sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As lágrimas por Liedson

As lágrimas da senhora com um leão de peluche às cavalitas, da menina com uma camisola do Sporting ou do adepto que tira uma última fotografia ao Liedson são mais do que aquelas que se derramam numa despedida.

O Liedson sai, mas os seus golos permanecerão para sempre nas nossas memórias enquanto formos vivos. Daqui a alguns anos ainda nos lembraremos da forma como calou a Luz ao contornar o Luisão, como se de um bidão se tratasse, e marcar o segundo golo e ao deixar no chão o Moreto e marcar o terceiro. Aquele dedo espetado na boca fica para sempre. Nós sabíamos, os colegas sabiam, os adversários sabiam que, com ele em campo, podia acontecer sempre alguma coisa, muitas vezes a partir do nada.

Mas aquelas lágrimas que vi na televisão são demasiado amargas. São lágrimas de quem tem saudade do que foi. São lágrimas por um passado que não volta mais. São lágrimas pelo orgulho que se sentiu por ser do Sporting e o dizer, na rua, no trabalho, no café.

O jogo, bem, o jogo já não interessa. Sofremos três golos ridículos e marcamos outros três a partir do acaso, uma especialidade do Liedson.

Despedir o treinador? Para quê? Alguém consegue pegar naqueles jogadores e levá-los a acreditar de novo? Deitámos a toalha ao chão. Provavelmente há muito tempo. Da vergonha já não nos livramos.

4 comentários:

  1. EXcelente post!!!! Digno de um grande sportinguista! Só um homem verde até ao tutano sente este tipo de emoções Liedson não era apenas um grande jogador e um não menor homem...Era parte de nós, da nossa glória, do nosso orgulho incomensurável em sermos o que somos! Era a nossa história, o nosso passado, era tudo isso que se esfumava aos nossos olhos, marejados, pois claro.
    A nostalgia de não ter Liedson é grande mas entristece-me mais saber que no fcp ou no slb ele seria um património intocável e acabaria como merecia a sua carreira no clube.
    José Augusto dizia hoje no record:-" Como é possível deixar sair um jogador destes?"
    Pobre SCp onde chegaste...?
    Obrigado companheiro por ser um verdadeiro sportinguista!
    SCP sempre! Viva Liedson!
    Rictemple

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Obrigado pelas suas sentidas palavras.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Ao ler este post, tb me vieram as lágrimas aos olhos.

    ResponderEliminar
  4. Cara Maria,

    Também o escrevi com a lágrima no canto do olho. Não tem problema. Nós somos como o Sporting, com as nossas forças e fraquezas. Somos do Sporting do Carlos Lopes, Moniz Pereira, Livramento, Manuel Fernandes, Jordão, Naíde Gomes, etc, etc. Mas também do Sporting do Paulo Sérgio, JEB e assim. É preciso transformar as fraquezas em forças. Lembra-se quando ganhámos o campeonato com o Inácio? Toda a gente achava que tínhamos acabado. Quando ganhámos, descobrimos que existiam sportingusitas por todo o lado e eles estiveram nas ruas de todo o lado, em Liboa, no Porto, mas também na aldeia mais recôndita. É esse Sporting que está em todo o lado que temos que voltar a despertar.

    SL

    ResponderEliminar