quarta-feira, 27 de abril de 2016

De que cor é o mundo?

João Pinto, ex. jogador do Porto, disse em tempos que o seu coração só tinha uma cor, era …azul e branco. Temos assistido a um fenómeno curioso nos últimos tempos. Vários adeptos do tal clube que o coração só tem uma cor andam a saltar pocinhas. Manuel Serrão, admitiu, recentemente, que já foi sócio do Benfica (já não é?). Uma série de comentários e artigos de Sousa Tavares tiveram o seu corolário esta semana com uma verdadeira pérola (no jornal A bola): sosseguem, benfiquistas, o FC Porto vai travar o Sporting. Portistas anónimos no café e na rua vão nervosamente partilhando este sentimento em que o seu coração só tem uma cor: azul, branco e…vermelho. O vermelho do tal inimigo figadal. Mas porque será?

Resposta: o Sporting estava (supostamente) morto, enterrado, arredado destas andanças. Obviamente que as notícias da sua morte eram manifestamente exageradas, parafraseando Mark Twain. Mas andaram lá perto. Pinto da Costa havia-o anunciado, condescendente, no tempo de Godinho Lopes, afirmando que o Sporting fazia falta ao futebol português. Disse-o sem se rir. E nós percebemos o buraco em que nos encontrávamos.

A estrutura bicéfala (Benfica e Porto) do futebol português seria uma realidade (supostamente) incontornável, assente na repartição do poder, de títulos, prestigio e dinheiro. Muito dinheiro. O da champions sempre garantido, patrocínios, receitas variadas. Para utilizar uma expressão cara ao presidente Bruno de carvalho, não haveria espaço para mais nenhuma nádega. Quando muito, haveria espaço para um furúnculo, uma fístula, hemorróidas, ou algo parecido. Mas sempre como um elemento estranho àquele corpo. Um elemento doloroso. Algo que se deveria então erradicar.

Sucede que o Sporting se aguentou. Numa primeira fase graças à sua história e fundamentalmente aos seus adeptos e sócios (os patrocínios não caem do céu). Entretanto (nos últimos três anos), o Porto ficará, pela segunda vez, atrás do Sporting, tendo que jogar a pré-eliminatória da champions e ainda sem nenhum título no futebol. É demais. Agora imagem um Sporting campeão. Conseguem? Do outro lado da segunda circular, o impensável: o treinador campeão aceita treinar o antigo moribundo. Uma equipa com orçamento mais baixo e muito menos dinheiro investido no mercado. E ser campeão? Como diria o Pere Calders: mas agora nascem árvores na sala de jantar? Não pode ser. O mundo só tem uma cor: é azul, vermelho e branco.

Queriam, não queriam?

9 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Essa estrutura bicéfala e bufa ainda muito recentemente estava bem unida contra o Sporting por altura das eleições da liga e com jantaradas pelo meio.

    E vai continuar com a ajuda dos capachos tipo o sr Pereira do Marítimo, eles até dão de barato a final nos barreiros desde que o jogo do campeonato seja um passeio.
    Vejam os árbitros para esta jornada, uma veeergonha!!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A acrescentar a tudo isso, a campanha através dos jornais. A melhor é que os benfiquistas escolheriam o Danilo em lugar do William na selecção. Não largam o osso por nada.

      SL

      Eliminar
  2. Meu caro,

    Muito interessante este post. Esse futebol português bicéfalo tinha muitos fãs, que são na sua maioria as virgens ofendidas com as (muitas vezes inapropriadas) intervenções de Bruno de Carvalho.

    Uma pessoa distraída arrisca-se a pensar que há três anos atrás o futebol Português era um paraíso, sem problemas com a arbitragem, guerras federação/liga, corrupção, negócios sombrios... Na verdade o futebol Português já era tudo isso, mas a liderança bicéfala assegurava que não se falava no assunto!

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Quem escolhe, marca o baralho e deita as cartas, está habituado a escolher a sua definição de paraíso. Os fãs correm atrás da cenoura. Esta semana o que mais há por aí são cenouras penduras numa cana...

      SL

      SL

      Eliminar
  3. A bipolarização interessava e muito. De repente surgem adeptos e figuras emblemáticas do FC do Porto a demonstrar um certo carinho pelo Benfica, mas, o que mais me surpreende, e que mostra que apesar das dificuldades, estamos no caminho certo, é precisamente constatar no sentido inverso existe tambem uma subita empatia e atitude Corporativa para com os rivais do norte. Se o Sporting ganha este campeonato prevejo um (ainda)maior reforço destes laços bidirecionais.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É isso mesmo. É de uma verdadeira atitude corporativa, e de controlo dos mecanismos do poder e de influência. O benfica anda fazer esse caminho há alguns anos. Enquanto não chateávamos muito a coisa ainda era tolerada...

      SL

      Eliminar
  4. A "carneirada" continua a acreditar no pastor BABALOU, o clube é uma maravilha vencendo guerras atrás de guerras( Doyen, Carlos Freitas, 59 mil ao Glorioso, etc) nos tribunais, é um fartote de almofadas cheias de ... eheheheheh. Continuem assim que vão no bom caminho eheheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo com agrado que as agencias de comunicação continuam a fazer o seu trabalho. É sinal que tudo o que foi acima escrito é verdadeiro...

      Eliminar
  5. Duas palavras... "Projecto Roquette".

    ResponderEliminar