segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comparações

O Benfica marcou um golo com o Nolito em fora de jogo cerca de dois metros. O Sporting viu-lhe ser anulado um golo por fora de jogo numa jogada em que Postiga estava cerca de dois metros em jogo. O Benfica foi beneficiado em termos absolutos? Claro que foi. De outra forma teria, “ceteris paribus”, marcado menos um golo. E foi beneficiado em termos relativos? Tendo sido beneficiado em termos absolutos bastava que nenhum dos principais adversários o não tivesse sido também para ser beneficiado em termos relativos. No que respeita ao Sporting, foi beneficiado em termos relativos duas vezes.

O Porto ganhou o jogo com um penalty, aparentemente (só digo aparentemente, pois estaremos cá para ver os penalties que serão marcados contra o Porto nas mesmas circunstâncias), bem assinalado. O Sporting não ganhou o jogo porque, entre outras razões, viu não lhe ser marcado um penalty a seu favor tão ou mais flagrante do que o que foi assinalado a favor do Porto. O Porto foi beneficiado em termos absolutos? Não. Foi beneficiado em termos relativos? Sim. Teve um penalty a seu favor, mas o mesmo não aconteceu, em idênticas circunstâncias, a um seu adversário directo (Sporting).

O Sporting foi prejudicado em termos absolutos e relativos. Em termos absolutos, porque, na prática, lhe foram anulados dois golos que lhe teriam dado uma vitória folgada. Em termos relativos, porque os seus adversários ou foram beneficiados (Benfica) ou não foram prejudicados (Porto).

A culpa é do Xistra? Só em parte. O Xistra assegurou que o Sporting fosse prejudicado em termos absolutos. Os outros árbitros nos outros jogos asseguraram, em articulação com o desempenho dele, que o Sporting também fosse prejudicado em termos relativos.

7 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro,
    Permitir que sob o anonimato, um qualquer animal de penas, sem nobreza, sem princípios e sem educação, te insulte e vilependie, não é altruismo, é um erro tremendo, que como sportinguista, te incito a, rapidamente, não permitires mais no teu blog.
    Um abraço solidário e leonino

    ResponderEliminar
  2. Que falta de nível Sr Anónimo. Não é digno de pertencer à comunidade blog. Um abraço de um portista do Norte.

    ResponderEliminar
  3. Não vi o jogo de sabado. Estava de fim de semana comprido e não havia Sport Tv. Por um lado ainda bem ,mas ao chegar ontem a casa e tendo visto os lances principais e os comentarios dos nossos ilustres pensadores de futebol, tenho de concordar com o verdadeiro e acertado juizo do Dr Eduardo Barroso: "Só pedimos que nos respeitem".
    Estou-me nas tintas se o Porto Ou Benfica foram roubados ou beneficiados. O que me interessa é o Sporting e sempre o Sporting. Os lances dos outros só por curiosidade os vou ver. Isto não é um campeonato de falhanços de árbitros incompetentes. Isto é uma liga de futebol.E nós temos de vencer a jogar bom futebol como , pelo que me disseram,no sabado passado fizemos.
    Sou do tempo em que quando aconteciam casos verdadeiramente esquesitos durante o jogo a equipa podia apresentar protesto, junto da cabine do arbiro ou do delegado ao jogo e aguardar a decisão para mais tarde. É evidente que cá no burgo essa tomada de posição não conduz, nem conduzia, na prática, a nada.Nem no antigamente, nem no presente. Pois se nem nos tribunais a sério isso acontece. No nosso Pais a culpa morre sempre solteira.Responsáveis? Nem na China...
    Mas mesmo assim acho que o nosso clube devia apresentar protesto , bem fundamentado na Comissão de Arbitragem ou na Liga de Clubes, ou nos dois. Amanhã já seria tarde.
    É preciso que nos respeitem. É preciso que se saiba que não queremos nos nossos jogos este tipo de cozinhados. Se estes xistras e quejandos não sabem ou fingem que não conhecer as leis do jogo que vão reciclar para as Arábias.
    Só queremos que nos respeitem e vamos ter de estar atentos às proximas nomeações. Se for um nome da corda o nosso clube deve tentar(com as armas possiveis) defender-se antes do estorjido ser servido.Este ano começou tudo mais cedo.
    Só queremos que nos respeitem.

    ResponderEliminar
  4. Dizer que o golo de Nolito foi marcado em fora de jogo de dois metros é não enxergar a coisa. O lance foi muito rápido e duvidoso, nem a televisão consegue comprovar o fora de jogo com clareza. Isto não invalida que eu não considere que o golo tenha sido marcado em fora de jogo. Mas já ninguém comenta o lance de fora de jogo mal marcado anteriormente, semelhante ao do Postiga, a um jogador do Benfica que se isolava sozinho. Facto, o Benfica não foi "beneficiado", nem em termos absolutos, nem relativos.

    Facto número 2: O Sporting sim foi claramente e intencionalmente prejudicado. Apesar da vista grossa à expulsão do Jeffren, se calhar por sentimento de culpa de quem sabia que já tinha feito m... O Sporting viu-lhe negado um penalty certo, e um golo mal invalidado (aqui sim poderia-se falar em 2 metros) e ainda uma expusão perdoada a Caue.

    Saibam ver as coisas sem filtros e com isenção.

    ResponderEliminar
  5. Caros leitores,

    Esta é uma caixa aberta a todos os comentários. Não pretendemos ser imparciais e, muito menos, ter a pretensão de ter sempre razão. Mais, sempre que podemos, procuramos responder a todos.

    Agora isto só se aplica a quem tem maneiras. Quem as não tem deve eviar cá vir. Perde tempo e faz-nos perder tempos também a pagar os respectivos comentários.

    ResponderEliminar
  6. Caro Fernando Sousa,

    O problema é mesmo esse. Isto não é um campeonato de futebol. É um campeonato de arbitragens. Mas há gente que está contentes com isso e pensa que preta um excelente serviço.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro Eagle84,

    Não pretendo ser impacial nem rigoroso. Sou do Sporting e escrevo nessa qualidade. Não sou jornalista nem escrevo nessa qualidade. Procuro os argumentos que melhor servem o meu clube.

    Agora a falta do Jéffren é uma coisa inacreditável. É uma falta brutal com o árbitro a dois metros. Só alguém completamente condicionado e com a consciência pesada depois de ter perdoado a grande penalidade e a expulsão é que pode deixar passar uma coisa daquelas sem cartão vermelho.

    Volte sempre.

    ResponderEliminar