domingo, 5 de novembro de 2017

O último a ficar de pé é o culpado

Piccini, Mathieu, Coentrão, Acuña, William Carvalho, Bas Dost: nem o “Sitting Bull” infligiu tantas baixas às tropas do General Custer como o Jorge Jesus à sua própria equipa. Quem é o senhor que se segue? O Gelson Martins? O Bruno Fernandes? É sempre o que nos vem à cabeça quando acaba um jogo.

O que mete ainda mais confusão nem sequer são as sucessivas lesões musculares; estamos sempre à espera. É elas acontecerem ao vivo e em directo durante os jogos. Qualquer um que tivesse visto o jogo contra o Rio Ave percebia que o Acuña estava no limite. Voltou a jogar de início contra a Juventus. Hoje, contra o Braga, há meia-hora estava esticado no chão. Era preciso ter-se chegado a este ponto?

É verdade que o vídeo-árbitro não nos ajudou. Se tivesse anulado o golo do Bas Dost, o Braga não se teria lembrado de atacar. Continuaria desconfiado. A vinte minutos do fim não tinha nada a perder. O Abel meteu uns ciclistas e a equipa do Sporting foi-se abaixo com estrondo, perante a impotência do Jorge Jesus (estava à frente do nariz que era necessário meter um trinco para avançar o Battaglia, dado que ele, o Bruno César e o Bruno Fernandes, não davam conta do recado). Sofremos dois golos, mas poderíamos ter sofrido muitos mais. Fomos salvos pelo Alan Ruiz, que se preparava para sair da área com a bola e, como de costume, encanzinar mais uma jogada, procurando avançar às arrecuas. É a ironia do destino acabarmos por nos salvar por um jogador que estava de costas para a baliza.

Não sei como é que se recupera fisicamente esta equipa com o campeonato em pleno andamento. O Jorge Jesus ainda vai ser o treinador que mais irá apostar nos jovens. A continuar assim, não lhe restará outro remédio se não meter os miúdos da equipa B e dos juniores. A não ser que queira ver os jogadores a cair um a um durante os jogos. Tem uma vantagem: o último a ficar de pé é o culpado.

7 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro,
    Essa é uma boa razão para apostar na nossa formação. Devemos é estar preparados para quando não ganharmos.
    Jorge Jesus colocou em campo a equipa que acreditou dar mais garantias de vitória. Como sempre. Concordo consigo, o nosso golo acordou o Braga. Fomos superiores até o golo. Depois veio a lesão de Dost e percebemos que Doumbia foi uma presa fácil dos altos centrais do Braga.
    Os jogadores não são máquinas e por toda a Europa vemos jogadores com lesões musculares. Mourinho também se queixa e já vai a 8 pontos. Em Portugal é a mesma coisa.
    Filipe Augusto e Grimaldo no Benfica, Marega e Otávio no Porto, Acunã, Dost e Mathieu no Sporting, são resultado do desgaste de sucessivos jogos.
    Foi um empate contra uma excelente equipa que está a 2 pontos do Benfica e a 3 do Sporting.
    Por sorte vai haver paragem no campeonato. São muitas lesões e a segunda linha, por melhor que seja, não tem a experiência e a intensidade competitiva dos titulares.
    Precisamos recuperar os jogadores e continuar a puxar pela nossa equipa. As contas fazem-se no final e ainda há muita pedra para partir. SL
    JHC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vale mais ir rodando os jogadores do que os ver cair com lesões musculares durante os jogos. Acaba-se por recorrer a todos os jogadores nas mesma só que pelas piores razões.

      Há muita pedra por partir, mas o que resta saber é como se recupera fisicamente um equipa que está de rastos. Não foi só neste jogo que se viu. Andamos nisto praticamente desde o início da época.

      SL

      Eliminar
  2. JHC

    Apostar na formação, sempre o fizemos, sem grande sucesso desportivo, diga-se, ou melhor, contribuímos clara e decisivamente para o sucesso da selecção. Chega!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Também não sei se a solução está na formação. O que sei é que estando constituído um plantel de 24-26 jogadores, é suposto que todos tenham condições para jogar no Sporting. É verdade que as primeiras linhas são melhores do que as segundas, mas isso é assim no Sporting e em todos os outros clubes.

      SL

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Se quiser juntar o meu blog à sua lista fica aqui o link http://sporting1967.blogspot.pt/
    obrigado

    ResponderEliminar
  4. Prezado,

    Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de discutir com você uma possível troca de links conosco. Nós estamos dispostos a incluir um link para o seu blog em resultados.com/sites-recomendados ou em livescores.info/pt/. Em contrapartida, o que pedimos é um link para o Resultados.com com o texto “Futebol ao vivo”. O que acha?

    Podemos também pensar em algo envolvendo nossas páginas de Facebook ou perfis de Twitter.

    Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar