segunda-feira, 31 de julho de 2017

A melhor contratação do futebol português

O vídeo-árbitro não resolve todos os potenciais erros da arbitragem. Não vale a pena ter grandes ilusões quanto a isso. Os testes até agora não são completamente conclusivos. Tem é a (grande) vantagem de demonstrar, se dúvidas existissem, que o trabalho dos árbitros condiciona e de que maneira os resultados. Em dois jogos, passámos de dois empates para duas vitórias em resultado do funcionamento do vídeo-árbitro (as duas decisões, num campeonato, rendiam quatro pontos).

Os árbitros também já perceberam, e os que não perceberam vão perceber rapidamente, que os erros são muito menos desculpáveis. Vai haver margem para controvérsia na mesma. Mas, agora, sabemos bem que os árbitros antes de tomarem a decisão final têm o recurso a imagens e tempo para ponderarem. Deixaram de existir algumas desculpas, como o ângulo de visão, o bom ou o mau posicionamento. Se errarem, depois de consultado o vídeo-árbitro, deixa de haver desculpas.

Há quem diga que se perde a espontaneidade dos festejos e essa alegria. Quanto à primeira alegria, aos primeiros festejos, que é puramente instintiva, em bom rigor, nada muda. É que ninguém refere a tristeza de ver um golo anulado. No passado, também festejávamos primeiro e só depois é que víamos o árbitro ou o bandeirinha a anular um golo. Isso não muda. Só que agora ficamos um pouco mais descansados e temos menos razões para insultar o árbitro e a sua querida mãezinha.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu caro,

      Muito obrigado. Também vai ter o reverso da medalha: as nossas críticas têm de ser mais subtis e temos de olhar mais para dentro e menos para os outros. Também vai haver menos desculpas para nós.

      SL

      Eliminar
  2. Há outra vantagem no caso do golo acabar por ser validado: festejamos duas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tem razão. Já tinha ouvido esse argumento e, por isso, pensei que seria mais divertido argumentar de outra forma.

      Eliminar
  3. O VAR brevemente será um não-assunto!! DA mesma forma que houve 'polémica' quando deixou de se fumar sítios fechados como aviões é restaurantes e hoje olhamos para trás é, mesmo os fumadores!!, achamos que era uma aberração e que a mudança da lei fez todo o sentido, o mesmo será com o VAR; em breve não caberá na cabeça de ninguém que um título se decide por um golo marcado com a mão.
    Isto é um não-assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Também não tenho dúvidas quanto a isso. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Tal como o William Carvalho não resolve todos os problemas do setor em que o treinador o decidir por a jogar, o VAR não resolve todos os problemas da arbitragem. Mas que ajuda, lá isso ajuda...

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Não me fale do William Carvalho porque, quando me lembro dele (e ele começa a ser só uma lembrança), desato a chorar.

      SL

      Eliminar
  5. E assim se reduz a pó a hipocrisia aziada de comentadeiros, paineleiros e aves raras. Boa análise!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pela referência. A mãe dos árbitros ainda não vos agradecer e muito.

      SL

      Eliminar