quarta-feira, 2 de março de 2016

A única maneira de fazer um balanço é olhar para os números

Existem várias formas de avaliar o trabalho de Jorge Jesus. Podemos olhar para as competições todas ou só para o campeonato. Lá para fora ou cá para dentro. No meio do ruído sugiro olhar para os números.

Comecemos pelo que não se refere ao campeonato. A Supertaça foi ganha, pelo que melhor é impossível. Da Taça saímos em Braga nos quartos-de-final, o que, independentemente da atenuante da forma como saímos, não envergonha ninguém. Da Champions saímos como saímos contra uma equipa forte. Da Liga Europa saímos da mesma maneira que no ano passado: nos 16-avos e a jogar com os Alemães... No fim ganha(-nos) sempre a Alemanha. Na Taça da Liga nem devíamos ter entrado, já saímos tarde.

Quanto ao campeonato o blog "A Tasca do Cherba" publica hoje uma interessante estatística sobre as classificações à 24a jornada nos últimos anos  («Orgulho de Campeões»). Os números envergonham-nos tanto como clarificam: é preciso recuar a 2001/2002 para nos encontrar-mos em 1º (curiosamente na altura também com 1 ponto de vantagem sobre o 2º). É preciso recuar a 2006/2007 para nos ver na luta pelo título por esta altura.

Finalmente há a questão do orçamento. Claro que Futebol não casa sempre com finanças, mas se fossemos pela via do 'investimento' o Porto tinha de ser campeão de caras (isso talvez explique o despedimento de Lopetegui). Rui Vitória devia estar destacado no 2º lugar (o que até é o caso) e o Sporting devia estar confortável em 3º.

Digo isto esta semana porque foi esta semana que vi isto. Não quero com isto 'nivelar por baixo', o lugar do Sporting é em 1º, sempre. Agora o que não deixa de ser interessante é que a generalidade dos opinion makers da nossa praça coloquem a pressão toda em Jorge Jesus, ignorando o facto de: (1) Já ter ganho um título; (2) estar claramente a superar as expectativas. Não sei a que se deve a incapacidade de olhar para os números. Pode dever-se a isso mesmo, incapacidade. Ou pode ser uma tentativa de usar análises mais subjetivas desviar a pressão de um lado, para colocar no outro.

3 comentários:

  1. Caro João,

    A felicidade de estarmos a lutar pelo título e andarmos em primeiro há largas jornadas já ninguém nos tira. Também já ninguém nos tira as três vitórias contra o Benfica e uma contra o Porto.

    Sábado há mais. Estamos em primeiro. O Benfica é segundo.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    O problema é que só nós Sportinguistas percebemos isso. Os comentadores e afins que tanto criticam Jorge Jesus não percebem no ridículo em que caem: primeiro porque os factos provam inequivocamente a dimensão do sucesso que já foi alcançado; depois porque a maioria dos Sportinguistas anda há muitas semanas nas nuvens, coisa a que não estávamos habituados.

    Amanhã é para ganhar para continuarmos assim!

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me acrescentar algo que considero relevante: O problema maior, a meu ver, é que vários sportinguistas emprenham pelos ouvidos e nao percebem o que está aqui escrito; tornando-se, eles próprios, os maiores críticos intolerantes do que já foi alcancado.

      Eliminar