quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

This shit is a joke

Há imagens que valem por mil palavras. Há imagens com (poucas) palavras que se tornam num compêndio, um género de compêndio de economia do Samuelson para o futebol português, como o fez o Estaleiro de Obras. O vídeo é absolutamente esclarecedor sobre a forma como decorre um jogo do Sporting, a sua arbitragem e os comentários na televisão. 

O Sporting enquanto clube e as suas direções cometem erros. Mas erros todos cometem, uns mais e outro menos, e por muito que custe a alguns, não foram esses erros que determinaram anos e anos sem ganhar campeonatos, antes do Inácio e depois do Bölöni, porque nunca estivemos em circunstâncias de os disputar sequer. Ontem o Figo, o Balakov, o Cristiano Ronaldo, hoje o Bruno Fernandes, todos eles aprendem rapidamente uma coisa: nunca ganharão o que quer que seja no Sporting. Estes jogadores jogam enquanto acreditarem em moinhos de vento. Dons Quixotes como nós podem-se dar ao luxo de acreditar, porque a nossa vida não depende disso. Para um jogador profissional, para o Sancho Pança, moinhos de vento são só moinhos de vento.

17 comentários:

  1. E entretanto andamos nós entretidos a ralhar uns com os outros, a ajustar contas que são sempre de sumir para o Sporting, a manter verborreias vingativas e silêncios ensurdecedores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Este presidente não serve. O anterior também não. O anterior a esse também e assim por adiante. O Treinador não serve- O anterior também e assim por adiante também.

      Depois vem um novo presidente e acreditamos que é desta. Vem um novo treinador e ainda acreditamos mais. E o ciclo renova-se uma e outra vez sem ninguém perceber o essencial.

      SL

      Eliminar
  2. Já estou farto de não ver futebol!
    Isto depois dá na dicotomia sermos a equipa com mais amarelos da liga e constantemente jogarmos contra equipas muito mais agressivas do que nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Marcelo,

      O que gostávamos mesmo era de ver futebol, ganhando ou perdendo. Aceita-se um derrota como se celebra uma vitória. Há sempre um jogo a seguir. O que não se atura é vermos oa árbitros e não vermos jogo.

      SL

      Eliminar
  3. Não ganhamos porque o futebol português é uma farsa e não é de agora, nem destes últimos 5 anos, já tem + de 40. Verdade desportiva há muito pouca. Basta ver agora, sem BC, qual dos 2 corruptos é o que grita (rouba) mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aparentemente todos os males do futebol português eram da responsabilidade. Antes dele era só chá das cinco e depois dele assim continuaria. Afinal não é assim, mas agora ninguém se importa.

      SL

      Eliminar
  4. Amigo Rui,

    Agradeço, em nome do Kantinflas, o simpático post.

    Gostaria de acrescentar apenas uma coisa.

    Esta compilação, de 3 minutos, representam os primeiros 18 minutos de jogo. Não há palavras.

    Um abraço,
    Picareta Oceano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente trabalho. Sugiro repetirem nos próximos jogos.
      SL

      Eliminar
    2. Caro Picareta Oceano,

      Eu é que agradeço. São dos meus blogues preferidos. É difícil encontrar quem diga mais mal do que bem, mesmo do seu próprio clube. Depois, gostam de futebol que é uma coisa que vai faltando. Pelo caminho ainda sabem do que falam, coisa que não sei.

      Um abraço

      Eliminar
  5. E obrigado, caro Rui Monteiro. Este post do "Estaleiro" passou-me completamente ao lado.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JHC,

      Esse blogue é do melhor que há: sem agenda que é como gosto.

      SL

      Eliminar
  6. É angustiante ver isto. E pior é que não há volta a dar !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francis,

      Esquecemos com frequência que somos muitos. Não sabemos jogar com isso. Com uma liderança credível e determinada, chegava-se lá. Os políticos só conhecem uma coisa: os votos. É essa a nossa única arma, explicar que na dúvida fazemos a maior manifestação de sempre na Praça do Comércio.

      SL

      Eliminar
  7. Reconhecer que temos sido Don Quixotes significa que já se está na fase "pós quixote".
    Qual se seguirá? "Cair na real" e aceitar o que nos vão pondo no prato? A desistência, mandando às urtigas o "investimento" que fizemos no nosso sportinguismo, ano após ano? A mudança de liga, batendo à porta da liga espanhola e perdendo para "tubarões" a sério?...........
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro S. Almeida,

      Não percebemos o jogo que temos de fazer. Pela FPF, liga e assim não vamos lá. Pela comunicação social também não. Resta o poder político. Não é pedir-lhe nada é dizer-lhes que se apoia quem esteja disposto a acabar com esta vergonha. É preciso uma liderança credível, competente e sem rabos de palha. Sobretudo uma liderança determinada que esteja disposta a levar as coisas às últimas consequências, nem que se tenha de fazer uma manifestação no Terreiro do Paço.

      SL

      Eliminar
  8. Grande Picareta!Uma imagem (no caso são muitas) é melhor que mil palavras. Ou se se preferir e no que respeita ao Sr.Apitador Tiago Martins (também se podia aplicar a qualquer comentador da SportTv)," palavras para quê?É um artista português e usa pasta..."que lhe deram para prejudicar o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Os vídeos são esclarecedores e falam por si. É agora muito evidente porque é que a equipa do Sporting entra sempre mal em jogo. Enquanto o adversário tem forças, levam porrada de criar bicho. O primeiro vídeo diz respeito aos primeiros 18 minutos do jogo.

      SL

      Eliminar