quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O regresso da WWE

A Liga dos Campões é um excelente programa de entretenimento. À imagem do Wrestling, do WWE, por exemplo, toda a gente sabe á partida quem ganha. No entanto, ninguém se descai. Para quem não esteja atento, até parece que tudo é verdade. Todos participam no espetáculo e ninguém se sente defraudado. Há uma grande diferença relativamente à Liga dos Campeões. No Wrestling recebem todos: os árbitros, o vencedor e o perdedor. Na liga dos Campeões, o perdedor não leva nada. Para castigo, mandam-no remar para as galeras da Liga Europa.

O Sporting sabia qual era o seu papel. Muitos outros clubes também sabem. Desportivamente a Liga dos Campões não lhes interessa para nada. Só lhes interessa o “guito”. O que é desagradável é fazerem o papel que lhes está destinado sem receberem por isso.

Há dois ou três pontos a favor da arbitragem de hoje e do jogo da semana passada. O primeiro é a coerência. Os jogadores do CSKA podem sempre jogar a bola com a mão, não havendo qualquer distinção se o fazem para evitar ou para marcar um golo. O segundo é o sangue frio e a coordenação de toda a equipa. Quando não é para ver nada, ninguém vê nada, não importando se se é árbitro de baliza, fiscal de linha ou árbitro principal ou se se está mais próximo ou mais distante do lance. Numa situação de desespero, como no golo anulado ao Sporting, há um deles que sabe o que tem de fazer e o que deve ser feito. Não se atrapalham com decisões contraditórias.

Como costumo dizer, futebol não é patinagem artística. Merece ganhar quem ganha e ganha quem merece ganhar. Contam somente as que o árbitro diz que entraram. Se assim não fosse, talvez tivéssemos empatado e merecido passar à fase de grupos. Sendo assim, perdemos e não merecemos passar à fase de grupos.

20 comentários:

  1. Obviamente que fomos roubados! Cá e lá.

    Agora falta categoria e já agora manha! A equipa nunca soube jogar com o resultado. Sim saber temporizar, arrefecer o jogo!

    Entrámos pessimamente na 2ª parte! Aquele 1º golo realmente só acontece ao Sporting!

    Quanto ao 2º golo é emblemático… e revolta-me de uma maneira sem explicação!
    Tanto tempo para jogar simples, para fazer falta, para jogar a bola para as couves!!!

    O Ruiz pode ter os pézinhos fantásticos mas a jogar sempre em lentas não dá!! Incompreensível permanecer tanto tempo em campo.

    E pronto papámos 2 golos mais ou menos iguais da forma que todos nós sabíamos que era o ponto forte deles… perda de bola dos médios (e como facilitaram a tarefa…) passe de ruptura e golo.

    Para o Sporting ter sucesso na Champions e até cá dentro faz falta uma coisa muito simples e que anseio ver um dia.

    Quero ver um Sporting cínico.

    Acho que isto acaba por resumir tudo.

    Por enquanto falta categoria e sobra muita ingenuidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Falta muita coisa e sobra muita coisa. Diria mais: sobra muito árbitro.

      SL

      Eliminar
    2. Verdade.

      Mas não explica tudo infelizmente.

      Eliminar
    3. FCS,

      mesmo jogando tão mal, foi suficiente para marcar 2 golos e sofrer 2 legítimos. E isto quando se leva 5 jogos em 18 dias, com 7 semanas de trabalho, não está nada mal.
      Em condições anormais, o jogo insuficiente teria sido suficiente.
      E não, não me enganei, eu quis mesmo dizer "condições anormais". Só uma "anormalidade" é que nos levaria ao sucesso nesta eliminatória.
      O "normal" aconteceu.

      Eliminar
  2. Excelente post Rui Monteiro.

    FCS
    Explica, explica, O que é verdade é que o treinador pode ser o pior do Mundo, assim como os jogadores, mas se o apitador anulasse um golo ilegal (marcado com o braço) ao CSKA e não anulasse um golo limpo ao Sporting (Slimani), o resultado final seria: CSKA 2 - Sporting 2. Já para não falar nos 2 penáltis a nosso favor no jogo da 1ª mão em Alvalade. Penso que a equipa poderia ter jogado melhor na 2ª parte, mas o que é facto é que com uma arbitragem isenta passaríamos esta eliminatória! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Acho que o Sporting devia ter jogado mais. Também acho que o CSKA devia ter jogados mais. Acho que o árbitro devia ter jogado menos.

      SL

      Eliminar
  3. Financeiramente o prejuízo é evidente. Desportivamente... vamos também fazer de conta que sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Há males que podem vir por bem. Quem sabe se não vendemos alguns dos pernetas que por lá andam?

      A Liga dos Campões não é uma competição. É uma programa de entretenimento. Só é pena que não paguem melhor os clubes que andam lá para fingirem que se anda a disputar alguma coisa.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Claro que não é uma competição. É um desfile de poder, distribuição de dinheiro e de ostentação.
      Mas o futuro será ainda pior. Aquilo que o SLB andou a fazer, na pré-época, pelos EUA e México (e que o Porto recusou) é o futuro das competições: convites aos poderosos dos e a jogarem uma super competição pelos paraísos financeiros, arrecadando cada vez mais dinheiro e distanciando-se dos pobretanas. Uma competição vip.
      As ligas nacionais? Bem, essas ficam para serem jogadas pelos clubes pobres mas vencidas pelos ricos (mesmo que tenham de jogar com jogadores de baixa categoria - tem de se justificar o porquê de se ter 50 jogadores com contrato).

      Eliminar
    3. Cantinho,

      Interessante ponto de vista... Tb já pensei nessa hipótese, mas concluí que no dia em que isso acontecer, o futebol morre definitivamente. É que os cubes ricos podem ter mt poder e dinheiro, mas como constituem uma elite, estão, felizmente, mt longe de concentrar a enorme maioria dos adeptos de futebol. De modo que se optassem por jogar apenas entre eles, alienavam uma qtde nada despiciente de adeptos... E sem adeptos... É a minha opinião e acho que é apenas por isso que uma competição desse género ainda não avançou e dificilmente avance num futuro próximo. Abç

      Eliminar
  4. São 14 milhões e os russos não se importam de partilhar com o árbitro. A nossa marca é o nosso país são muito pequenos. Quem paga por estes erros. A FIFA assobia para o lado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que isso do país tenha influência. É mais a dimensão dos clubes. Tenho a certeza que o Porto não sofria uma arbitragem destas (muito menos duas) num jogo desta importância e contra um rival deste nível (comparado com o Porto).

      Eliminar
  5. O post é um fiel retrato da palhaçada em que fomos obrigados em participar. Bem nos podia ter calhado um Valência, que o resultado era o mesmo mas a viagem e desgaste era menor.
    A analogia com a WWE está perfeita. Só é pena ter-me feito sentir velho, pois a última vez que olhei para lá ainda era WWF.

    O parágrafo sobre a equipa de arbitragem é genial. E, no último, está a frase que retrata o que é hoje, o futebol:
    "Contam somente as que o árbitro diz que entraram."

    É isto que a FIFA e UEFA (e cá dentro a LIGA, FPF e APAFs) não querem deixar de controlar.

    um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. A sério? Mas vocês não são capazes de admitir as coisas? Agora só faltou dizer que não queriam ver o Sporting na champions... poupem-se dessa figura. Nós não jogamos absolutamente NADA. E fomos eliminados por uma equipa abaixo de banal. Agora é hora de pôr os pés na terra e percebermos que afinal o treinador não é o tal mestre da táctica que nós queríamos que fosse, ou que os jogadores não são nada (mas mesmo nada) dos craques que andávamos (nós sportinguistas e comunicação social) a "pintar". Agora é fazer tudo por tudo para ganhar em Coimbra, nem que seja com um golo resultante de lançamento de linha lateral feito dentro de campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um lampiurso a fazer- se passar por sportinguista.
      Tem vegonha .Vai ver o resumo do jogo do Arouca.

      Eliminar
  7. Acho INCRIVEL!! JA cansa a conversa dos abitros . o CSKA tambem tem um penalty a favor ca que ninguem fala.. O arbitro ontem fez uma bela arbitragem e esse lance a bola sai mesmo descreve o arco por fora da linha , semelhante ao golo anulado contra o Benfica , se os arbitros tivessem contra nao tinham levado ao desespero dos jogadores do CSKA, ontem as decisoes na maioria foram a favor do SCP. O Golo do DOumbia nunca e falta ele nao pode cortar o braço a bola e involuntaria se ele n tivesse ali o braço marcava com o peito , ja para nao falar que o Arbitro está tapado, por isso chega sempre que nao se ganha um jogo a culpa é do arbitro , a verdade é que se o arbitro quisesse prejudicar o scp o arbitro tinha marcado fora de jogo ao TEO porque ele está milimetros em fora de jogo. Devia preocupar é como uma equipa como o scp ja estando avisada no 1º jogo que os jogadores que deviam ser bem tapados sao os do meio campo que metem as bolas nas costas da defesa , e o sr JJ nao leva um unico medio deixando os 3 rebentarem , a vdd e q o Bruno Paulista o Jogador mais caro do scp a seguir ao Gauld nem aparece nas contas desta convocatoria. O scp tem razoes de queixa da arbitragem , mas dizer que ha um complot para prejudicar o scp seja a nivel interno ou externo , chega a tornar se ridiculo , senao vejamos se fosse assim : o jogo com o Benfica ha pelo menos um penalty a favor do Gaitan , no jogo com o Tondela ha um lance ilegal que o arbitro da penalty ao Scp no ultimo minuto e no jogo com o Paços bom so ve casos quem quiser mas o Joao Pereira nao pode fazer aquilo e ele faz penalty e que eu saiba nao ha nenhum penalty no jogo com o Paços de Ferreira a favor do Scp , discute se o cartao ao Slimani (mas ele foi protestar feito estupido) e ao Joao Pereira mas o jogo nao sao cameras lentas e o jogo corrido e um lance que na interpertaçao do abritro ainda pode ganhar a bola se n fosse atrasado pelo Joao Pereira e é falso que digam que o Patricio ja tem a bola nas maos , enquanto ao tempo de desconto foram 3 mas o scp era mais 1 2 minutos que ia mudar o que nao fez em 85? o denominador comum é que desde a pre epoca é que o scp nao anda a jogar nada e a ter muitas dificuldades contra os Tondelas desta vida e apostar a cartilha na arbitragem é querer arranjar desculpas e enfiar a cabeça na areia e nao assumir as responsabilidades e se formos continuar assim nao vamos evoluir .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um lampiurso, é que são tão obvios!

      Eliminar
  8. Caro Rui,

    Excelente comparação e excelente artigo. Desportivamente acabar a nossa participação na Champions na Liga Europa é perfeitamente normal. Assim começamos os jogos a sério mais cedo, só isso. O que fica por receber são os milhões. Não é justo, mas é o que é.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Caro Rui,

    Excelente comparação e excelente artigo. Desportivamente acabar a nossa participação na Champions na Liga Europa é perfeitamente normal. Assim começamos os jogos a sério mais cedo, só isso. O que fica por receber são os milhões. Não é justo, mas é o que é.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Atenção Rui que esta GALINHA ( bruno ). É um lampiâo que já fez copy paste deste texto em vários blogues sportinguistas. Faz-se passar por sportinguista a galinhola. Já o li em vários blogues sportinguistas (até com o nome de Tiago). A GALINHOLA, tenta confundir e dividir os Sportinguistas. Aliás, depois da vinda de JJ para Alvalade, para eles e comentadores comissionistas, vale tudo para destruir o Sporting. Somos grandes e não nos vão destruir!!! SL

    ResponderEliminar