sexta-feira, 6 de abril de 2012

Quem nos defende na Europa? Quem é?

Só vi a segunda parte do jogo contra o Metalist. Vi-a no Flávio. Na mesma mesa, na mesma cadeira, com o saco do computador colocado da mesma posição e com a mesma roupa do jogo contra o Manchester.

Estava, portanto, confiante. Não tremi quando o Polga ajeitou a bola para o avançado do Metalist marcar o golo. Não tremi com o penalty. Não tremi com a entrada do André Santos. Não tremi quando já só estávamos a jogar com um conjunto de matraquilhos e não dávamos três toques seguidos na bola. Não tremi quando vi o árbitro a dar à roldana para inclinar o campo.

Andamos de joelhos na Europa. Poucos nos defendem. É nestas alturas que aparecem os heróis, colectivos e individuais. Ninguém nos defende melhor na Europa do que o Sporting. Ninguém representa melhor a defesa dos interesses portugueses na Europa do que o melhor guarda-redes do Mundo.

22 comentários:

  1. Sá a caminho de Sinto a final6 de abril de 2012 às 00:45

    Só vou mandar uma posta aqui porque dizes que é para falar mais mal do que bem.
    Não percebo mais do que nenhum adepto de tremoços, mas o Neto devia ter entrado quando estava 0 a 1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Também estou de acordo. Mas o que não percebo é a entrada do André Santos, ainda por cima com a saída do Martins.

      SL

      Eliminar
    2. Caro Mike Portugal,

      Só hoje percebi isso ao ler A Bola. Pelos vistos, foi ele próprio a pedir a substituição.

      SL

      Eliminar
  2. Andaram por lá uns "pregadores", quem sabe de sandálias rotas, não vi S. Matias, nem S. Izmailov, nem sinais de outros santos menos comuns. Menos ainda do André Santos. Um ou outro “herege” lá ia dando uns chutos na bola, até que S. Capel centrou e um protestante insuspeito lá lhe acertou de cabeça e de resto, todos eles, metalúrgicos ou não, santos ou pecadores, lá foram indo muitos atabalhoados. Não fosse São Patrício, que é o santo padroeiro da Irlanda e lá tínhamos a miséria do costume . Soubesse eu o que aí vinha (tantos anos de sofredor e mesmo assim ainda me dá para o optimismo...) e tinha-me enchido de Jameson, em honra do nosso Santo, e talvez ébrio não sofresse tanto.
    Ora f... ninguém ensina aquela malta a matar um jogo? Porque razão, mesmo não o matando, somos sempre nós os “quase mortos”? Ora porra! Felizmente temos uns dias para descansar e um jogo de treino na segunda para afinar o “coro dos (a jogar assim)condenados”
    SL

    «Repouso eterno dá-lhes, Senhor, e luz perpétua os ilumine.
    Tu és digno de hinos, ó Deus, em Sião, e a ti rendemos homenagens em Jerusalém:
    Ouve a minha oração, diante de Ti toda carne comparecerá.
    Repouso eterno dá-lhes, Senhor, E luz perpétua os ilumine»

    Réquiem em Ré menor (K. 626), missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segunda temos um jogo importante, muito importante. Os Sãos que apareçam segunda.

      Eliminar
    2. Caro A. Trindade,

      As meias finais já não nos tiram. Mas foi um jogo um bocado penoso. E aquela forma de acabar o jogo com todos à defesa e os coração nas mãos não é muito efificante.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Ganhamos sem fazer um grande jogo, é a verdade.
    A eliminatória foi muito equilibrada, mas merecemos ganhar por uma unha negra.
    Esperava mais do Sporting neste jogo, em particular dos criativos. Izmailov, Matias e Capel (apesar da bela assistência), estiveram muitíssimo desinspirados. Izmailov teve muito ocupado a ajudar a parar o brasileiro cabeludo. Capel, mais uma vez, perdeu-se em correrias loucas e novamente deu o estouro fisico. Matias, assim que pegava na bola, era atirado ao chão.
    Da defesa, não esperava muito mais que isto, os alas certinhos, com o Pereira a ajudar enquanto pôde.
    André Martins revelou uma tranquilidade invulgar para a sua tenra idade, mas foi gritante a falta de um trinco, fazendo-me desejar ter o Carriço disponível, uma ideia que há pouco tempo me parecia quase impossível.
    Os centrais, mais expostos que o costume, abanaram por todo o lado. Se do Polga conto sempre com 1/2 casas por jogo, do Xandão vi um jogo de aflição, por apanhar volta e meio jogadores embalados e demasiado rapidos para a sua pouca rapidez e agilidade.
    Dos que entraram, gostei do Neto, a lutar, a ser bravo, a ganhar muita bola de cabeça, ficou a ideia que teria sido boa ideia ter entrado logo de inicio.
    André Santos e Evaldo cumpriram o seu papel.
    Finalmente, deixei propositadamente Patrício para o fim, um verdadeiro herói. Fez-me lembrar a 1ª aparição pelo Sporting, na Madeira, defendendo um penalty poucos minutos após se ter estreado na I divisão.
    Salvo raras excepções, os pré-destinados para altos voos, aqueles que mais tarde ou mais cedo vão parar ás equipas de top mundial, muito cedo mostram todo o seu talento. O nosso Patricio é mais um a cumprir a regra, e a mostrar o grande valor da nossa academia. Só espero, que esta direção saiba recomenpensar quem merece!

    Agora, contra o Bilbao, a conversa é outra completamente diferente. Se contra o City, foi a vitória da humildade e da vontade de vencer contra umas estrelas arrogantes, e se contra este Metalist, conseguimos impor por uma unha negra, o nosso melhor futebol, nas meias finais já não temos esta vantagem.
    Vontade e crer, tem o Bilbao tanto como nós. Qualidade e talento, têm tanto ou mais do que nós. Vamos ter por isso de contar que seremos capazes de ter dois jogos de suprema inspiração para conseguirmos ir até Bukarest.

    Eu acredito. A caminho de Bukarest, vamos lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      Para ganharmos ao Bilbao temos que ser melhores do que eles, sendo, como somos, piores do que eles. Ou o Matias, o Izamailov e por aí fora fazem os jogos da vida deles ou então ficamos por aqui. Não é mau. É muito bom, aliás.

      SL

      Eliminar
    2. Caros Sportinguistas,

      Falamos de uma equipa neste momento em 11º lugar da liga espanhola. Apesar de uma motivação acrescida e natural desta equipa em relação à Liga Europa é um grupo recheado de fraquezas. Fraquezas que Sá Pinto saberá explorar com a ajuda dos seus criativos.

      Maria Ribeiro

      Eliminar
    3. Cara Maria,

      Não estou tão certo das fraquezas do Bilbao. Mas também estava convencido das capacidades do Manchester e foi o que se viu.

      Em boa verdade este é mais um jogo que não temos nada a perder. Segundo as previsões, nós já nem sequer deviamos estar a jogar na Liga Europa.

      SL

      Eliminar
  4. Jeffren, Rodriguez, América, Rinaudo, se as lesões tiverem sido azares, e se se comprar um ponta de lança de verdade e um filho da puta dum central a sério, para o ano até os comemos.
    Este ano iremos à final da UEFA e fodemos os manchas negras. Lamentavelmente, claudicaremos na disputa com os insulares. Penso eu de que.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Leão "Preudicado",

      Prefiro perder nas meis do que na final. Se for a Bucareste tem que ser para ganhar.

      SL

      Eliminar
    2. "e se se comprar um ponta de lança de verdade e um filho da puta dum central a sério"

      Impressionante. Wolfs marca nas duas ocasiões que tem em duas eliminatórias. Os seus 2 golos (relembro, em duas oportunidades) foram tão importantes como as defesas de Patrício, mas, mesmo assim, tem de se ler este bota-abaixo.
      Quanto ao central, nem vou comentar.

      Não precisamos de paineleiros televisivos para dizer mal de nós.

      Porquê que não escreveste: para o ano, com mais um ponta de lança de qualidade e um central de valor superior aos que temos, até os comemos.

      Dizia-se o mesmo, sem menosprezar o valor dos nossos.

      Eliminar
    3. Estou de acordo com o Cantinho, Rui. Acho que escolheste mal as palavras.

      Eliminar
    4. Caro Mike Portugal,

      Não fui eu que falei do central e do ponta de lança. Tenho os meus ódios de estimação, mas o Wolfswinkel não é um deles. Ontem foi um jogador ao melhor estilo italiano. Uma oportunidade, um golo. Não se pode pedir mais.

      SL

      Eliminar
  5. Cantinho, excelente. Eu não diria melhor. Mesmo qualificados, continuam a haver críticas a tudo e a todos fo...se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Gomes,

      Como já disse várias vezes, o Sporting tem uma excelente equipa. O que o Sá Pinto tem feito em fazaer-lhes acreditar isso mesmo. Só precisamos de um plantel mais equilibrado. Há jogadores que estão completamente espremidos.

      SL

      Eliminar
  6. Nesta hora de enorme tristeza para a comunicação social, que comentou com cara de enterro a vitória do Sporting e amuou com o facto de os nossos jogadores terem provado ser o contrário daquilo que afirmaram ser, cabe-me dizer que o Sporting Clube de Portugal está nas meias finais da Liga Europa, disputando um acesso à final com três clubes da melhor liga do mundo. Sei que é difícil e que já não restam muitas explicações para justifica o facto, mas podem-lhe chamar "sorte de Rui Patricio", "garra de Insua", "excelência de Wolfswinkel", sei lá. Justifiquem tudo, racionalizem a vossa frustração, procurem esquecer que o Sporting está mas meias, afundem-nos ainda mais. Isso, como se viu, só nos fortalece ainda mais. Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro antikosovar,

      Elogiar demasido o Patrício é desvalorizar a nossa passagem às meias finais. Quem passou foi o sporting, não foi o Patrício. O que custo é ver a transmissão através de um canal ucraniano com comentadores ucranianos.

      SL

      Eliminar
  7. Epah, não acrescento mais nada, o post está perfeito. Apenas isto, lido ontem no Facebook:

    "São Patrício, que estais na Relva
    Santificado seja o Vosso Nome
    Venham a nós as Vossas Defesas
    Seja feita a Vossa Vontade,
    Assim na Relva como no Pelado
    As Vitórias de cada dia nos daí hoje
    Perdoai os erros do Polga
    Assim como nós perdoamos a
    Quem lhe renovou o contrato
    E não nos deixeis cair na classificação
    Mas livrai-nos do Golo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Captomente,

      O Patrício é um dos melhores guarda-redes do Mundo. Como é do Sporting, para mim, é o melhor guarda-redes do Mundo.

      SL

      Eliminar