terça-feira, 29 de março de 2011

Cinquenta mil é muito

50.000 acessos

Não sabemos se isto é bom ou mau. Pode ser bom, se admitirmos que os nossos leitores se interessam pelo que escrevemos. Pode ser mau, se começarmos a imaginar que podíamos estar a fazer algo mais útil (como a jogar no lugar do Postiga).

Vamos admitir, por um momento que seja, que é bom. Sendo bom, então tudo isto se deve aos nossos leitores, a quem agradecemos a deferência. Também se deve a outros blogues que, sobretudo no início, muitos leitores nos reencaminharam. Falamos de vários, mas principalmente do “A Norte de Alvalade”, “O Leão da Estrela” e “Sporting Até Morrer”.

Este blogue acabará como começou. Um dia apeteceu-nos ligar o computador e começar a escrever sobre o Sporting. Um qualquer dia destes não nos vai apetecer ligar o computador para continuar a escrever sobre o Sporting. Quando esse dia chegar, avisaremos ou talvez não.

3 comentários:

  1. Deves continuar com o bom trabalho e obrigado pela referência ao Sporting Até Morrer.

    ResponderEliminar
  2. O futuro
    O futuro está ligado a um processador. Ligado a um ecrã. Ligado a redes de satélites. O futuro está na internet. Nas redes sociais. Nos I-pads, i-pods, e-casts, e-mails. O futuro pertence ao digital, ao wireless, ao plug&play.
    O papel, a carta, o jornal, o livro percorrem algumas vias. Os computadores, telemóveis e as tablets percorrem muito mais.

    Dizer isto é uma banalidade. Mas pensá-lo numa lógica de um clube de futebol como o Sporting não tem nada de prosaico. Esta é a melhor introdução que consigo imaginar para a ideia que lanço a seguir.
    A comunidade de bloggers do Sporting é, goste-se ou não, a frente pública dos adeptos do clube. A AAS é um organismo extremamente útil, mas o seu universo é vasto e genérico. O estatuto dos blogs e bloggers é muito mais incisivo e activo. Até hoje vivemos de uma partilha fugaz e com alguma insistência isolada concebemos uma rede de sites e espaços que partilha uma audiência em crescimento notável.

    Os blogs e as redes sociais são hoje em dia responsáveis pela criação de opinião de muitos dos adeptos Sportinguistas. Escapam os info-excluídos, que serão cada vez menos a cada dia que passa. Desde a criação de alguns espaços de profundidade editorial muito avançada e criteriosa, que o adepto entendeu que finalmente existir uma outra realidade, um outro Sporting que não surgia nos jornais e nas TVs, um clube diferente, que falava uma língua diferente, que expressava ideias diferentes, muito diferentes das dezenas de magazines de "paineleiros" ou crónicas desportivas.

    Este "novo" Sporting lançou um Candidato às eleições. Quase ganhou. Não estou a dizer que todos os blogs foram partidários da Lista C. Estou a afirmar que sem os blogs, sites ou redes sociais, Bruno de Carvalho teria uma votação semelhante a Abrantes Mendes. Isto acarreta uma grande responsabilidade. Não entendê-la será ajudar o clube a continuar a navegar ao sabor da corrente, limitando-nos a nós bloggers a prestar um serviço digital de avisos, um autêntico serviço de "lembretes" virtuais.

    Porque as Claques se organizaram, porque os Adeptos criaram uma associação, porque quem partilha um espaço e uma tarefa semelhante deve reflectir sobre o seu papel, utilidade e qualidade, proponho a quem queira pensar comigo que se comece o quanto antes a edificar a:

    BAS - Associação de Blogs de Adeptos Sporting

    Não é uma acção de instrumentalização, restrição de liberdade de opinião ou ausência de pluralidade. É precisamente o oposto. A opinião, a critica ou a ideia que respeita o rigor, a verdade e o engrandecer do Sporting só pode ser mais útil, mais eficaz e mais fiável.

    A quem interessar pensar sobre isto, o meu e-mail
    verdeaslistas@gmail.com
    está à vossa disposição.

    Até breve.

    ResponderEliminar
  3. Em completo acordo com o conteudo do comentário. Só que como em tudo na vida a informática não filtra a componente humana de intenção (boa ou má) nem a carga de honestidade posta em determinada causa. Por isso alerto que devem ser sempre desmascaradas atitudes de quem se aproveita para a facilidade com que a informatica passa a mensagem, não olhando a meios e entrando pelo caminho do desproposito.. Porque só a experiência adquirida tem a possibilidade de filtar o superfulo do essencial e o subjectivo do "politicamente correcto", sou sempre apologista do avanço e por isso creio ser optima ideia que os melhores bloggers do Sporting estejam unidos ou criem uma associação.

    ResponderEliminar