domingo, 18 de setembro de 2016

E ao terceiro não ressuscitou…

Aconteceu o que temia. Na primeira parte, o Rio Ave ganhou as bolas que podia e não podia ganhar. Há duas explicações. Uma é a do desgaste físico da Liga dos Campeões. A outra é mais preocupante, por ser estrutural. Para se jogar com a defesa tão avançada é necessário maior pressão à frente na saída de bola do adversário. De outra forma, o meio-campo está sempre em desvantagem numérica e a defesa apanha com uns ciclistas embalados pela frente. O William Carvalho e o Adrien não conseguem disfarçar tudo o tempo todo.

Na frente ninguém tem condições para fazer de Slimani. O André parece bom rapaz. Mas depois de se isolar e rematar com os olhos fechados para onde estava virado, fiquei mais ou menos esclarecido. Não via nada disto desde os tempos do Postiga. O Alan Ruiz só joga com a bola nos pés e, mesmo assim, devagar e devagarinho. O Campbell é mais rápido, mas inconsequente, não percebendo também que quando não tem a bola precisa de pressionar a defesa e apoiar o seu lateral. A melhor solução para o ataque ainda parece ser o Bruno César. Só que o rapaz não pode jogar à frente e a lateral esquerdo ao mesmo tempo.

O primeiro golo é ridículo e sintomático dos problemas da equipa. Uma autêntica anedota como Roderick domina a bola de peito e vem por ali fora sem ninguém lhe sair ao caminho. Com o Slimani, não se atreveria a nada disso. O Adrien, sem Liga dos Campeões, também tinha matado a jogada. Acabou tudo num golo marcado em câmara lenta. Levar um golo do Rio Ave não nos deixa bem-dispostos. Levar um golo deles depois de uma jogada do Roderick, apetece-nos vir para casa e dar um arraial de pancada na mulher, nos filhos e no gato.

Em vez de reagirmos e cairmos em cima deles, continuámos ao mesmo ritmo. O que falta de força sobra em displicência. Os nossos jogadores ainda deviam estar a pensar que estavam a jogar com o Real Madrid. Levámos mais dois golos em que havia todo o espaço do mundo para os jogadores do Rio Ave jogarem. Não me parece que atirar as culpas para a defesa seja o melhor diagnóstico.

Na segunda parte melhorámos. Era impossível piorar. O Bas Dost não é o Slimani, mas sabe ocupar os espaços onde os devem andar os pontas-de-lança. O Bryan Ruiz, ao pé do Alan Ruiz, parece o Usain Bolt. O Markovic deu um ar da sua graça. Pode ser que esteja ali uma parte da solução para os nossos problemas. Mas quem continuou a fazer a diferença foi o Gelson Martins, com mais uma assistência.

Ou alguns dos cromos que contratámos se revelam ou então é preciso mudar de táctica e não deixar a defesa tão exposta, porventura não jogando com ela tão avançada. Pelo sim, pelo não, acabava com a brincadeira da Liga dos Campeões, aproveitando-a para rodar os Elias, os Ruízes e os Campbelles desta vida, reunia os jogadores do ano passado e tentava fazer com eles uma equipa, com uma ou outra das aquisições. Ou muito me engano, ou estamos como no ano passado. Não existem grandes alternativas aos titulares e a equipa rapidamente vai ficar espremida.

Jesus é Deus? É, embora nunca tenha percebido bem o mistério da Santíssima Trindade. O Jorge Jesus é Deus? Era se a equipa tivesse ressuscitado ao terceiro golo. Não ressuscitou e por isso não é. Resta-lhe descer à terra e encontrar soluções. Se se mantivesse calado durante uns tempos, também agradecíamos.

26 comentários:

  1. Caro Rui,

    Preparação do jogo e exibição ridículas.

    Desde o pós jogo de Madrid com a bazófia do e sobre o treinador...

    As mudanças na equipa etc...
    Eu tinha avisado que o jogo com o rio ave era dos mais difíceis (como se fosse preciso avisar).

    Ou o Jesus abro os olhos e fecha a boca... ou o filme do ano passado volta a ganhar conteúdo... agora mais cedo...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (cont.) Inexplicável a forma como é gerida a posição de defesa esquerdo... mas como falamos de JJ secalhar até é explicável...

      Eliminar
    2. Meu caro,

      É preciso explicar aos jogadores que ficaram e aos que vieram, que estão no Sporting para jogar o Campeonato Nacional. Não estão no Sporting para jogar na Liga dos Campeões. A Liga dos Campeões só serve para embolsar o prémio de presença e mais nada.

      Sem se pressionar na frente e reagir de imediato à perda de bola, a táctica do Jorge Jesus é um autêntico suicídio. Sem o Slimani a pressionar na frente, não vejo grande futuro a esta táctica.

      SL

      Eliminar
    3. Eu acredito que o Bas se possa fazer jogador nesta táctica... mas o A. Ruiz não me parece que tão cedo se transforme num jogador de pressão alta (ele que mostra ter atributos técnicos)... Se calhar a solução é jogar com B. Ruiz, Gelson, nas alas, Dost e César pelo meio...

      Na champions podemos meter o campbel e o markovic para se entreterem e obrigar os clubes ingleses a vir comer um croquete para ver os jogos "in loco"..

      Acho que o LE holandês já deu algumas provas para poder ser uma aposta contínuo em 5 u 6 jogos seguidos..

      SL.
      Paulo.

      Eliminar
    4. Já agora,
      É só para avisar que a seguir ao próximo jogo europeu temos uma viagem a Guimarães... E mais não digo.
      SL
      Paulo.

      Eliminar
    5. Caro Paulo,

      O Bas Dost não é o Slimani, mas é capaz de escapar. O problema são as restantes aquisições. Ou muito me engano ou temos pior equipa que a do ano passado que, a meu ver, era pior do que a do ano anterior. Não sei onde é que vamos buscar algumas das aquisições que fazemos.

      SL

      Eliminar
    6. "Ou muito me engano ou temos pior equipa que a do ano passado que, a meu ver, era pior do que a do ano anterior."

      Meu caro, é isso mesmo. Aliás, até já o tínhamos, aqui, feito essa referência.
      E não se entende, pois não deveria ser essa a ordem das coisas.

      Incrível como é que ainda se acha que se pode jogar a "Champions" sem se ter sido, primeiro, Campeão.

      Eliminar
    7. Caro Cantinho,

      Levantou as duas questões relevantes. A primeira da qualidade das contratações. A segunda das prioridades. A prioridade é o campeonato. Os jogadores do Sporting estão lá para ganharem o campeonato. O que fizerem na Liga dos Campeões ou na Liga Europa vem por acréscimo.

      SL

      Eliminar
  2. (Cont.)
    Cumprimentos e SL.
    Paulo.

    ResponderEliminar
  3. Incompreensível para mim 1)o Bruno César fazer este jogo a lateral esquerdo ainda para mais com Campbell à sua frente; 2) a ausência do Bas Dost do 11 inicial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não se pode pedir o impossível ao Bruno César. O homem jogou até à exaustão contra o Real Madrid. Colocam-nos a lateral esquerdo com a obrigação de andar para cima e para baixo. Pelo caminho, metem-lhe a mosca morta do Campbell.

      Na primeira parte jogámos com menos três. Com menos três na frente. Nenhum se aproveita: André, Campbell e Alan Ruiz. Não bastava substituir um. Era preciso substituir os três. Foi o que JJ fez. Teria sido preferível nem os ter mandado equipar.

      SL

      Eliminar
  4. subscrevo integralmente o post. É verdade que o Patrício não fez uma defesa. É verdade que o Rio Ave teve 4 oportunidades de marcar...e marcou por 3 vezes. Ora com este nível de desconcentração (a começar pelo treinador) outras más surpresas poderão vir. João Mário e sobretudo Slimani não têm neste momento substitutos à sua altura e o plantel parece-me pois mais fraco e com mais défice de finalização. As novas aquisições não são suficientemente agressivas e dinâmicas. Jesus tem que descer à terra e trabalhar com humildade, para que esta equipa tenha pelo menos a solidez da do final da passada época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A mensagem é mesmo essa. Ou o Jorge Jesus regressa à terra e trabalha algumas destas aquisições para ver se não são autênticos barretes ou então estamos em muito maus lençóis. O jogo de hoje serve de alerta para vários problemas da equipa. O problema não está só na Liga dos Campeões.

      SL

      Eliminar
  5. Depois do desastre de ontem so uma cronica destas me podia fazer sorrir um pouco. Obrigado pelo bom-humor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado. Desta vez o humor não é muito. Fez-se o que era possível. Não era possível fazer muito mais.

      SL

      Eliminar
  6. Caríssimo Rui,

    Grande trabalho faz na crença sportinguista. É nas horas da derrota que se distinguem os leões.
    Bem haja por mais esta bela crónica de alívio ás hostes leoninas.

    ResponderEliminar
  7. Caríssimo Rui,

    Grande trabalho faz na crença sportinguista. É nas horas da derrota que se distinguem os leões.
    Bem haja por mais esta bela crónica de alívio ás hostes leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei se aliviei grande coisa. Há problemas estruturais. O Jorge Jesus tem a palavra. Nem tudo aconteceu pelos azares ou as fortunas do jogo.

      SL

      Eliminar
  8. Caro Rui,

    Passei uma boa parte do jogo a pensar o mesmo que o Rui: "O Adrien, sem Liga dos Campeões, também tinha matado a jogada", o Gelson teria acertado o cruzamento, o Coates teria cortado, etc, etc, etc. Andámos a brincar em Madrid e agora deu nisto.

    O que não tinha pensado era na enorme semelhança entre aquele remate do André o que teria feito Postiga naquele momento. A comparação é tão brilhante quanto a sua revelação é preocupante!

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Os golos são ridículos.

      No primeiro o defesa, que é um perneta reconhecido, sai com a bola sem ser acompanhado por nenhum avançado, acabando o Adrien por o deixar ir a partir de certa altura também.

      No segundo, aparece um cromo qualquer de frente para a defesa sem qualquer oposição e com todo o tempo do mundo para fazer o passe para as costas. Assim não há defesa que resista (o Patrício também não esteve brilhante).

      No terceiro, aparece o mesmo cromo sem pressão nenhuma outra vez, lateraliza a bola (Scheolotto faz o favor de colocar o extremo em jogo), desloca-se a passo para a área do Sporting e ainda vai a tempo de rematar ao segundo poste.

      As coisas não aconteceram por acaso. O Jorge Jesus tem de encontrar soluções. É para isso que lhe pagam. Não sei se lhe pagam para não se calar também. Se pagam, fazem mal.

      SL

      Eliminar
    2. Reveja o primeiro golo repare no Schelotto.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Tem razão. O Scheolotto marcou o jogar pelas costas.

      SL

      Eliminar
  9. Saiu João Mário, entra Gelson. Ok
    Saiu Slimani, entra Dost. O..Kay....
    Saiu Teo, entra...entra... Ruiz(Bryan)? KO
    Pois é Jesus, isto não só não melhorou, como até piorou.
    Agora vais ter mesmo de mostrar o que vales.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      O Jorge Jesus tem de se deixar de bazófias e encontrar soluções com os jogadores que tem. Não é para contratarmos mais uma meia dúzia deles lá para janeiro. Ou muda a táctica em função dos jogadores que tem ou ajusta os jogadores, se tal for possível, à táctica que quer impor. Não pode é continuar a querer jogar como no ano passado com jogadores diferentes.

      SL

      Eliminar
    2. E tem que acima de tudo de inventar menos. Ontem teria que jogar o jefferson com o Bruno César à sua frente. O Dost obviamente que tem que ser titular.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      O que me impressionou foi a totalidade incapacidade para o Campbell perceber o que devia fazer. Não descia a acompanhar o defesa, não vinha atrás para ajudar numa tabela a sair com a bola. O Bruno César tinha que invariavelmente jogar comprido junto à linha a trinta metros, que era onde andava o Campbell.

      SL

      Eliminar