sábado, 30 de abril de 2016

Portugal ainda pode vir abaixo!

Ontem, Portugal teve para vir abaixo. Só a intervenção do nosso Draghi da bola evitou o pior. Hoje era o dia em que os mercados iam finalmente estabilizar. A intervenção foi planeada com todo rigor. Era necessário fazer tudo, mas mesmo tudo para que o país não viesse abaixo. Tudo se fez e nem assim.

Cheguei ao Tribuna e estávamos a levar com uma bola ao poste e com o Patrício a agarrá-la depois da carambola que lhe sucedeu. Temi o pior. Nada disso aconteceu. O meio-campo pegou no jogo e não mais deixou os rapazes do Porto tocarem na chicha, mesmo sendo o Danilo muito melhor do que o William Carvalho, como hoje se verificou.

Num determinado momento, o William Carvalho varia o jogo para a direita, o João Mário recebe a bola no peito com dificuldade e, de imediato, mete uma cueca no defesa esquerda e vai pela área fora até a meter a redondinha para o pé direito do Slimani a empurrar para a baliza. Logo a seguir, o Schelotto faz de João Mário para o Slimani fazer de Slimani outra vez. Tudo bem feito, mas o Cassillas defende de cócoras.

Pressentia-se o descalabro. Os mercados estavam a afundar-se. Era necessária uma intervenção forte e decidida para os estabilizar. O lance começa numa falta não assinalada sobre o Schelotto, continua num salto para a piscina do Brahimi e acaba num penalty inventado. Freitas Lobo diligentemente apressou-se a explicar-nos não o que viu mas o que poderá ter visto o árbitro: uma eventual pressão do joelho do Coates na coxa do Brahimi. No reino da ficção anatómica, o esternocleidomastóideo do Vasco Santana é mais credível.

O Sporting treme. O Jorge Jesus grita com a defesa. Parece que vai tudo empatado para o intervalo. É então que aparecem os suspeitos do costume. O Bryan Ruiz encontra um espaço que só existe na cabeça dele para fazer um centro e o Slimani marca um penalty de cabeça.

A segunda parte traz-nos mais do mesmo. Intervenções no mercado para não o deixar afundar. As duas únicas oportunidades de golo do Porto nascem de dois livres inexistentes. Do outro lado, nada se passava. Uma ou outra falta e amarelos nem por isso. Até que um jogador do Porto entra a matar sobre o Slimani, o árbitro, sempre muito atento ao jogo, dá a lei da vantagem para não mostrar amarelo, quando os jogadores do Sporting estão em desvantagem numérica. Azar o dele. O João Mário inventa um passe no tempo e para o espaço certos e o Chuta-chuta chuta assim-assim, para o Casillas fazer o resto. O jogo acaba para os adeptos do Porto. Acaba pouco minutos a seguir, com o árbitro a apitar para o final, evitando a expulsão de um jogador do Porto.

Vão-se viver tempos interessantes. Portugal, afinal, ainda pode vir abaixo. Vão ser necessárias novas intervenções para estabilizar os mercados. Vai continuar a valer tudo. Hoje, como diria o Gabriel Alves, ganhou a força da técnica à técnica da força. Amanhã não se sabe. Só se sabe que a força tem muita força e tudo há-de fazer para ganhar à força.

20 comentários:

  1. Surrealistas, os comentários do Freitas Lobo sobre o penalty fantasma. "No reino da ficção anatómica, o esternocleidomastóideo do Vasco Santana é mais credível". Há muito tempo que não me ria assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O penalty é ridículo. Mas mais ridículo foi o comentário do Freitas Lobo. Em vez de descrever o que viu, resolveu imaginar o que o árbitro terá visto sem saber se viu.

      SL

      Eliminar
    2. Portugal não virá abaixo porque este país ainda não está maluco. O que diriam os deputados, os deputados europeus e os ministros que se insurgiram contra a contratação do JJ, os comentadeiros, os jornaleiros e os avençados que debitam "mentiras" e demências diárias, a FPF, a APAF, a Liga, os dirigentes do Belenenses, Rio Ave, União, Setúbal, etc, se o fifica não for campeão? Tanto trabalho para nada? A frustração e demonstração cabal de incompetência seria total. Não pode ser. E repito: este país ainda não está maluco, é um espaço de bem.

      Imaginar. Claro que Freitas Lobo só pode imaginar o que não é real. O penalty sobre o Brahimi só acontece contra certas equipas.

      Além da vitória enorme no Dragão eu quero realçar o trabalho de Teo no 2º golo leonino. E não estou a brincar. Além de ter sido a 1ª vez que ganhámos um lance num lançamento de linha lateral nosso, vejam o que Teo, inteligentemente, faz ao Maxi.
      É esta manha que muitos dos nossos não têm.

      grande abraço

      http://www.vsports.pt/vod/30882/m/191816/vsports/2cc2843424804de4e62db58d97d7c66f

      Eliminar
    3. Cantinho,
      Se não chamasses a atenção não tinha reparado no Teo, é a chamada "south american way" :)
      SL

      Eliminar
    4. Caro Cantinho,

      O Teo joga, atrapalha-se, atrapalha os colegas, atrapalha os adversários. No ataque é fundamental dispor de alguém que se assegure o nível de trapalhice fundamental para baralhar a defesa.

      SL

      Eliminar
  2. O Teo encarnou no chuta-chuta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Não tenho dúvidas. Foi um golo à Teo. O golo só se explica por feitiço. O Casillas estava enfeitiçado.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui Monteiro,

    Excelente análise (como sempre)

    Discordo de apenas um ponto William inferior a Danilo?? Que o Danilo é um belissimo jogador, sem dúvida mas no meio da mediocridade que é o meio campo do Porto, é fácil um jogador acima da média como o Danilo destacar-se.

    Agora o Danilo é mais rápido e forte fisicamente, mas em capacidade de ler o jogo, qualidade de passe e em segurar a bola? Aí na minha opinião, William é superior.

    A nossa luta continua e sábado há mais.

    Cumprimentos
    Green Oasis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar sou eu que imagino coisas mas apenas li mordaz ironia do escriba nessas linhas.

      31 pesadinho

      Eliminar
    2. Meus caros,

      O registo é completamente irónico. A influência do William Carvalho no jogo é brutal. Não é comparável com nenhum outro jogador em Portugal.

      SL

      Eliminar
    3. Bem me parecia que era sarcasmo...

      Eliminar
    4. Nesse caso as minhas desculpas pela "paradinha" caro Rui :)

      Por momentos achei que o mundo estava virado do avesso :)

      Cumprimentos
      Green Oasis

      Eliminar
  4. Esta crónica sabe que nem um cigarro depois do ato...
    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  5. Grande crónica. Só faltou o "chupa Tavares". Mas de resto, perfeita como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. O Sousa Tavares fica para uma próxima oportunidade.

      SL

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    Sigo o seu blog há imenso tempo, mas pouco comentei.


    Excelente crónica, com elevados conhecimentos do foro táctico-religioso.

    De referir o enorme trabalho do treinador, que nos convenceu que é normal ganharmos ao porto e Benfica, em casa e fora.

    Gonçalo Mano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo,

      Obrigado. É a minha especialidade: a visão táctico-religiosa da coisa. De facto, há coisas que começaram a ser normais sem nos darmos conta disso.

      SL

      Eliminar
  7. Caro Rui,

    Excelente crónica. Há pequenos prazeres que já nenhuma força nos tira. Aqueles 3-0 na luz relatados na Benfica TV como um funeral foram um deles. Mas estes 3-1 no Dragão relatados por um Freitas Lobo à beira do desespero não lhes ficam atrás.

    SL

    ResponderEliminar