quarta-feira, 25 de abril de 2012

O futebol contra a matemática

Há dias o António Tadeia procurou explicar-nos que empatar zero a zero contra o Bilbao na primeira mão desta eliminatória teria sido preferível a ganhar, como ganhámos, por dois a um. Acaba por ser uma forma de desvalorizar o resultado obtido. Mas há outras formas de o fazer. Esta é simplesmente estúpida.

Do universo dos resultados possíveis da segunda mão, aqueles que permitem que o Sporting passe a eliminatória depois de ganhar dois a um são mais dos que permitiriam o mesmo se tivesse empatado a zero. Mais, todos os resultados que permitissem essa passagem após um empate a zero também o permitem depois da vitória por dois a um. Nem todos os resultados têm a mesma possibilidade de ocorrência. Só que neste caso, as probabilidades de passar a eliminatória são sempre superiores depois de se ganhar dois a um. Não tem nada a ver com o futebol, é simples estatística.

O resto é o jogo. O resultado é sempre aleatório. Quem jogar melhor, isto é, quem marcar mais e sofrer menos golos, ganha a eliminatória. Podemos ter sempre muitas crenças. Eu acredito que se vir o jogo no Flávio na cadeira do costume passamos. O António Tadeia acreditava que se tivéssemos empatado a zero na primeira mão passávamos. Como nos descreve Leonard Mlodinow, um homem, que ganhou a lotaria nacional de Espanha com uma cautela terminada em quarenta e oito, explicou a teoria por trás da sua aposta: tinha sonhado sete dias seguidos com o número sete e que sete vezes sete são quarenta e oito.

3 comentários:

  1. Mais uma vez brilhante! É pena q os gajos q dissem esta bacoradas não vejam estas repostas! Talvez aprendessem e para a próxima estavam calados!!!

    ResponderEliminar
  2. de rir! Esse Tadinho é um cromo de primeira apanha, por razões óbvias. Para lamber os tomates a quem lhe paga, até se faz passar por retardado, usando argumentos completamente estúpidos. Ele foi a explicação da saida de VB do Chelsea, culpando a "velhice" dos jogadores, e aí está o Chelsea na final. Em suma, abdicam da idoneidade a favor do tacho, mas não disfarçam nada. E hoje à noite, força Sporting, para calar os jornaleiros!

    ResponderEliminar
  3. Leão (Menos) Fodido26 de abril de 2012 às 23:08

    1 - perdemos, eles mereceram, correu mais ou menos como eu pensava, a eliminatória dependeria da sorte do jogo.
    2 - pela primeira vez acho que o Sá cometeu um erro de palmatória ao não ter colocado o Carriço de início.
    3 - um problema que o Sporting não tinha, mas ganhou este ano, é o dos meios jogadores, os craques que só jogam de vez em quando e raramente acabam um jogo
    4 - para a próxima época, reitero, um central a sério e um ponta de lança do caralho; pode não ser um Llorente mas dá jeito um gajo que decida os jogos. O nosso é bom moço e prometedor, mas se quisermos mesmo ganhar...

    Venha agora o Porto e depois trucidemos a Briosa!

    ResponderEliminar