quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Empobrecimento atormentado

Agora lesionou-se o Onyewu. As lesões não são o nosso maior problema. O nosso maior problema é o das lesões erradas. Não é só o mercado que não pega no Polga, no Carriço, no Pereirinha ou no André Santos. São as maleitas também. Nem uma gastroenterite,uma gripe ou uma conjuntivite.

E se amanhã o Sá Pinto se lembra de reeditar a velha dupla Polga-Carriço? Não estamos somente condenados a empobrecer. Estamos condenados a empobrecer atormentados.

4 comentários:

  1. Rui,

    Tenho de reconhecer que ajuda não sofrer 1 golo por cada canto que entra na área a mais de 1metro de altura. E que dá jeito ter um central que é ao mesmo tempo o melhor ponta de lança. Mas, Rui, há qualquer coisa no homem que não me faz ficar assim tão tranquilo. Custa-me aceitar ter um jogador que não sabe distinguir a técnica de remate da de um passe a mais de 10 metros, que chuta sempre.

    Caramba, Rui, será que só nos sai um Valckx de 20 em 20 anos? Será assim tão difícil? Uma boa dupla que recordo era a do Marco Aurelio - Naybet. Lembras-te, Rui? O Marco era classe pura. Fazia cortes com uma técnica superior aos passes de muitos médios ofensivos que tivemos. E depois o Naybet. Não era tão bom, mas completava-o bem. O Naybet não era como o Onyewu. Não era tão grande, nem nunca lhe ganharia no corpo a corpo. Mas, Rui, o Naybet era marroquino, era suficientemente grande e nunca ninguém garantiu que ele não jogava com uma naifa escondida na meia. E tenho a certeza de que quem jogava contra nós também não arriscava. Entre o Onyewu e o Naybet, digo-te que com o Onyewu pelo menos sabes que o pior cenário é ficares esborrachado. Com o Naybet, não tenho a certeza do pior cenário. E, claro, o Naybet sabia a diferença entre a técnica de um passe e de um remate. Não haverá por aí mais Naybets para quem gasta 30 Milhões?

    Foi um mistério para mim, durante muito tempo, como não fomos campeões com aquela equipa, que ainda tinha Figo, Balakov e mais uma série de craques. Recentemente, o Queiroz tem-me ajudado a dissipar esse mistério.

    A minha conclusão, Rui, é que nos estão progressivamente a colocar perante as piores e escolhas, como quem pergunta "prefere ficar com o braço esquerdo ou com a perna direita?", e nós vamos discutindo as respostas em vez de discutir as perguntas. Um exemplo, para além dos centrais, é o ponta de lança. Desde que a donzela se foi que ando muito melhor. Nunca mais tive de tomar comprimidos, e deixei de acordar sobressaltado a meio da noite. O Van Wolfswinkel, no inicio, parecia-me o Van Basten, só que melhor. Agora, com o tempo, tenho voltado a ter alguns problemas. No outro dia dei comigo com subitos problemas de memória, vê lá que não conseguia precisar qual o último golo que ele marcou sem ser de penalti! Outro problema, é que não me agrada ter um ponta de lança que parece que está sempre a tentar cabecear com a parte de cima da cabeça. Se calhar sou eu que não percebo muito disto, mas algo me diz que é mais difícil fazer golos com a parte de cima da cabeça. E Rui, sem um ponta de lança que saiba com que parte da cabeça deve usar, não me parece que a coisa vá ser fácil...

    A propósito, Rui, a donzela não tinha uma amiga feia? Isto da minha memória não deve andar mesmo bem, porque já não me lembro dela...

    JPaulo

    ResponderEliminar
  2. Pobre é esta visão das coisas. Tormento é ter de constatar o bota-abaixismo que mina o sportinguismo. É certo que estamos longe do auge, lesionados de alma e coração, mas este não é de todo o momento para este tipo de sentimentos. Não haverá por aí alvos mais apetecíveis que estes, que como outros antes deles só passarão a ser bons quando os virmos pelas costas? Parece que o Rui, como outros que oiço por Alvalade e que opinam por aí, prefere perder a vencer com esses seus mal-amados. Não serão os melhores do mundo, mas pelo menos são nossos. Felizmente, agora, já não cabe o Rui Patrício no rol. Parece que passou para a lista dos melhores do mundo, e certamente em breve deixará de ser nosso. Porque é que a galinha da vizinha há de ser melhor que a minha? O ViP não levou 4 batatas em Inglaterra? O chiclas não está a tremer depois de duas derrotas seguidas? E o braguinha, não será que já só pode piorar? Se temos mesmo que dizer mal, então que tal o Cavaco, o Passos Coelho, o Relvas, o Alberto João, a Troika, ou o Merkozy? Ou será a Merkozy? Ou os árbitros, os jornaleiros, e outros refinados artistas? Com tanto alvo de monta, se eu fosse o André Santos, se calhar, e tivesse marcado um golo na Polónia que nos mantém à tona (mesmo que seja só até chocarmos de frente com o Balotelli), ou o Carriço, idem aspas, ou o Pereirinha que não tem culpa que outros falhem os penalties que ele conquista nem que o Izmailov corra menos em 60 minutos do que ele em 5, ou mesmo o desgraçado do Polga, que mesmo fora do prazo e a activar os sismógrafos de tanta tremideira, ainda assim, sempre foi dos que nunca deixou de assumir e de ser ele a dar mais um charuto para a frente, à boa maneira de Domingos, por a equipa não lhe dar uma linha de passe, bom, se eu fosse um deles, de certeza que não tinha a vontade que eles ainda têm.
    SL, MTP

    ResponderEliminar
  3. Carriço, Pereirinha e André Santos têm sido dos melhores jogadores do SCP desta breve era Sá Pinto. Recordo que os 2 golos em Varsóvia foram marcados por 2 dos jogadores citados. Compreendo a crítica por parte dos adversários...sinceramente não consigo perceber o constante ataque aos jogadores da nossa academia, por parte de adeptos sportinguistas.

    SL

    ResponderEliminar