segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Um Sporting de meter medo

Impressionou a diferença entre as duas equipas. De um lado, uma equipa a correr, a pressionar e a procurar ganhar o jogo. Do outro, uma equipa com receio do adversário, sem uma ideia de jogo, sempre com medo de perder. O Benfica não criou uma oportunidade de golo, nem sequer esteve perto de a criar. Em contrapartida, o Sporting, sem fazer sequer um bom jogo, podia ter esmagado o adversário.

Os mesmos jogadores com um treinador diferente constituem uma equipa diferente. O Jardel voltou a ser o perna-de-pau que nunca deixou de ser. O Talisca é o “flop” que todos sabemos. O Ola John é inconsequente. O Jonas, sozinho no ataque, é inofensivo.

No Sporting, a maior parte dos jogadores não mudou, mas a equipa mudou. No ataque, joga-se mais na profundidade. Há menos apoios frontais e parvoíces do género. O Slimani desmarca-se sistematicamente para as costas da defesa, em deslocações mais verticais ou em diagonais. Nas suas costas, está sempre alguém a desmarcar-se também, para aproveitar o espaço que resulta da necessidade de, pelo menos, um defesa central acompanhar as deslocações do Slimani. A defesa avança mais e torna o campo mais pequeno. Expõe-se ao erro, mas não deixa grande espaço para o adversário jogar.

Agora, este sistema de jogo não dá descanso aos jogadores. O Sporting tem dificuldades de ter a bola e jogar devagar. O João Mário tem a noção da necessidade de, por vezes, parar o jogo e jogar para o lado e para trás. Mas a vontade é sempre a de jogar para a frente quando se ganha a bola. Vamos ver se os jogadores aguentam esta vertigem durante a época toda.

Ganhámos ao Benfica, atual campeão nacional. Ganhámos a Supertaça. Ganhámos sobretudo uma equipa que mete medo, um medo que se entranha na cabeça dos adversários e que os tolhe.

11 comentários:

  1. Sem dúvida. A real influencia de um treinador comeca finalmente a ser aparente aos olhos dos adeptos. E a proposta de jogo do Sporting 2014-15 nem era má de todo, antes pelo contrário (antes de ser desvirtuada no "bola na ala, cruzamento para o Slimani"), mas a maturidade do Sporting hoje foi notável.

    Sobre a fanfarronice de JJ: é irritante, mas eu compreendo que um gajo que sabe do seu valor e levou com os media durante 5 semanas a dizerem que afinal ele nao tinha tido importancia nenhuma no que foi a viragem histórica do futebol do carnide às tantas se farte... se ainda por cima for um gajo com um ego, assim digamos que... grande...

    Sobre a vertigem: agora se vai compreendendo a necessidade de haver, por exemplo, um Aquilani, um Paulista, um Wallyson para render os titulares quando for necessário...

    Sobre o momento: é para saborear e apreciar o facto de estar em construcao uma equipa que pode ir bastante longe. Mas o duplo confronto com o CSKA é mesmo a prova de afericao de quase toda uma época.

    Sobre a blasfémia: voces acreditam que pela primeira vez desde 2013-14 eu nao senti falta do William Carvalho em campo? Isso diz muito sobre a mudanca de paradigma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A fanfarronice do JJ está no limite do suportável. Agora, o homem passou de herói nacional a uma peça dispensável de uma máquina, essa sim, relevante.

      O Benfica parecia o Gil Vicente ou o Arouca. Foi quase lamentável ver o Benfica a jogar diretamente do guarda-redes para a área adversária.

      SL

      Eliminar
  2. O Benfica teve 2 oportunidades flagrantes de golo pelo Jonas. O Sporting, retirando os 2 erros do árbitro, só marcou com um enorme chouriço. Sem isso não ganhavam oi jogo!
    O ano passado em Alvalade o Benfica teve mais sorte. Teve uma única oportunidade e marcou no último minuto.
    Continuem a comemorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Dessas oportunidades do Jonas teve o Sporting uma dúzia. Mas ainda bem que viu só viu os lances do Jonas e não viu as do Sporting.

      Eliminar
    2. O melhor que pode acontecer é que os adeptos do slb demorem a ver o que é evidente.

      "Sim, sim, o Jonas teve montes de ocasioes flagrantes e o slb jogou muito bem, de igual para igual. O Sporting só ganhou o jogo por sorte e com um enorme chourico. E ainda foi perdoado um, nao DOIS penaltis e nao sei quantas expulsoes..."

      Eliminar
    3. Por acaso foi perdoada a expulsão do Sílvio na 2ª parte..

      Eliminar
    4. Meus caros,

      Que Deus dê saúde e muitos anos de vida ao Rui Vitória no Benfica. A arbitragem foi lastimável. O lance mais inacreditável foi o do segundo amarelo ao Sílvio. O árbitro estava ali ao lado. Viu e fez de conta. Imperdoável.

      SL

      Eliminar
  3. "... Ganhámos sobretudo uma equipa que mete medo, um medo que se entranha na cabeça dos adversários e que os tolhe..."

    Caríssimo Rui Monteiro, só para ler isto, valeu a pena bater à porta de "A insustentável leveza de Liedson"! Obrigado e grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus caro,

      Acho que os nosso adversários têm razões para começar a ter medo, muito medo mesmo.

      SL

      Eliminar
  4. De acordo com o post. O JJ tem um grande ego, é verdade, mas merecido. Se fosse como o Mourinho que para as equipas que treina, pede e obtém, os melhores do Mundo, num Chelsea onde é que JJ poderia chegar? Ainda bem que está no Sporting Clube de Portugal, com esta estrutura, esta direcção e com este presidente!!! uma última nota: hoje o Sporting teve um jogador fora-de-série em campo: João Mário! Quem tiver dúvidas que veja o jogo novamente, que foi o que eu fiz. S. L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Se ele ganhar o campeonato no Sporting é que passa a ser o melhor do Mundo. Pelo menos para mim.

      SL

      Eliminar