quarta-feira, 23 de março de 2016

Futebol contrafeito

Durante muitos anos frequentei a feira de Barcelos, cidade de onde sou natural. Lá se encontrava (e encontra) um pouco de tudo. Relativamente ao material contrafeito poderíamos estabelecer (assim por alto) uma classificação de 3 tipos: O óbvio (aquele que tem adidas escrito com “z”, por exemplo), o muito bom, que passava bem na montra de qualquer loja (caso não muito raro) e, por último, o verdadeiro não autenticado, o material era o mesmo (produzido, aliás, nas fábricas da região para as marcas) mas sem o logótipo da marca em causa. Será a etiqueta que faz a diferença?

E o Sporting deste último jogo, o tal das camisolas com nomes trocados para combater a contrafacção. Qual será a verdadeira versão do Sporting? Será a contrafeita? E assim sendo, qual? Na verdade, o Sporting desta jornada foi igual ao Sporting de jornadas anteriores, mas com (muito) mais eficácia (há que dizê-lo) e sem o colinho quentinho da alcova onde outros se deitam. Em determinados momentos (não é preciso sempre) dá jeito uma caminha bem-feita. Tinha dado jeito em Guimarães onde outros trouxeram uma vitória com um colinho do tamanho do Guerra. Por exemplo.

Ao analisarmos o facto de o Benfica não sofrer qualquer penalti há mais de um ano, acompanhado de uma sobremesa sem direito a qualquer cartão vermelho, estamos perante as tais coincidências que por vezes nos remetem para a hoste dos incrédulos. É o seu conjunto que não nos permite acreditar em nenhuma em separado. Quer dizer, poderia ter acontecido não existirem penáltis. Mas será esse o caso? Sabemos bem que não. E expulsões? Ninguém foi expulso, é um facto, mas ninguém durante esse tempo mereceu ser expulso? Basta o exemplo do Sanches contra o Sporting, e o seu posterior tratamento jornalístico, para percebermos como funciona a geringonça gerida pela liga e abençoada pelo sistema.

O sistema tem um nome (ou dois, consoante), ontem e hoje: Porto e Benfica. Atente-se na ânsia como estes queriam (e querem) um Sporting fragilizado para poderem repartir as conquistas, sejam estas desportivas, sejam financeiras (num país de parcos recursos). Ainda o ano passado, faziam tábua rasa das suas diferenças, as tais que causaram uma guerra no futebol nacional, com apitos pintados de dourado, apenas para tentarem lançar o Sporting borda fora. Deu no que deu. Recordo-me bem da atitude paternalista e condescendente de Pinto da Costa para com o Sporting liderado por Godinho Lopes, no ano do nosso sétimo lugar. Foi aí que percebi o buraco em que estávamos.

Existe, de facto, muita contrafacção no futebol português (começando na liga e na FPF), e olhem que é daquela contrafacção que se vê à vista desarmada, a óbvia, a tal onde adidas se escreve mesmo com “z”: Adidaz.  

24 comentários:

  1. E então àquele que, desesperadamente e à descarada, quer dar o tri ao Carnide será mesmo adeuz e não voltez maiz.
    O maior exemplo de contrafacção rasca, da pior qualidade, que (espero), lá para Junho, deixaremos de ver por essas "feiras".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      A esse, como diria o Herman adeuzzz zzz.
      Mas temo que a feira irá continuar. É uma estrutura (para usar um termo reconhecido no mundo futeboleiro) bem oleada. E o que não falta é óleo para lubrificar a coisa...
      SL

      Eliminar
  2. sempre a mesma coisa, mesmo fazendo um campeonato mais ou menos a culpa é sempre dos outros. Uns calimeros!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com colinho é fácil chamar aos outros calimeros. Vai lá chupar na picha do Orelhas.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Grande posta à mirandesa GP. Sem espinhas, ou melhor, perto do osso. Fizeram-nos a folha vezes sem conta, e com um sorriso condescendente no rosto.
    É todo um mundo de fancaria e de botox que vai escondendo o que realmente se passa. Nesta feira não há ASAE que nos valha...

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo,
      Por acaso, já marchava uma posta à mirandesa.
      É fancaria e em segunda mão. Não há botox que a aguente muito mais tempo. Espero.

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Gabriel,

    No Sporting existe uma versão original e outra contrafeita. Nem sempre as descortinamos. São muito parecidas. O "z" parece um "s" e vice-versa.

    Quanto ao campeonato já tenho mais dúvidas. Só existe uma versão. Não sei é qual delas é. Ou a versão original nasceu contrafeita ou a versão contrafeita nunca encontrou a original.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Seja qual for a versão no Sporting esta está sempre tolhida por meandros que não domina.

      No campeonato as coisas são mais simples, já ninguém se recorda da versão original. Pergunta-se: sendo assim será contrafação? Temos que acrescentar um ponto à classificação acima.

      Um abraço

      Eliminar
  5. AntiAmnésiaSeletiva24 de março de 2016 às 11:28

    Uma lição de borla para quem é desonesto intelectualmente:
    o recorde de tempo sem penalties contra é do SCP, que esteve 1788 dias sem um penalty contra (11/01/1996 a 3/12/200), bem longe dos 366 dias que o SLB leva sem penalties contra.
    O SCP nas épocas de 84-85 e 85-86 não teve nenhum jogador seu expulso. O que prova que esta época a não amostragem de vermelhos a jogadores do SLB está longe de ser inédito. E quem tem um Slimani no clube até devia ter vergonha de falar dos outros. Já para não referir as agressões de João Pereira e João Mário ao Rafa no SCP-Braga (o azar da malta complexada é haver imagens indesmentíveis...).
    O tratamento jornalístico ao Sanches depois do jogo em Alvalade foi vergonhoso, ao perguntarem ao Ruiz durante uma semana o que achou da entrada do jogador do SLB, e ao continuarem essa vergonha o perguntarem ao João Mário em pleno estágio da seleção (?) sobre a mesma entrada. Alguém foi perguntar ao Samarais ou ao Rafa ou a algum dos seus colegas o que acharam das entradas feitas por Slimani, João Mário e João Pereira? Pois...
    Quanto a tirada do "sistema tem dois nomes" basta referir o projecto Roquete... ou já se esqueceram?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As agencias vão distribuindo um ruído de fundo estranhamente sintonizado. Aconselho vivamente uma olhadela aqui:http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/tempo-sem-penalties-contra-no-campeonato.html

      De resto a capa da bola de hoje oferece-nos masi uma perola de fancaria: a única chamada de capa relativa ao sporting é para falar do sanches. Está tudo dito.

      Eliminar
  6. Ainda choram pelos 0 penalties ? A sério ?

    Não sei como funciona a memória dos carneiros , mas imagino que não seja muito boa .

    Campeonato 1999/2000 - Sporting é campeão com 0 penalties contra .

    Campeonato 2000/2001 - Sporting é campeão com 17! a favor , um recorde nacional .


    Antes de atirar as pedras , convém certificar se o nosso telhado não é de vidro ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As agencias vão distribuindo um ruído de fundo estranhamente sintonizado. Aconselho vivamente uma olhadela aqui:http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/03/tempo-sem-penalties-contra-no-campeonato.html

      Eliminar
    2. 1º - Embora exista alguma verdade no que aí é refutado , e isso acontece porque o quadro do Hugo Gil está errado , o Sporting esteve efetivamente 4 épocas ( não digo 4 anos ) sem um penalty contra .

      Nas épocas 96/97 , 97/98 , 9899 e 99/2000 o Sporting não teve nenhum penalty contra no campeonato .

      Esse jogo é de Abril , logo é relativo ao campeonato 95/96 .

      2º - Não sei para que disponibilizou esse link visto que eu não falei das 4 épocas sem penalties . Só mencionei a de 99/2000 que culminou na conquista do campeonato pelo Sporting .

      Visto que para muitos é incrédulo ...

      Eliminar
    3. repito:
      "Ao analisarmos o facto de o Benfica não sofrer qualquer penalti há mais de um ano, acompanhado de uma sobremesa sem direito a qualquer cartão vermelho, estamos perante as tais coincidências que por vezes nos remetem para a hoste dos incrédulos"

      Eliminar
    4. Tinha alguma lógica se o mesmo não se verificasse no vosso clube .

      Se for necessário também consigo compilar uma lista de vários lances para vermelho que não foi mostrado em jogos do Sporting .

      Aliás , o próprio jogador do Sporting que vem defender a entrada do Renato sobre o Ruiz , foi protagonista de uma entrada semelhante , também não sancionada , contra o Braga .

      Ou seja , são erros que acontecem , e acontecem para todos .


      Se ficaram penalties por marcar contra o Benfica ? sim
      Ficaram vermelhor por mostrar ? sim

      Mas não aconteceu apenas com o Benfica . Se querem an alisar tirem as lentes verdes e analisem todos os lances , incluindo os vossos .

      É feio também comer e acusar apenas os outros .

      Eliminar
  7. Meu caro,

    Excelente post. Eu acho que vamos tendo contrafação para todos os gostos, depende dos jogos. Por exemplo, no Benfica - Estoril foi contrafação óbvia: toda a gente viu que o árbitro não quis marcar o penalti, era muito cedo e ele não estava ali para enganar ninguém. No Guimarães - Benfica tivemos material contrafeito muito bom. Teria passado se só tivessemos olhado uma vez. O pior é que foram logo dois 'defeitos' quase de seguida. Em Paços de Ferreira tivemos o verdadeiro não autenticado. Até há imagens em que se fica com a ideia que há um toque, mas a comparação do critério do árbitro com um lance instantes antes na área do Benfica deixa-nos com a certeza que a cópia não é bem igual ao original.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Tem razão. Acho que até podíamos propiciar uma série de workshops e formações sobre a área em causa. temos o Know-how e larga experiência. Seria um meio de prestigiar o país a nível internacional.

      SL

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Tenho sempre um problema de nexo causal quando vejo algo escrito pela propaganda lampiónico-goebbelsiana: será Portugal um país atrasado por ter muitos lampiões, ou teremos muitos lampiões por sermos um país atrasado?

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Graças ao grande homem chamado Dr.james por me devolver meu amante em 48 horas. Bem, deixe-me começar por me apresentar como uma erva-cidreira Saint Vincent USA. Com tanta alegria em meu coração, gostaria de contar ao universo sobre esse homem chamado Dr. James. Ele é capaz de recuperar o amor perdido e a família perdida. Apenas 48 horas depois que entrei em contato com o Dr. James, meu amado voltou para pedir que eu o aceitasse de volta. Se você precisa desesperadamente recuperar seu amante, entre em contato com o Dr. james em (drjamesd3@gmail.com) ou Whatsapp +27737872215. Entre em contato com ele hoje e você terá um melhor relacionamento.

    ResponderEliminar
  12. Graças ao grande homem chamado Dr.james por me devolver meu amante em 48 horas. Bem, deixe-me começar por me apresentar como uma erva-cidreira Saint Vincent USA. Com tanta alegria em meu coração, gostaria de contar ao universo sobre esse homem chamado Dr. James. Ele é capaz de recuperar o amor perdido e a família perdida. Apenas 48 horas depois que entrei em contato com o Dr. James, meu amado voltou para pedir que eu o aceitasse de volta. Se você precisa desesperadamente recuperar seu amante, entre em contato com o Dr. james em (drjamesd3@gmail.com) ou Whatsapp +27737872215. Entre em contato com ele hoje e você terá um melhor relacionamento.

    ResponderEliminar