sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O primeiro Sporting - Vitória: Carta para o novo Afonsinho do Condado

Querido Afonso,
Confesso que sempre gostei de Guimarães, a tua orgulhosa Cidade Berço. Da beleza e animação do seu notável Centro histórico, do Toural, à Praça da Oliveira, às suas mil ruelas e igrejas, sempre resplandecentes naquela desorganizada harmonia. Do bucho no Florêncio e das “tainadas” no ETC, mas, também, do requinte cultural do Vila For. Do verde tranquilo, descansando ali ao lado na Penha. E, claro, da magia do mítico Castelo - dizia há uns anos um responsável da Cidade de Nottingham a um antigo autarca de Guimarães: se, além da lenda do nosso Xerife de Nottingham, pudéssemos ter a imponência do vosso Castelo, o que não faríamos...
Sempre gostei, também, dos vimaranenses com que convivi: pessoas dinâmicas, trabalhadoras e com uma simpatia contagiante, sabem o que custa a vida e não têm medo de a enfrentar olhos nos olhos, dizendo o que pensam, de forma por vezes crua, mas sempre frontal. É certo que, com o seu antigo espírito de mercadores, têm aquela costela guicha dos minhotos, bem traduzida no que me disse uma vez o tal antigo autarca vimaranense: Indicadores, indicadores, Ó Doutor, quer indicadores, eu arranjo-lhe os indicadores. E diga-me lá, que indicadores quer? Para pagar ou para receber?
No futebol e apesar de algumas escaramuças pontuais com o Sporting (quem se recorda do caso Marlon?), sempre mantive bastante simpatia pelo Vitória – uma espécie de segundo clube, a par do Rio Ave e do Setúbal. Não sei explicar porquê. Talvez tenha sido das boas recordações daquela vitória do Sporting num jogo decisivo da época de 79/80 (com o famoso auto-golo do Manaca) que praticamente nos deu o primeiro título que eu tenho plena consciência de festejar. Ou, mais tarde, pela ideia que tinha de que a sorte nos era muitas vezes favorável nos jogos contra o Vitória (ao contrário do que sucedia, por exemplo, contra o Boavista). Ou, também, pelo facto do Vitória ser o único Clube dito "não grande" que, regra geral, não se prestava – nem presta -  a quaisquer vassalagens ao Porto ou ao Benfica (nem claro, ao Sporting) – as Direcções sabem que a sua legião de adeptos é apenas do Vitória, unicamente do Vitória e... o resto é história.
Entretanto, a minha relação com Guimarães foi-se aprofundando. Foi lá que comecei a namorar com a minha mulher. Foi lá que o meu irmão casou com uma vimaranense de gema. É lá que os dois vivem. É lá, que tu, meu pequeno sobrinhito Afonso, dás agora os primeiros passos neste teu segundo mês de vida.
Na passada segunda feira, chegou o dia do teu primeiro confronto futebolístico Sporting – Vitória e… perdemos… ainda por cima, em Alvalade e… depois de estarmos a ganhar por 2-0 a 15 minutos do fim! Enfim, o teu pai não vai ter tarefa fácil, para te tornar o primeiro Afonso vimaranense a ser, antes de mais do Sporting e só depois do Vitória… Afinal, quem quer ser do Sporting de Bettencourt e Pál Sérgio, quando pode ter (e festejar) Vitórias?
De qualquer forma, espero que o teu pai consiga. Nem que seja porque, só assim, eu poderei perdoar a traição do Guimarães. Não, não foi por causa da nossa derrota de segunda feira. É “apenas” por, com a tradicional malícia minhota, nos terem “endrominado" com o… Pál Sérgio – treinador que se preparavam para cobrir de "alcatrão e penas" por ter falhado o acesso do Vitória às competições europeias. Não contentes com isso, estes minhotos manhosos ainda surripiaram 600 mil Euros de indemnização aos totós de serviço em Alvalade…
Enfim, por estes dias, ao passear à noite em Guimarães ainda ouço gargalhadas a ecoar nas muralhas do vosso Castelo. Como diziam os antigos vimaranenses: “Quem se carrega de nabos, carrega-se de diabos…”
Beijinhos do tio sportinguista,

4 comentários:

  1. Voces têm posts simplesmente geniais. Confesso que é com prazer que aqui venho com frequecia para atenur as tristezas de conhecemos.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post. E revejo-me aí em muitas coisas... namorar em Guimarães, viver em Guimarães (ao fds), ser de um outro clube :) Enfim... bom post
    PS: Este fds em Coimbra tb não vai ser fácil - e vou estar lá a ver o jogo :)

    ResponderEliminar
  3. Mt bom...

    Ó Júlio... Só faltou acrescentar que o emblema do Vitória Sport Clube é o segundo 'mai' bonito do futebol português, logo a seguir ao Leão rampante! :)

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caros JG, DUX_XXI e Virgílio,

    Antes de mais, obrigado pelas simpáticas palavras. E parabéns para aqueles, como o DUX_XXI, que resistem e continuam a apoiar sempre a equipa! Saudações leoninas,

    ResponderEliminar