quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Acertamos quando falhamos

O Sporting está a dar novos mundos ao Mundo. Nenhuma equipa, até hoje, tinha conseguido o que conseguimos: ganhar dois jogos seguidos sem criar uma oportunidade de golo. Hoje fomos um pouco mais longe ainda relativamente ao jogo do fim-de-semana. Acertámos quando falhámos e falhámos quando acertámos. O Carriço, no golo, falhou com tal convicção que até ficou convencido que tinha acertado.

Quanto ao jogo, não me lembro de nada que queira recordar, a não ser que o Patrício fez mais uma defesa extraordinária, evitando que empatássemos o jogo.

Mesmo aos tropeções, somos a única equipa portuguesa na Liga Europa. Se o futebol fosse patinagem artística talvez não fôssemos. Mas a moral da história no futebol está sempre nos golos. A nota técnica e a nota artística contam muito pouco.

24 comentários:

  1. E mais um jogo em que o Pereirinha vem trazer uma lufada de ar fresco ao lado direito. Mesmo para te contrariar. lol

    E o Carriço também fez um bom jogo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mike,

    Quase que concordo consigo. Mas só quase...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Bem...ganhámos. Deveria chegar, mas não chega.
    Como eu gostava de me contentar com tanto e tão pouco.
    Como eu gostava de ter mais e frequentes motivos para falar bem do meu clube.
    Como eu gostava de ter a certeza de que afinal o meu menino é o único a marchar com o passo certo.
    Como isso não acontece e como ser assim parece não ser "patriótico", vou ficar por aqui.
    Não vou ser eu a dizer que o rei vai nu.
    Assim, siga o baile.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      Volto à minha. Isto não pode piorar sempre. Sorte já temos. Só precisamos de saber jogar à bola. Mas uma coisa de cada vez.

      SL

      Eliminar
  4. Nota-se que a equipa quer fazer mais, mas também se nota que lhe falta capacidade fisíca.

    Sendo uma equipa com um grande potencial, até pela juventude que impera no plantel, é de crer que, com mais e melhor trabalho possamos, ainda nesta época, ver bom futebol no nosso clube. Importa apoiar para que os jogadores se sintam importantes nesta fase de recuperação

    Para equeles que defendiam Domingos aqui está a prova do deficiente trabalho que a sua equipa técnica estava a fazer no Sporting: os jogadores quando obrigados a esforços relativamente elevados, caem como tordos. As lesões são uma vergonha para o ex-treinador.

    JJR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JJR,

      Essa é uma verdade. O Sporting nunca conseguiu jogar com muita intensidade. Mesmo assim, as lesões musculares sucedem-se.

      Agora, com uma equipa toda nova e jovem, a meu ver, precisávamos de um treinador experiente.

      SL

      Eliminar
  5. Muito, muito bom o primeiro parágrafo desta "posta".

    Para quem está de gatas (garanto que eu estou), o humor resgata mais (fundo) que qualquer troika emproada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gregor Samsa,

      Escrevo estes disparates para desanuviar. Ainda bem que também servem a outros.

      SL

      Eliminar
  6. Amigo Rui,
    Lamento todo esse negativismo.
    Realce o comportamento positivo da defensiva Sportinguista, que estiveram muitissimo bem.
    Fale das boas exibições do Polga, que esteve simplesmente impecavel. Do Xandão, intratavel pelo ar, a mostrar-se capaz de substituir o nosso capitão america.
    Não se esqueça das substituições bem feitas pelo Sá Pinto, e pelo comportamento positivo do publico.

    Sinceramente, penso que estamos lentamente a melhorar. Vejo nova vitória muito suada, contra o Rio-Ave. Mas sei que a mesma vai acontecer, nem que seja por meio a zero.

    Amigo Rui, prefere jogar mal e perder como no tempo do Domingos, ou jogar razoavelmente mal e ganhar?

    Vamos lá acreditar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      Como se costuma dizer, os pessimistas e os optimistas atingem os mesmo objectivos; os optimistas divertem-se mais pelo caminho. Num paíse de Cassandradas tendo a afirmar que os optimistas ganham mais dinheiro e notoriedade.

      Bem, admito que alguma coisa possa estar a melhorar. Existe uma maior preocupação com a defesa, em não perder a bolla, em não permitir que os laterais subam tanto e tenham menos atenção aos espaços nas costas. Mas isso tudo ainda não deu para um jogo consistente. Repito o que diss várias vezes. Este ano já jogámos bem. Não esquecer. Não esteve tudo mal sempre.

      SL

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Quando se ganha o hábito de roer as unhas, não é tão simples assim perder o vício. Isso explica o péssimismo do Rui. A equipa lutou bastante, mostrou esporádicamente bom futebol, procurando jogar ao primeiro toque e pareceu-me estar em crescendo, falta-lhe no entanto criar situações de golo, aquilo que verdadeiramente conta no futebol. Mas, não esqueçamos, jogou com uma equipa que pratica um futebol aberto. Quando jogar contra um autocarro, vamos ver o que acontecerá. Mas eu estou optimista, perdendo aos poucos o vicio de roer as unhas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro manuelim_s,

      Em cada sportingusita há um pessimista assumido ou poencial. O nosso problema este ano não tem sido a defesa. Não temos sofreido mais golos que os nossos principais adversários.

      O problema é o ataque. Quando se esgotou as surpresas do Carrilli e do Capel o motor gripou.

      SL

      Eliminar
  9. Alguns dos comentarios aqui postados não são pessimistas. E ainda bem. Tambem a minha opinião se junta à dos seus autores. Vi o jogo de forma incompleta mas o que vi agradou-me. Ritmo muito intenso com boa resposta do nosso clube a querer ter sempre no pé o comando do jogo. E realmente acho que na maioria do tempo conseguiu. Se não fossem as impossibilidades fisicas de alguns que alteraram as opções nas substituições acho que iriam aparecer mais situações de golo. Mas concordo inteiramente que a situação mostra quão debil é a postura fisica da equipa quando se trata de pisar no acelerador.
    Dir-me -ão que tem sido azares.Não creio,são azares a mais em periodos muito curtos. Viu-se ontem que os alas não aguaentaram o ritmo e a fadiga muscular atormentou a partir de certa altura outros elementos. Se tivessemos de ir a prolongamento levavamos uma abada.
    Mas o sentimento é positivo. Vimos querer, garra, sacrificio e pressão no jogo e no adversário. Não parecia o Sporting de Domingos, apático, lento, sem saber o que fazer da bola e outras coisas mais que nos punham á beira de um ataque de nervos.
    Precisamos de acreditar. Podemos a muito breve prazo ter equipa, ter bom fio de jogo para podermos rapidamente chegar aos resultados porque tanto esperamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Sousa,

      A equipa parece mais determinada e com mais alento. Tem mais garra, isso é um facto. Agora, não sei se é excesso de determinação e falta de modelo de jogo que dá as lesões musculares. Correr muito nem sempre é o mesmo que correr bem.

      Ainda não deu para jogar bom futebol. Espero que venha a dar.

      SL

      Eliminar
  10. A cultura e a forma de estar dos outros povos é tão diferente da nossa, sobretudo no fairplay. O treinador do Légia no final, podia andar ao pulos e berros a reenvindicar para si a não marcação de 2 penaltis claros ... e consequente eliminação, mas qual gentleman desejou muita sorte contra os City e rematou que o Sá Pinto é o novo Guardiola. Um Senhor...dizem que é o melhor na Polónia... o Mourinho de lá!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      A nossa cultura é difrente; é um facto. Mas também resultam das circunstâncias. As arbitragens, em Portugal, condicional e deixam-se condicionar. Por isso é que é preciso estar sempre a flara delas.

      Toda a gente está convencida, e esse convencimento resulta de evidências, que falando se condicionam as arbitragens.

      SL

      Eliminar
  11. Este é sem dúvida o melhor blog do Sporting que anda por aí, onde se escreve melhor e com mais sentidoo. Mas hoje discordo um pouco do post. Como diria o grande Mourinho as finais não são para se jogar, são para ganhar. E quando a seguir vem o City este jogo era uma final. Ganhamos, é isso que conta. Independentemente do que acontecer na próxima eliminatória fizemos o que nos competia na Liga Europa, fomos até onde era humanamente possível.
    Claro que partilho do pessimismo. A equipa não está bem, o treinador não tem experiência, as lesões sucedem-se e a Direcção parece perdida. Resta-nos a esperança que a época corra como previsto num post anterior: que ganhemos a Taça (e com isso alguma tranquilidade para a pre-epoca), que o FCP seja campeão para manter VP (como eu gosto de o ver na 'cadeira de sonho') e para mergulhar o SLB numa crise. Isso seria um bom 'ano zero' para ganhar balanço para a próxima época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Subscrevo o seu último parágrafo todo. Para mim, nesta altura, já seria uma grande época.

      Contra o Manchester, não corremos o risco de fazer muito pior que o Porto.

      SL

      Eliminar
  12. Este sr. Rui Monteiro é um gentleman na verdadeira acepção (sem acordo ortográfico, com acordo fica mal) do termo... escreve e sente o que escreve de forma estrondosa e se a memória não me atraiçoa nunca li nada dele em que não me reveja... sendo assim venha a qualidade futebolística, pois as vitória e a sorte já por cá estão a passar... Que seja para ficar.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro CratoSempre,

      Obrigado. Da sorte não nos podemos queixar. A diferença entre as grandes equipa, grandes jogadores e grandes treinadores está mais aí do que se julga.

      SL

      Eliminar
  13. "2 penalties claros..." aconselho ao anónimo das 2:19 ida urgente a um oftalmologista de preferência na zona de Carnide...S.Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não vai lá com oftalmologistas, só mesmo uma lobotomia...

      Eliminar
    2. Caros anónimos,

      É aborrecido ver o nosso clube rival passar à fase seguinte da Liga Europa. Nada que umas pastilhas Rennie não resolvam.

      Eliminar