domingo, 19 de fevereiro de 2012

O Sporting e as mulheres

Há dias o Vítor Gaspar afirmava na London School of Economics que um dia iríamos crescer em função da evolução do ciclo económico. É tautológico mas é assim mesmo. No Sporting passa-se igual. Um dia iremos jogar melhor. Não se pode piorar sempre. Nunca se sabe é se já piorámos o suficiente e, portanto, quando melhoramos.

Na primeira parte experimentámos o “tiki-taka”. Um pouco lento e nosso meio-campo, mas um modelo destes constrói-se de trás para a frente e devagar. Um dia seremos capazes de trocar a bola com rapidez junto à área do adversário. Lá chegaremos, estou seguro disso.

A segunda parte foi pior. Não houve “tiki-taka” e a barafunda no meio-campo acentuou-se. Valeu-nos o Paços de Ferreira, que deve ser uma das piores equipas do Mundo, para além de ainda dispor de um treinador de bigode.

Duas ou três notas finais. Quando vi um “sprint” do Carriço na segunda parte fiquei a perceber melhor porque é que nos dizem que Onyewu é lento. O Polga esteve como sempre. Pelo menos uma oportunidade de golo é dele. Admito que seja para garantir que em todos os jogos o Patrício nos salva. Voltar a ver jogar ao mesmo tempo o Polga, o Carriço, o André Santos e o Pereirinha foi um regresso a um passado glorioso. Parafraseando Victor Hugo, no Sporting, as asneiras são o contrário das mulheres: as mais velhas são as mais apreciadas.

3 comentários:

  1. É interessante, mesmo que internamente perigosa, a ligação da idade das asneiras à idade das mulheres, e das duas ao Sporting. Segundo uma história, possivelmente apócrifa, alguém perguntou a Sigmund Freud se depois de anos a estudar a mente humana ainda havia algo que ele não compreendesse, ao que ele respondeu: "as mulheres.”

    Esta resposta só se percebe porque Freud não dedicou o seu tempo ao estudo do universo do futebol e muito concretamente ao Sporting, uma fonte de mistérios, de enigmas, do surreal e do ilógico . As opções directivas, administrativas e meramente desportivas que as diferentes colectividades futebolísticas foram e vão tomando ao longo dos anos, fazem delas um caso de estudo da psiquiatria, quanto mais não seja, para o estudo das mitomanias.

    Basta ver um jogo, particularmente um do Sporting, para ver as bancadas "à beira de um ataque de nervos", as atitudes masoquistas dos adeptos que não desistem, os discursos carregados de megalomanias das equipas técnicas, os jogadores esquizofrénicos e bipolares, e nós, os simples adeptos, vítimas das mais diversas maleitas e transtornos psiquiátricos como os esquizoafetivos, de pânico, de ansiedade generalizada e até obsessivo-compulsivos. Em suma, um maná para qualquer psiquiatra.

    Quanto às asneiras, o futebol está cheio delas e, mais uma vez, o Sporting é também nesse departamento um bom exemplo pois temos uma excelente produção de asnos e seus derivados, com grande variedade de estilos e dimensões e com diversos paladinos, dentro e fora de campo. Como não quero aborrecer mais com o meu derrotismo e cinismo latente (mais uma maleita psiquiátrica digna de qualquer adepto da bola, em especial um sportinguista), fico por aqui com a certeza de que terei mais oportunidades para voltar à temática das asneiras, velhas e novas, nossas e dos outros.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, o Carriço aparentemente já nao conta como central! E bem, na minha opinião! Ontem só jogou naquela posição pela lesão do Onyewu. E pelo menos em raça e abnegação, ninguém lhe pode apontar nada! Terá que ser trabalhado como médio! Pior do que o Carriço e o tipo que ontem fez parelha com o Onyewu e depois, apenas por um imponderável, com ele! Nao há jogo em que esse senhor, que já foi campeão do Mundo, nao ofereça um brinde aos adversários. Tem valido o facto de termos um grande, grande guarda-redes! Sem duvida, um dos melhores da Europa!
    O Pereirinha e o André Santos nao comprometeram, o que no caso de ambos já será positivo!

    ResponderEliminar
  3. O Paranoico do Freitas Lobo que faça cuidado com as suas observações, tipo "...o Sporting precisa de um tratamento psiquiátrico" senão na próxima vez que sair da cabine onde o mesmo Sporting o aloja com todo o requinte e amabilidade, irá directamente para as urgências para tratamento das feridas que os esquizofrénicos e bipolares de alvalade lhe infligirão!

    Não haverá ninguem que pare as constantes difamações e agressões verbais ao nosso clube?

    Será que outros clubes que eu cá conheço e respectivas direções simplesmente ignorariam tamanha desconsideração pública?

    Não terá a Sporttv uma comissão de censura que explique a esse esse 'lobo moribundo' a diferença entre a psicologia e a psiquiatria?

    Enquanto continuarmos a ser enchovalhados desta maneira, sem que ninguem intervenha, continuaremos a ser comidos por estes e outros 'lobos' e ao mesmo tempo permitiremos que os nossos póprios adeptos sejam influenciados a pensar como os 'lobos' deste pais e a atacar a equipa em vez de apoiá-la.

    SL
    Manuel

    ResponderEliminar