sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Sem rir

Não sei como é que hei de escrever isto sem me rir. Mal comecei e quase não resisti quando percebi que, com o novo acordo ortográfico, deixam-se de ligar-se com hífen as formas verbais monossilábicas do presente do indicativo do verbo “haver” à preposição “de”. 

O jogo de ontem faz parte da nossa galeria de jogos contra equipas austríacas. Temos o quadro do Casino Salzburg. Um belíssimo três a zero. Na altura, o Costinha sujeitou-se a diversos exames oftalmológicos, suspeitando-se que fosse vesgo, mas acabou-se por culpar o Bobby Robson. Temos o quadro do Rapid de Viena. Um belíssimo quatro a zero. Na altura, culpou-se o Dani porque se queria vir embora mais cedo por coisas de discotecas, miúdas e assim, porque o Carlos Queiroz nunca teve culpa de nada. Ontem, colocámos o quadro do Lask Linz. Um não menos belo quatro a um. A diferença, a única diferença é que ainda não sabemos de quem foi a culpa para colocar como autor. 

Este fim-de-semana, o meu sobrinho contou-me uma história extraordinária. No primeiro dia de escola, uma faneca senta-se na carteira ao lado de um robalo. Conversa puxa conversa, até que a faneca pergunta ao robalo: “O que é que faz o teu pai?”. “Nada”, responde o robalo. Parece que esta história não tem qualquer relação com o jogo de ontem, mas tem, acreditem que tem. É que me imagino numa carteira com o Varandas e a perguntar-lhe: “O que é que me tens a dizer sobre o jogo de ontem?” Sim, imaginam a resposta, fácil, fácil. 

13 comentários:

  1. Parece que um tal de Hugo Viana balbuciou umas coisas. Sem se rir. A pedir fé. Que o grupo ainda vai dar muitas alegrias. Talvez. Mas só se ele e os seus congéneres se deixarem destas estristezas. Que falam por si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Pois... O que é que se pode dizer? Tenho dúvidas que eles próprios acreditem. Se eles não acreditarem, como é que nós vamos acreditar. Acreditar não é um acto de fé, precisa de factos e evidências.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    Absolutamente brilhante. É isto mesmo. Mais de um ano depois do 5-0 com o Benfica Hugo Viana vem dizer para não nos preocuparmos, as coisas vão melhorar. Para além de inexperientes são lentos a aprender.

    Quanto aos culpados o meu palpite vai para os malandros das claques ou para o Coates. A Direção, essa é seguramente excelente!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Acho que vamos voltar ao Coates. O Coates isto o Coates aquilo; sempre dissemos que o Coates assim, o Coates assado. A direção já deve estar a preparar a lenga-lenga do precisamos de reduzir a massa salarial para o mandar embora e arranjar mais um Ilori.

      SL

      Eliminar
  3. Aguentamos mais 1 ano e meio de Varandas, amigo Rui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Nós aguentamos sempre o Sporting. O Varandas é que não estou a ver. O problema é se com o Varandas mais ano e meio o Sporting se aguenta.

      SL

      Eliminar
  4. Nessa escola não há bullies? Eu acrescentava ai um armário com aversão a gajos com nome começado por F.

    Se lhe perguntar mais logo, é provável que ele, já devidamente instruído, lhe vá dizer que até pode ser uma vantagem poder-se focar só no campeonato. Foi só um mau jogo, crença no "projecto", reconstrução, claques, herança, esqueletos, levantar a cabeça e por aí fora. A pratica leva à perfeição e este discurso o menino Frederico já começa a dominar.

    Cheira-me que o spin vai ser qualquer coisa do género. Ao menos que não enterrem mais uns milhões num Jesé ou Sporar desta vida para tentar desviar as atenções.


    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Suspeito que se vá passar o costume. Falta um central e um avançado. Vende-se o pouco que ainda resta de qualidade para depois se comprarem mais dois pernetas com esse dinheiro. Vão-se os que sabem jogar e ficam mais dois entulhos.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui Monteiro
    Tirando os malefícios do Varandas ( que são muitos ) e da pouca habilidade para o cargo exercida pelo Hugo Viana, verifico que esta equipa, ainda se encontra " muito verde " para disputar e encarar de frente ume equipa razoável a nível europeu.
    Já no jogo anterior, contra os " padeiros " escoceses, tivemos a sorte de marcar primeiro. Contra os austríacos, muito mais rodados - o seu campeonato já começou há muito - tivemos o azar de marcarem primeiro e bastava-lhes correr mais para desfazer a nossa equipa que, aos 30 minutos já estava sem forças. Verifiquei que os austríacos, aos 75 minutos em 5 metros ganhavam 4 a qualquer jogador do SCP.
    Agora pergunto: Será que hoje estaríamos a falar do mesmo resultado, se o SCP tivesse a sua equipa completa, com várias jornadas cumpridas e sem o COVID? Há pois que esperar para ver. Tivemos o azar de ter pela frente uma equipa razoável e a correr. Não tivemos foi pernas. Há, pois, que reconhecer, que neste caso, a culpa não foi só dos jogadores e da equipa técnica.
    Portanto. não podemos embarcar no coro de " humilhações e goleadas "dos benfiquistas e seus pasquins e esperar para ver.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahah!

      Claro que sim. Como no ano passado a culpa era da época do benfica estar avançada. Ou seria da herança pesada?

      A culpa com estes gestores de topo morre sempre solteira.

      Tivesse havido metade da tolerância e desculpabilização noutras épocas e talvez o campeonato já nos tivesse chegado há mais tempo.

      Eliminar
    2. i-de barda-merda. vi-vós hi-fens :)

      Eliminar
  6. Meu amigo:
    Naquele célebre jogo em Madrid, contra o Atlético, o então Presidente do Sporting enviou um sms aos jogadores, que foi considerado insultuoso e deu origem, mais tarde, ao caso de Alcochete, servindo até, para tentar condenar o Bruno de Carvalho. Quem viu o jogo, verificou que o Bruno de Carvalho tinha toda a razão. Mas quem foi atacado? O Bruno de Carvalho e os jogadores aproveitaram-se deste email, com o apoio da imprensa vermelha e os distos sportingados, para pedir a rescisão. Está a ver a outra face, não está?
    Não é tolerância, nem intolerância com os jogadores, mas sim organização e, aí, estou de acordo consigo.
    Mas se reparar, quando os resultados são maus noutro clube, não é necessário o presidente ou algum gestor vir atacar os jogadores, pois têm a imprensa " amiga " a fazer o trabalho " sujo ".
    Quando o Cândido de Oliveira fundou o jornal a Bola, para dar apoio descarado ao benfica, dizia: para se ganhar campeonatos tem de haver 3 coisas 1 - Uma boa imprensa, controlar os árbitros e ...uma equipa razoável. Diga-me: nós até tivemos equipas para além do razoável nos últimos 20 anos, mas falhamos no resto. Portanto, o Sporting, em lugar de se auto mutilar, tem de olhar para os rivais e fazer como eles. Não há volta a dar. Até o trolha do Braga sabe disso. Leia ou ouça o discurso dele.
    UM abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Está aqui tudo. O LFV disse tudo quando afirmou que trocava jogadores por lugares na Liga e na Federação. A ideia ingénua que durante estes anos só tivemos maus jogadores, maus treinadores e maus dirigentes só serve a narrativa dos adversários que, aliás, a alimentam. Estranhamente os sportinguista embarcam nela com a maior das facilidades.

      Procurei neste "post" colocar as coisas em perpetiva. Não foi a primeira vez que fomos goleados por equipas austríacas e por elas eliminados das competições europeias. Cada vez que acontece uma desgraça todos pensam que o mundo ou o Sporting, que é a mesma coisa, vai acabar.

      Abraço

      Eliminar