos assim: não interessava nem ao Menino Jesus.

Ficam, apesar da falta de interesse da partida, umas tantas notas positivas. Sendo o Patrício o melhor guarda-redes do Mundo, confirma-se o Marcelo como o melhor guarda-redes da Europa. O Onyewu está bom e recomenda-se. Se contra o Bilbao, nos últimos minutos, for preciso meter um ponta-de-lança, podemos contar com ele. O Martins, para quem tinha dúvidas, confirma-se como jogador. O Pereirinha só pode jogar a lateral direito. Quando joga mais à frente enerva qualquer um. O Wolfswinkel aprendeu como é que se arranca um penalty. Para quem anda com saudades do Postiga, ficámos a saber que leva, esta época, vinte golos.

O Nacional esteve bem. O seu “tiki-taka” é tão bom quanto o do Barcelona, com a vantagem de não queimarem tanto tempo. Que o diga o Rubio, que teve sempre muita dificuldade em os parar. Depois, como costuma dizer o Freitas Lobo e especialistas assim, acabou a jogar um futebol mais directo; tão directo que as bolas acabavam invariavelmente pela linha de fundo. Paulo Sérgio foi dos treinadores que mais sistematizou este tipo de jogadas. Como todos se lembram, o Djaló foi o jogador que mais “thouchdowns” marcou. Este ano, essa marca pode ser batida pelo Candeias, tal o jeitinho que os médios do Nacional têm a fazer os lançamentos.

10 comentários:

  1. Mesmo assim, caro Rui, o morto, mesmo continuando morto, ficará feliz por saber que com esta vitória provavelmente já não ficaremos abaixo de quinto, uma marca só por nós nunca ultrapassada.E ainda se pode sonhar com o terceiro lugar.

    Outra possível boa notícia para o morto é que o Nacional, e principalmente o seu "afável" presidente, dificilmente chegará à Europa. Se a isto juntarmos as esperadas reduções orçamentais obrigatórias pela austeridade imposta ao Rei Jardim, finalmente este campeonato será um campeonato apenas de orçamentos (mais ou menos) privados, talvez assim o dito presidente baixe um pouco a crista.

    «Vulgarizamos uma grande equipa» diz o Caixinha, eu concluo que para ele já é vulgar enfardar mas ficar convencido que ganhou. A auto-estima faz milagres.

    Outro caso de demência “televisivamente assistida” é a do António Tadeia. Segundo um testemunho enviado por um amigo Leão, diz o Tadeia que o Atlético de Bilbau continua a ser favorito na eliminatória, o que até posso deixar passar sem contestar, o pior é que o diz porque acha que quando «se chega a um determinado nível nas competições europeias às vezes é melhor empatar em casa, pode parecer uma parvoíce isto que eu vou dizer, mas às vezes é melhor empatar a zero do que ganhar por 2-1».


    (A partir dos 2.50 http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=12711&c_id=1&dif=tv&idpod=76135)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      O Caixinha é um cómico. Quanto ao Tadeia, vou ver se escrevo um "post" sobre probabilidade a propósito de um livro que ando a ler.

      SL

      Eliminar
  2. não concordo com o desinteresse inerente ao jogo, não só pelo óbvio - se é oficial, é para ganhar: somos o SCP - mas também porque se perspectiva um final de época complicado para o... Braga. Aquelas perninhas vão tremer. Além disso era importante uma vitória do plantel antes da decisão em Bilbao, onde chegamos tão fortes quanto possível.

    E sim, o Candeias corre para o recorde :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Coelho,

      Desvalorizei para valorizar, isto é, até num jogo menos importante não deixamos de ganhar; ainda por cima a jogar com dez, sendo que desses dez o Evaldo é capaz de não contar também.

      SL

      Eliminar
  3. Com onze fomos sempre melhores, apesar de termos começado com meia equipa na casa dos 20 anos. Estranhei não ver nem o Izmailov, nem o André Santos neste jogo.
    O 1º, já que não vai a Bilbao, podia ter emprestado alguma classe a esta equipa. O 2º, parece quase definitivamente afastado dos planos do Sá Pinto, o que me causa alguma tristeza, pois via potencial suficiente para pelo menos ser uma excelente 2ª linha.

    De resto, devemos ter aqui consolidado a nossa classificação final. O braga agora com 2 jogos em casa, com mais ajuda ou menos ajuda, deve conseguir os 6 pontos, enquanto que nós com uma deslocação ás Antas, vamos ter dificuldades em garantir o pleno, até pela envolvencia nas 2 taças.

    O importante é ir mantendo a toada de vitórias.

    E agora.... que venha o Bilbaooooooooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      O folgo do Braga está-se a acabar. O árbitro lá pôs os Paços de Ferreira a jogar com nove, porque, de outra forma, a coisa não ia lá. Não dava o caso por perdido.

      O que é um caso perdido éo André Santos. Se mesmo o Sá Pinto, depois de o meter na Polónia, não volta a apostar nele, é porque a coisa não promete. A mim não me espanta.

      SL

      Eliminar
  4. NPR: metes as tuas mãos no fogo em como o olhanense do conceição não vai fazer a folha ao braga? eu não... Mas por um lado até "gostava" de não estar a lutar pelo terceiro lugar na visita ao Dragão: era sinal que tinhamos de meter as reservas (onyewu, jelias, jeffrén carrillo, olha que reservas...) para os titulares descansarem para bucareste. Confiança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui Coelho,

      Também ainda não dou o caso do 3º lugar como perdido. Vamos ver.

      SL

      Eliminar
  5. Não entendo nada de bola: parece que fomos vulgarizados por uma equipa que perdeu e encaixou três (3) golos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro _ov,

      O Nacional está em grande. Que continue assim, é o que lhes desejo.

      SL

      Eliminar