segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aqui chegados


1. Não havia problema se o Sporting ganhasse por um a zero todos os jogos que faltam até ao final da época. Mas das três vezes que isso aconteceu esta semana, ficou sempre a ideia que a probabilidade de conseguir uma série assim é nula.

2. Domingos foi-se embora. Os comentários deselegantes dos jogadores ao passado recente vão se repetindo: Pereira e os “picos”, Carriço e a “nova confiança”, Marcelo e “todos a correr”…A verdade é que nos últimos 4 jogos o Sporting não jogou nunca melhor do que antes da chicotada. Excepção feita, se compararmos com o jogo miserável com o Marítimo. Mas aí também se percebeu claramente que o plantel já tinha decidido mandar o treinador borda fora. Aliás, conforme as ditas declarações tornam evidente.

3. Ao contrário dos melhores jogos desta época, o Sporting joga há algum tempo com as linhas muito mais recuadas. Talvez porque Rinaudo, pela sua intensidade de jogo, permitia que Elias e Schaars se adiantassem no terreno. Este posicionamento tão atrás tem diversas consequências: o Sporting recupera poucas bolas no meio campo adversário; raramente aproveita o desposicionamento e o erro; o pobre do “chocolate branco” passa todo o jogo perdido com todos a léguas.

4. Wolfswinkel não só passa o jogo sozinho como passa o jogo a correr para nada. Qualquer movimento de rotura é inconsequente, dado que não há ninguém que o aproveite (Elias não tem uma oportunidade de golo desde que perdeu duas na Luz). O resto da equipa está tão distante que ele não abre espaços para ninguém quando leva os centrais consigo. Resta-lhe batalhar nas bolas altas e vir muito atrás para tabelar com os colegas. É natural que com isto se vá cansando, perdendo confiança e deixe de fazer alguns movimentos que até faziam lembrar o Liedson, em que pressionava os centrais e lhes ganhava a bola. Acresce que o rapaz não tem técnica, nem velocidade, para ganhar no 1 contra 1 quando está longe da área. Wolfswinkel é um bom finalizador, um avançado de área. Aliás, falta a este Sporting um avançado rápido e mais móvel que possa fazer esse tipo de jogo (Domingos ainda o tentou fazer com Jeffren, em Olhão).

5. Eventualmente, o recuo no campo é o reconhecimento de que esta equipa, neste momento, não tem pernas para correr muito. Aliás, tanto com o Rio Ave como com o Legia, o Sporting revelou pouca intensidade e rapidez na disputa da bola. Os adversários foram em geral sempre mais rápidos. Essa debilidade é parcialmente disfarçada com o facto de a equipa ficar mais compacta, com as linhas mais próximas. Também por isso as oportunidades do adversário têm sido menores, e as “Polgadas” menos vistas. E os centrais até parecem mais rápidos, porque o espaço que lhes fica nas costas se reduz.

6. Não se entende bem o que pretende Sá Pinto com o seu discurso mirabolante. Motivar a equipa? Tudo bem, mas era escusado ser tão hiperbólico. Se este Sporting ontem “foi perfeito”, o que se poderia dizer do que andou a fazer em muitos jogos da primeira volta, ou até contra o Porto em Alvalade. Mas uma coisa é certa, com Sá Pinto não há chutão para a frente. Antes assim.

7. Não se poderia exigir a Domingos que fosse campeão, mas não também não se poderia tolerar que o Sporting fosse eliminado da Taça da Liga pelo Gil Vicente e estivesse em 5º lugar na 15ª Jornada. É uma questão de exigência. E a exigência no Sporting não é a mesma de Braga, até porque as condições oferecidas também não são as mesmas. Não apenas em jogadores ou em Academias, mas em volume de adeptos e na sua disponibilidade de apoio. Isso basta para despedir, mesmo com a atenuante das inúmeras lesões. Esta equipa é capaz de jogar muito e muito mais. Não é uma questão teórica. Eles já o demonstraram. Resta saber se Sá Pinto é capaz de o pôr a jogar assim. E não é só uma questão de motivação. Também não é preciso ser o "rei da táctica". Inácio foi campeão com um modelo de jogo bem simples.

13 comentários:

  1. O João Pereira de à uns jogos para cá está numa forma terrível, aquele meio-campo não sabe construir jogo e Izmailov está mais para organizador de jogo do que para extremo. Falta velocidade,falta descernimeto e falta um ponta de lança mais móvel. O Rubio fez uma boa pré-época mas talvez pela idade foi posta de parte pelo Domingos e, por enquanto, por Sá Pinto embora precisemos de ar novo na àrea.

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar em mais desacordo com este post.
    É notória a melhoria (ainda ligeira) na forma de jogar desde que Sá Pinto entrou. A 1ª parte com o Rio Ave foi feita a pressionar alto (e sem Rinaudo) e a recuperar bolas no meio-campo deles e criamos algumas situações de perigo, que por falta de algum engenho dos jogadores não resultaram em situações de ficar na cara do GR.

    Quanto ao ponto 2, será que foram os jogadores que quiseram mandar o Domingos embora ou foi o Domingos que em todas as entrevistas culpava os jogadores que fez isso sozinho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike,
      Não sou grande apologista de teorias da conspiração, mas a saída de Domingos é inspiradora das mais diversas histórias. Até porque a contestação foi muito reduzida, face a outros treinadores. Mas talvez tenha razão e ele tenha perdido o balneário.

      Eliminar
  3. 1- acho "formidável" a capacidade de interpretação técnica do jogo por alguns "postadores" da nossa blogosfera leonina...
    2- pena não ser aproveitada em prol do clube...e perder-se, aqui,...no etéreo. (incompetência da direção, estou em crer...)
    3- bem, de qualquer maneira, parece que lá pelo Sá ter arreado no Liedson (com este na sua irritante fase decadente, presunçosa e indisciplinada)ainda há muito bom correlegionário que não lhe consegue perdoar...
    4-acato a liberdade de expressão, mas desde que contida...

    DEIXEM TRABALHAR O SÁ, PORRA!!!
    Só assim apoiaremos o SPORTING!!! P'ra diante SPORTING!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA

      "acato a liberdade de expressão, mas desde que contida..."


      no further comments...

      Eliminar
  4. Sigo o blog, gosto bastante do que escreve, por vezes fico triste quando aqui chego e não há nenhum post novo, mas este... sinceramente!Muito mau.
    Desde inicio que percebi que não era nada a favor da troca de treinador, principalmente porque saía o Domingos, bolas como é que nós vemos a equipa no estado em que estava e achamos que para o ano é que vai ser, que não houve tempo, sei lá 1001 desculpas. Então como se explica que a equipa em Outubro/Novembro estivesse a Jogar tanto? Seria porque os jogares ainda não tinham percebido o que queria Domingos e jogavam só com a sua própria qualidade?
    Dos teóricos titulares temos 11 internacionais e 6 titulares, não temos que querer mais do que estávamos a fazer com domingos?
    Vir dizer que o Ricardo ainda não mostrou nada e que para isto mais valia continuar o outro, quanto tempo teve para preparar os jogos? na critica que faz podia também ter referido os golos sofridos!O perfeito que referiu o Ricardo, se enquadrado ao momento pode ser mesmo perfeito.
    Não vou falar do estado fisico em que o Domingos deixou o plantel.
    Quando penso no Ricardo como treinador do clube lembro-me de mim próprio e do que faria se tivesse oportunidade de representar o meu clube, não duvidem do seu empenho, nem do seu discurso no mínimo motivador, não me lembro de nenhum treinador referir o nosso lema, esforço, dedicação, devoção e glória!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      "Deste o inicio" não pode saber, porque já não escrevo há umas boas semanas. Deve-me estar a confundir com outro dos escribas cá da casa.

      Mas ignorando, como a generalidade de todos nós, o que se passava no balneário do Sporting, creio que teria sido melhor (inclusivamente para o Sá Pinto), levar o Domingos até ao final da época e só aí rescindir contrato. Assim, corremos o risco de queimar precipitadamente o Sá Pinto.

      Uma coisa posso concluir nas suas palavras e do seu tom: é que o Sá Pinto foi uma excelente escolha. Não haveria muita gente que tivesse tanta empatia na massa associativa como o Sá Pinto. Isso não resolve a questão da qualidade de jogo, mas ajuda.

      Eliminar
  5. aqui chegados... pois eu cá concordo!

    Não é pelo Sá Pinto ou pelo Domingos, que isto de treinadores, há-os mais do que as mães, e mesmo eu que relativamente ao Sporting tenho memória de elefante, não sei se sou capaz de me lembrar de todos que já vi no nosso banco.

    O que não me lembro, de certeza absoltuta, é de um treinador que tivesse servido. Até os campeões, ninguém ficou a chorar por eles. E isto é sempre assim. Tanto hoje está-se a pedir tempo perante uma exibição miserável, como amanhã se está a pedir a cabeça perante uma exibição razoável, que isto do futebol é mesmo assim.

    Domingos não deu, isso é claro. Agora, o que se calhar nos devia por a pensar é que conosco ninguém parece ser capaz de dar. Nem alguém que, como Domingos, dava em todo o lado. Se calhar, chego a pensar, somos nós que não damos para os treinadores, e isso é que é me preocupa.

    Quanto a Sá Pinto, para já ganhou uns jogos, mas também não dá para adivinhar que ganhe muitos a jogar como joga, porque isto da sorte, aprendi eu em 2 ou 3 noites de casino, dura no máximo 1 martini. O que não me custa a adivinhar é que mais cedo ou mais tarde, também Sá Pinto acabará por não dar.

    Depois, claro, esta conversa dos treinadores faz-me um bocado de confusão quando vejo pedir-se grandes coisas a uma equipa que tem de jogar com Pereirinhas (o suplente de Djalo!), Polgas e Renatos Netos, já para não falar nos estarolas do inicio de época. O Sporting às vezes parece-me mais um trabalho para o professor Bambo do que para um treinador...

    JPaulo

    ResponderEliminar
  6. Amigo Sergio,

    Compreendo que como adeptos de um grande clube, sejamos por natureza exigentes. Mas ao ler o seu post, parece-me que mais que exigente, existe uma profunda magoa por voce ter visto cair um treinador que acreditava. Esse sentimento afecta-lhe a clarividencia, analisando a realidade com um enviesamento natural de quem nada espera deste novo treinador, e quase fica desiludido quando as coisas correm melhor que voce perspectivava.
    Passando a comentar os pontos por si levantados:

    1- A probabilidade de continuar a jogar assim, e continuar a ganhar é nula. Não vamos continuar a ter auto-golos, livres directos e jogadas de magicas em todos os jogos. Eu acredito que vamos deixar de jogar assim, vamos extender os bons períodos motrados durante a 1ª parte a todo o jogo, e vamos por isso continuar a ganhar!

    2- Um grande treinador estabelece uma relação de amizade e respeito com todo o seu plantel. Veja-se o caso de Mourinho! Se temos jogadores a mandar agora umas "bocas", não aponte apenas o dedo aos jogadores. Pense o que motivou esse desagrado para com o ex-treinador

    3- O posicionamento cauteloso da equipa, é resultante das ordens de um treinador que neste momento acima de tudo aposta em recuperar o estado anímico de uma equipa.

    4- Wolfswinkel tem sofrido com o momento actual. Mas com a volta de Capel, com Carillo em plena forma, Matias e Izmailov a desiquilibrar no meio, e toda a equipa a crescer, o holandês vai com certeza retornar aos melhores dias. O modelo de jogo não é tão diferente, do modelo praticado nos melhores jogos do Sporting, jogos em que o holandes facturou em consecutivos jogos

    5- Apesar das criticas feitas a Polga, somos obrigados a reconhecer que com Oguchi e Rodriguez lesionados, acaba por ser uma opção natural. É um mal com que temos de viver. Não há como criticar esta escolha.

    6- Sá pinto, motiva as tropas, motiva os adeptos, mostra todo o Sportinguismo. Prefiro este Sá Pinto, que um Domingos desesperado a falar em papas cerelacs e a arrancar os cabelos no banco.

    Bem haja,
    NPR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      Apenas alguns comentários:
      - "existe uma profunda magoa por voce ter visto cair um treinador que acreditava". Você não faz por menos. Tenho pena. Deste, do Toshack, do Marinho Peres, do Robson,... Mas "mágoa profunda" também é demais.

      - "Esse sentimento afecta-lhe a clarividencia, analisando a realidade com um enviesamento natural de quem nada espera deste novo treinador, e quase fica desiludido quando as coisas correm melhor que voce perspectivava." Não afecta a nada a clarividência. E, ademais, só se fosse muito estúpido é que ficava desiludido pelo Sporting ganhar. Só se for por ganhar por poucos aos lampiões.
      - "Eu acredito que vamos deixar de jogar assim". Eu, por mim, acredito que estes jogadores com confiança jogam muito mais e que a confiança se ganha com vitórias. Por isso, não ando muito longe das suas crenças.
      - "É um mal com que temos de viver. Não há como criticar esta escolha." É verdade.






      Passando a comentar os pontos por si levantados:

      Eliminar
  7. Concordo com a maioria do texto e só queria deixar aqui um reparo:

    "(Elias não tem uma oportunidade de golo desde que perdeu duas na Luz)"

    Isto não é verdade, até porque o 1-2 contra o Nacional é o Elias que finaliza. Para além disso, já teve mais algumas oportunidades, mas falhou a concretização.

    ResponderEliminar
  8. Trocar um treinador com algumas provas dadas e um perfil razoável, no inicio de um projecto, por outro que foi treinador meia duzia de meses nos juniores e com um perfil psicológico que fala por si mesmo, diz muito do que é o Sporting de há muitos anos a esta parte.

    Se formos analisar o momento em que Domingos é despedido, depois da mais dificil série de jogos da temporada, quando, logo a seguir, se sabia que aí vinham 4 ou 5 jogos de grau de dificuldade reduzidissimo, então podemos construír muitas teorias da conspiração. O curto prazo sempre em detrimento do longo prazo. Assim de destrói um clube desta grandeza.

    O problema era o treinador? Daqui por um ano ou dois já veremos quantas das contratações desta temporada valem assim tanto como por aí se diz.

    ResponderEliminar
  9. Pedindo desculpa pelo off-topic, gostaria de informar o aparecimento de um novo blogue leonino:

    Boca de Leão

    http://bocaleao.blogspot.com/

    Obrigado!

    ResponderEliminar