domingo, 13 de março de 2016

Sli + Teo = Slimani

A análise ao jogo de ontem já aqui foi feita, e bem, pelo Rui Monteiro na posta anterior. Vou deixar apenas duas notas como quem não quer a coisa.

Durante esta semana o castigo a Slimani (as tais 500 chibatadas) esfumou-se misteriosamente, nem de um possível amarelo que o excluiria do próximo jogo se falou. Percebe-se: o país andou em festa. Entretanto, começa o jogo na Amoreira e Slimani marca. Depois faz uma ou duas assistências para golo que os colegas fazem questão de falhar, com ar de maçada. Entretanto, Slimani marca outra vez. Um golo de quem acredita que é sempre possível a existência do pai natal. O Slimani não marcou mais. O Sporting não marcou mais. É simples.

Acredito que o Jorge Jesus conhecesse o tal Teófilo Gutierrez e hipoteticamente tivesse criado um modelo, uma estratégia, o germinar de uma ideia, sei lá, onde aquele encaixasse e, nesse sentido, teria solicitado a sua contratação. Sucede que os modelos abstractos, as estratégias, as tácticas, são simples meios para atingir determinados fins, neste caso ganhar jogos, não constituindo fins em si mesmos. O tiki-taka em abstracto não passaria de um modelo esquecido se determinada equipa e treinador o não tivesse demonstrado eficaz no terreno. Se eu quiser explicar o tiki-taka a alguém, recorrendo ao visionamento de alguns jogos do (suposto) tiki-taka entretido do Porto de Lopetegui, corro o risco de o meu interlocutor ficar a pensar que nem sempre o jogo de futebol tem balizas, ou outras coisas estranhas. Este Teo não deve ser o tal Teófilo Gutierrez que o Sporting queria contratar. Isso, ou Jorge Jesus sabe qualquer coisa que nós não sabemos. Mas lá que na prática não resulta, não resulta.

14 comentários:

  1. Na mouche. O verdadeiro Teo não "está" cá. Continua em Barranquilla, de férias, na praia.
    O sósia que JJ insiste em pôr a jogar, pode ser esforçado mas está tão distante do original quanto a distância de Lisboa a Barranquilla.
    Estou sempre com esta estranha sensação que depois da ida a banhos fomos nós que levamos a banhada.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Teófilo Gutierrez não está cá, resta saber quem é o Teo e por onde anda.

      Se a banhada fosse apenas essa ainda vá, mas há mais...

      Eliminar
  2. Nao concordo.Acho que o Teo trabalha muito e abre muitos espacos para os colegas.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Balakov,

      O senhor foi um grande jogador e sabe certamente que isso de, supostamente, abrir espaços não basta. Eu próprio sou bom a abrir espaços, e nem por isso sou jogador da bola. Também seria interessante às vezes fechar os espaços, dar umas corridas, marcar golos, enfim, jogar à bola...

      Eliminar
  3. Já o caro Gabriel Pedro foi uma boa "aquisição" para este agradável espaço!
    Bom trabalho!
    SL.
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo o apontamento de Basco "O Leão".

      SL

      Eliminar
    2. Meus Caros Basco e Álamo,

      Jogando nesta grande equipa tudo se torna mais fácil. agora é só trabalhar mais e cada vez melhor.
      Obrigado pela visita e apoio.

      SL

      Eliminar
  4. A equipa do Sporting tem, neste momento, tantos erros de casting, que eu já me dava satisfeito que o Schelotto não jogasse.
    É incrível, mas dá para sentir saudades do Miguel Lopes... O italiano não serve para nada (aquele último lance com o Estoril digno do Sarr...).
    Um lateral-direito do séc. XXI não joga como ele joga. Aquilo já não se usa.

    E mais injustificado quando se está bem servido naquela posição.

    E deve ganhar mais do que alguma vez se ofereceu ao Cédric para renovar.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      Tenho um grande carinho pelo cantinho do Morais!
      (aquele grande golo e o seu blogue)

      O Schelotto ( e o Aquilani, já agora) são segundas linhas, o que demostra bem o estado lastimável destas.

      O Teo supostamente é (desde sempre) uma primeira linha. Faz parte desse modelo conceptual que existe na cabeça do Jesus. Por isso é que joga. Ou então existem coisas que não sabemos, e nós também não precisamos de saber tudo.

      SL

      Eliminar
  5. Tínhamos (menos mas) melhores soluções no ano passado...
    carrillo, nani, cédric...

    Soubesse o Ruioz marcar golos e estariamos noutra posição... mas meter um jogador que não sabe finalizar e falha golos incr´íveis a ponta de lança não pode dar bom resultado... só mais recentes, lembro os jogos com tondela, rio ave, guimarães, venfique e estoril (este ganhámos)... Com um Luca Toni ou Gillardino na frente e a conversa era outra.

    Por isso, com menos armas de qualidade o JJ tem feito o possível, sempre na luta... no ano passado ao fim de 5 jornadas já estávamos afastados do título.

    Cumprimentos,
    Paulo.

    ResponderEliminar
  6. A somar ao Slimani claro, em parelha.
    Paulo.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro,

    Estamos de acordo: este ano não há Nani nem... Carrilho. Faz-se o que se pode. E faz-se muito.
    O resto é ruído e roubalheira, muitas vezes daquela miudinha, a que vai minado a confiança e os fígados aos jogadores. Estamos na luta. A nossa luta!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Acho que os roubos existem são claros, mas não justificam tudo. é na concretização que temos falhado e falta alguém que abra as defesas mais fechadas os tais autocarros da carris.
    sou cada vez mais uma adepto deste blog.

    Carlos Leão SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Certamente nos faltará um abre latas da carris e mais um pinheiro (mas não para decoração). Um pinheiro daqueles móveis. Contra o gamanço miudinho que nos vai minando os fígados (e orgãos adjacentes) já tentamos o Cholagutt, o guronsan, e vamos em doses cavalares de kompensan. Isto é uma farmácia cá em casa, acredite...

      Obrigado e apareça sempre!
      SL

      Eliminar