quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Se perguntarem, fui ao bar


Joana latino, comentadora de fait-divers da SIC, hoje em reportagem no exterior no estádio de Alvalade, poucas horas antes do jogo. Pergunta a expert:

Isto às vezes discute-se muito a arbitragem, acha que isso vai ser um fator? – o português é arcaico mas ainda assim percetível.
Não, o VAR agora resolve tudo - responde um dos tipos.
O VAR é o Varandas? – sugere a jornalista, preparadíssima para estas andanças.
Não… o vídeo-árbitro
Ai o vídeo-árbitro, desculpe lá, estava aqui completamente  - diz a entrevistadora, sem grande convicção relativamente ao planeta onde se encontra. 
– A senhora tem que se modernizar, tem que ir à formação… tem que ir à formação.

O entrevistado dizia tem que ir à formação, com cara de dizer tem que ir ao castigo. Todos sorrimos com esta rábula que encaixa perfeitamente na rábula do futebol entretenimento, mas sem bola. Que é todo o futebol português.  


2 comentários:

  1. Há já muitos anos, estava eu ainda em Portugal, BAR era-nos dado (ou vendido) como as iniciais de Boa Adega Regional. VAR era, e ainda é, um departamento da França lá mais para os lados de Cannes e conheço mais que um português que, viajando para Paris, aí tenha passado por ter seguido na direcção de Iruña (Pamplona). Mais recentemente VAR (Video Assistant Referee) é uma palavra do futebol mesmo se já tenha ouvido um comentador (?) da RTP traduzir por Video Arbitro Referee! Não vou citar o nome pois essa não foi a única asneira que dele tenha ouvido!
    Não reconheço a comentadora da SIC citada no texto mas não me custa nada acreditar.
    Sou a favor do VAR mesmo sem poder aceitar as suas acções como ainda ontem aconteceu uma no Ajax-RM...
    No jogo do Sporting de hoje que vi por livestreaming até uns minutos antes do segundo amrelo ao Acuña o VAR podia ter interferido já que Monsieur l'arbitre se equivocou na identificação do jogador que cometeu a falta que esteve na origem do primeiro amarelo do argentino. Mas, paciência!!!
    Creio que vou deixar de ver futebol português onde o Villareal estaria lá para segundo ou terceiro na classificação!
    E mais não me ocorre.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Faz mal em deixar de ver o futebol português. Temos que nos divertir com alguma coisa. Na nossa liga qualquer equipa espanhola do fundo da tabela lutaria, pelo menos, pelo 3º lugar, mas isso não valida a mediocridade apresentada hoje. Obrigado pela sua visita e informação (primorosa) sobre o BAR e o VAR.

      SL

      Eliminar