segunda-feira, 15 de julho de 2019

A culpa é das farmacêuticas


Lembram-se daquele jogador (central) do Sporting com nome de medicamento, o Demiral? Pois o jogador com nome de medicamento assinou pela Juventus. Dezoito milhões de Euros meus senhores, com os nossos bolsos a encaixarem (por conta do mecanismo de solidariedade, neste caso é mesmo disso que se trata) cento e oitenta mil. Uns trocos. A história é fácil de contar: o jogador com nome de medicamento foi emprestado pela comissão de gestão (era assim que se chamava?) de Sousa Cintra ao Alanyaspor da Turquia que rapidamente exerceu o direito de opção por uns míseros 3,5 milhões (já que era para ser emprestado com cláusula podíamos ter colocado uma maior ou defendermo-nos de outra forma, não acham?). O jogador com nome de medicamento, Demiral 3,5 miligramas, rapidamente passou a Demiral 9 miligramas, perdão, 9 milhões com a venda ao Sassuolo. O jogador com nome de medicamento agora Demiral 9 mg foi entretanto vendido à Juventus tornando-se o Demiral 18 mg, uma gramagem já bem forte e que se deve tomar com cuidado. E tudo isto no espaço de um ano.

Esta semana, entre umas idas e vindas à FIFA em defesa dos clubes formadores, vendemos um jogador (mais um central) da formação chamado Domingos Duarte por 3 milhões de euros ao Granada, ficando com 25% de uma futura venda (ou mais valia?). Alguns acharam os números interessantes, talvez se esquecendo dos milhões que pagamos para o Tiago Llori voltar. Os valores, diga-se, são irrisórios para o futebol de hoje, mas o que faz eco na minha cabecinha é a falta de oportunidades que estes jogadores (não) têm após alguns empréstimos.

Nem vou recordar o autocarro cheio de centrais de categoria inferior a Demiral 18 mg, ou mesmo a Domingos Duarte, que estacionaram em Alvalade para passear a sua mediocridade a expensas do clube. E foram muitos, e caros. Saliento apenas que, por vezes, algumas das soluções passam por jogadores da casa, jovens ou não, que com o tempo e algumas oportunidades poderão mostrar o seu valor. Com o Mathieu e o Coates estamos bem servidos, e tenho a certeza que os seus ensinamentos seriam importantes. Assim ficamos sem saber como seria. Não seria pior do que será. De certeza. Entretanto, consumam Demiral 18 mg com moderação, por favor.

23 comentários:

  1. O Sporting é um clube estranho,compra caro, vende barato. Esta do Demiral foi uma tremenda asneira, inacreditável.
    Sousa Cintra disse que com a continuação de Peseiro o Sporting seria campeão, na verdade com a presidencia de Sousa Cintra o Sporting jamais seria campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Demiral dá para tudo até para enxaquecas.
      As cefaleias são de tratamento mais fácil. Estamos habituados...

      SL

      Eliminar
  2. Tiago Ilori, Llori(s) é o guarda-redes dos avecs. Antes fosse o Lloris...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      A gestão do teclado dá nisso. Perdão ao Ilori que também não é Thiago, caso contrário seria melhor. Relativamente a farmacêuticas nada, pois não?

      SL

      Eliminar
    2. Era só para ficar mais Iloriante...

      Eliminar
  3. A habitual gestão da aristocracia falida , calotes a meio mundo, falar mal do Benfica, comprar toneladas , nunca vender ninguém porque acham as propostas um insulto e a habital bancarota de 4 em 4 anos .

    Sendo que a culpa é do Benfica .

    Parecem estar no mesmo caminho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      A sua visita é como uma boa massagem nas costas. Não é necessário usar um pau. Aqui somos livres. Volte sempre para massajar...

      Eliminar
  4. Apenas uma correção, que infelizmente deixa o cenário um pouco mais negro: referente ao Demiral, de Mecanismo de Solidariedade apenas recebemos cerca de 90 mil euros. Isto porque o MS somente se aplica a transferências internacionais (no 1º Trimestre de 2019 existiram algumas reuniões no âmbito da FIFA para que se passe a aplicar também às transferências nacionais, mais ainda não é uma realidade), ou seja: recebemos MS da transferência do Alanyaspor para o Sassuolo (isto se não existir direito a % de transferência futura, o que foi o caso, pois dessa forma normalmente anula o MS), mas não do Sassuolo para a Juventus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Afinal havia outra. Como não temos cartilha não chegamos ao fundo. Ainda bem.

      SL

      Eliminar
  5. O empréstimo (com opção) do Demiral foi um erro de amador. Tal como foi, depois, a venda do Tiago Djaló para o Milan em janeiro (ainda que, nesse caso, o Sporting não tivesse grande hipótese) ou a compra do Ilori.

    Já o Domingos Duarte foi muito bem vendido. Já vai para a sétima época como senior e não tem, nem nunca vai ter, qualidade para o Sporting.

    Nem tudo são tiros nos pés.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já não temos pés suficientes para atirar com nexo. Até por isso devíamos estar atentos. Assim de repente lembro-me de um Douglas ou do Ewerton para animar a qualidade dos centrais que por cá nos sugaram...

      SL

      Eliminar
  6. Caro Gabriel,

    A do Demiral é excelente. Ontem, quando via a final do Campeonato do Mundo de hóquei, também associei o Nicolia, jogador da seleção da Argentina e do Benfica, a de um autocolante para deixar de fumar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Vamos precisar de Demiral para compensar a nossa Nicolia.
      Isso é certo.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Os medicamentos e os seus nomes, uma barbaridade! Na minha (deles) terra chamam-lhe Nicomed que também experimentei. Mordia num chiclet e fumava dois cigarros porque, tal como as bonecas infláveis, não há nada que substitua o original! Mas tudo se vende porque tudo está à venda!

      SF (Saudações Fumegantes)

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Nada como o original. É só fumaça.

      SL

      Eliminar
  7. Grande vitória da Selecção no hóquei, uma das minhas modalidades de eleição ou não fosse um nado e criado em Barcelos.

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  8. O Demiral 18 mg vai partilhar o centro da defesa da Juventus com o Deligt aquele jovem holandês pelo qual a velha signora perdeu a cabeça. Jogou um minuto na equipa principal do Sporting. A falta de qualidade era notória.
    O Domingos Duarte que já jogou no Belenenses e no Chaves e que jogou bem, foi vendido por uma valor de cerca de 4,7 milhões. Nunca vestiu a camisola do Sporting. Não presta e sempre ajuda a pagar bons jogadores que vieram engrandecer o clube. Estava a pensar em Douglas ou em André Pinto, ou agora no Neto que, em fim de carreira, vem ajudar Mathieu e Coates. Não seria mais adequado atendendo à idade de Mathieu nomear seus Netos o Domingos Duarte e o Ivanido?
    A Academia essa porcaria responsável pela longa travessia do deserto em termos de títulos - só rendeu ao clube para aí 200 milhões de euros. Nem deu para pagar ao Elias, ao Campbel,ao Castaignos, ao Alain Ruiz, ao Petrovic, ao Misic, ao Bruno Gaspar, ao Markovic, ao Buarcos, ao Diaby, ao Borja, ao Jefferson, e a algumas das maiores contratações do clube como o tal de Pongolle e outras distintas nulidades. Nem sequerpara pagar ao Mestre da Táctica.
    O que se sabe, aquilo que a "Estrutura" sabe, de saber feito e certificado, é que a formação do Sporting não presta. Antes que cheguem os novos colchões que vão reformular a Academia estamos a vendê -los aos molhos ao preço de um Ivan Cavaleiro cada seis e com descontos no pagamento.
    Varandas precisa de olhar com atenção para a história recente do Sporting. Precisa de perceber como em 2013 estivemos perto da bancarrota e como de lá saímos ainda que os colchões não fossem os de melhor qualidade, capazes de proporcionarem os melhores sonhos do mundo.
    A nova atitude de Varandas parece-se demasiado com a velha atitude que conduziu o Sporting para uma irrelevância desportiva que se tornou crónica e cara. Pode-se dizer insustentável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Vamos acreditar que necessitamos apenas de um Demiral de baixa gramagem. E fazer a desmama. O resto fica aqui dito.

      SL

      Eliminar
  9. Caro Gabriel Pedro,
    De forma alguma tentarei comentar o Demiral (jogador de futebol) que confesso só ter conhecido via blogs sportinguistas recentemente. Nunca o vi jogar mas quando pela primeira vez li esse nome associei-o a um medicamento que já me foi receitado por um psiquiatra por causa do meu permanente "jet lag". Seja em que língua for o Google nada me diz e a minha pergunta para quem saiba responder é: Qual é a molécula desse medicamento? Será um derivado das fenotiazinas (phénothiazines em francês)? Responda quem saiba que eu agradeço.
    Quanto ao campeonato do Mundo em Hoquei em Patins quero felicitar todos os participantes excepto o Chambel que até pode ser sportingusta mas me meteu um nojo inultrapassável! Que vergonha!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre à espera de resposta saberei responder à minha pergunta dentro de 10 dias a menos que o produto tenha caducado! A minha mulher deita fora tudo o que estiver caducado e nem sei por que é que ainda por aqui ando! De facto detro de 10 dias subirei Europa acima e não só geograficmente, digo eu!

      Eliminar
    2. Meu caro,

      O melhor é não tomar nada. Fazer algum exercício e beber uns copos. E não levar a bola muito a sério. Muito menos o nosso Sporting que, como sabemo, é meio caminho andado para um pacemaker.

      SL

      Eliminar
  10. Será que o mal foi o Cintra ter tomado o medicamento, quando devia de ter tomado o xarope?..

    J.Oliveira. SL

    ResponderEliminar