quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Qual é a nossa estratégia?

Não vi jogo suficiente para me irritar com a dignidade que o Sporting merece. Esta equipa, ou muito me engano, ou ter-se-á tornado de uma previsibilidade sem espinhas, mesmo quando experimenta, ou quando diz introduzir novas nuances no jogo.  Toda a gente sabe como o Sporting joga ou vai jogar, só o Sporting é que não sabe isso. Só assim se explicam as sucessivas trocas de bola no meio campo leonino com o jogo a acabar e…a perdermos. E não foi apenas no jogo de ontem. As razões para tal talvez escondam a localização do pote de ouro na ponta do arco-íris.

Não se trata apenas do modelo, da estratégia, da motivação, há muito que este Sporting se entretém com a bola com a objectividade de um bloco de mármore: parece bonito mas é um pastelão maçador, lembrando a espaços o tika-taka entretido de Lopetegui (deus nos livre e guarde). Ontem, mais uma vez, desperdiçamos oportunidades, não muitas, mas suficientes (como, aliás, em Alvalade) para não perder o jogo. Todavia, fica sempre a sensação que o Dortmund tinha o jogo relativamente controlado, e que qualquer aceleração poderia surpreender o Sporting. Mais surpreendente é a nossa incapacidade frente a equipas como o Tondela, Nacional ou mesmo o Rio Ave, que esta semana levou três em casa do Vitória.

O ano passado a presença imponente de Slimani (e às vezes do Teo) dava ao jogo uma imprevisibilidade mortífera no último terço, imprevisibilidade essa, que, para além de qualquer sistema, deixava em sentido qualquer defesa, já para não falar do desgaste que erodia aos poucos a equipa adversária. Este ano, para além de Gelson, que continua a gingar mas fazendo-o de forma mais adulta, a equipa em geral parece um corpo estranho a pensar na morte da bezerra. No fim-de-semana temos a nossa final da liga dos campeões contra o Arouca. É o jogo de uma época, como aliás, serão todos daqui para a frente no campeonato. Até aqui andamos a adormecer os nossos adversários. Ninguém está a espera daquilo que virá. Faz tudo parte da nossa estratégia…a sério!

13 comentários:

  1. "Todavia, fica sempre a sensação que o Dortmund tinha o jogo relativamente controlado, e que qualquer aceleração poderia surpreender o Sporting"

    Tenho a sensação que nem o Tuchel acredita no que escreveu....tais foram as alterações feitas durante o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Tem toda a razão: ontem não correu assim tão mal, nem ontem, nem no jogo anterior com o mesmo Dortmund, nem com o Madrid. Estivemos quase, não foi? O pior mesmo foi nos jogos do campeonato. O Tuchel deve estar solidário de certeza.

      SL

      Eliminar
  2. É sempre com muito agrado e divertimento que leio os seus textos. mas ontem não me parece que tenha sido dos piores jogos. Algumas das alterações resultaram e apenas falhamos na finalização.Venha la o campeonato.

    DVC

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pela força. Falhar na finalização é apenas um pormenor. Venha de lá o campeonato para mostrar que estamos no bom caminho.

      SL

      Eliminar
  3. Ao intervalo podíamos estar a levar quatro: Pulisic à trave, Dembelé por cima, e Raphaël ao lado - todos isolados diante da baliza. Claro que também podíamos ter empatado (nos dois lances do Gelson). Por isso, sim, no que respeita à primeira parte, é muito acertada a análise do AT: cada aceleração do Dortmund surpreendia o SCP. Na segunda parte, com o "novo sistema" estabilizado e o adversário posto em sentido pelos excelentes 10 min. iniciais (que não tiveram continuidade) controlámos melhor o jogo - infelizmente fomos, como o AT diz, previsíveis e imprecisos, de tal modo que deu apenas para o Ruiz ter o seu falhanço da ordem. "Infelizmente", apesar disso, foi uma evolução... Venha o Arouca! SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vamos evoluindo a passo de caracol. Infelizmente o processo de evolução, como nos mostram os cientistas, é demasiado lento mesmo para os nossos corações sofredores.

      Parece-me que o AT gostaria do seu comentário na posta anterior. Volte sempre.

      SL

      Eliminar
    2. Desculpe o lapso! Força do hábito... SL

      Eliminar
  4. O Teo é que era. Ontem, se fosse ele na cara do GR em vez do Ruiz até com uma narigada marcava. Ah que saudades !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mike,

      O velho Teo era o verdadeiro sinónimo de imprevisibilidade. Sem o Teo não podemos bater no Teo. Da praia onde ele estiver de certeza que está connosco.

      SL

      Eliminar
    2. Por muito menos o Aubameyang ficou de fora. O Jasus esta época é uma choradeira por tudo e por nada.

      Eliminar
    3. Faz tudo parte da estratégia. A partir de agora é que vai ser...

      Eliminar
  5. A nossa dificuldade com equipas pequenas prende-se com a incapacidade de furar autocarros... É preciso criatividade, velocidade e futebol ao primeiro toque, coisa que estes jogadores (para já), não têm... A agravar vem a falta de confiança, fruto dos maus resultados nos últimos jogos.

    Caso o Benfica perca e nós consigamos ganhar ao Arouca, creio que a força anímica da equipa vai aumentar. Veremos..

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      As nossas dificuldades têm sido transversais a várias equipas, pequenas ou não. Curiosamente a coisa ate havia começado bem...

      Daqui para a frente, dificilmente será pior, só pode melhorar...

      Sl

      Eliminar