segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

"Onde se quebrou o pote, aí é que se procura a rodilha."

Bastaria a celeridade com que o conselho de arbitragem se manifestou após o Famalicão-Sporting para percebermos, não apenas o que está em jogo, mas igualmente que não fazemos parte desse jogo. Não entramos na equação. Não estava (nem está) previsto qualquer desvio. Note-se: o dito conselho de arbitragem que, pelos vistos se reúne apressadamente ao sábado à noite através do Zoom (presume-se), e rapidamente se apressa a defender a ordem (pré)estabelecida, aplaudindo a decisão de arbitragem (a segunda, presume-se) e do VAR sobre o golo anulado a Coates, não faz qualquer comentário, não reclama nem mais um aplauso, nem uma vaia sequer, para o resto do jogo, e teria material suficiente para escrever um novo código de conduta para árbitros submissos ao sistema. Nesse sentido, terá perdido uma oportunidade. 

O ridículo, felizmente, não mata. Escrevemos aqui milhares de vezes que a bipolarização do bolo do futebol português não admite outros cozinheiros (ou chefes em crescimento, já agora). É para fazer de conta que existe uma competição. No final, ganha uma das faces da velha moeda. A proteção da moeda, cara ou coroa, decide o futuro dos intervenientes no (suposto) jogo. É assim com os árbitros. É sabido: "onde se come, ficam migalhas."

9 comentários:

  1. Já lá dizia o Edil de Castro Daire, quando migrou do PSD para o PS, no tempo de Guterres :"quem está com o poder come, quem não está cheira".
    O Sporting ainda terá olfato?
    Bolas não somos 3 milhões!
    SL

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com a Covid nunca se sabe...
      Mas os milhões só contam na hora de vender jornais. Para o mal e para o bem.

      Sl

      Eliminar
  2. https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT104345&fbclid=IwAR1hoJcTh9q0hzJes0ud90RUSKRhLStvXTHWLi3T_qmAZ6YOpXwyROaO9a8

    ResponderEliminar
  3. MAIS DO QUE FALAR
    DEFENDER O FUTEBOL
    Hoje é mais importante que nunca que quem está a destruir a arbitragem e desrespeitar os clubes, os jogadores e os adeptos seja responsabilizado.
    Os autores do caos em que está a arbitragem e que tem prejudicado e muito o futebol tem dois nomes: JOSÉ FONTELAS GOMES e PAULO COSTA.
    Estes dois senhores são os verdadeiros culpados disto. Mais do que falar e denunciar é preciso que TODOS NÓS exijamos responsabilidades.
    Não podem continuar a controlar árbitros e comunicação social e a brincar com o esforço dos jogadores e dirigentes.
    São demasiadas irregularidades, demasiadas ilegalidades, demasiados erros.
    É hora de dizer basta.
    Subscreve e divulga.
    MUDAR TAMBÉM DEPENDE DE TI.
    DEMISSÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pela informação.
      A arbitragem, parece-me, é apenas a ponta do iceberg. Enquanto a limpeza não for mais a montante nada acontecerá. Entretanto, jogo a jogo...

      SL

      Eliminar
  4. Não sabia do provérbio: Onde se come ficam migalhas. Atenção que o que os "apitadores" recebem não são migalhas, é um alto salário que nenhum técnico superior recebe. Depois lembro-me sempre das greves dos assopradores onde tivemos um tal senhor árbitro, no Algarve e um dos escalões secundários em Aveiro - venha la a greve dos assopradores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E teríamos de acrescentar: "em terra de cego quem tem olho é rei", ou parece, o que vai dar à mesma coisa...

      SL

      Eliminar