quarta-feira, 15 de maio de 2013

Limpar o PIB a meninos

Hoje, um colega transmitiu-me a sua preocupação quanto à evolução do PIB face às previsões do Governo. No primeiro trimestre, registou-se uma redução de 3,9%, bastante acima do previsto (2,3%) para o ano no seu conjunto. Ele próprio avançou algumas explicações. As sucessivas medidas de austeridade, administradas a conta-gotas, geram risco adicional e, portanto, levam à retração do consumo e do investimento. O contexto recessivo europeu tem gerado uma redução da procura externa e, sobretudo, daquela a que se destinam as exportações nacionais.

Mas a explicação pode ser bem mais simples e ele também a avança. Provavelmente, os agentes económicos anteciparam o que ia acontecer ao Benfica e essa antecipação é que explica o comportamento do PIB no primeiro trimestre. Como se vê, os agentes económicos em geral estão muito mais bem informados do que os habituais comentadores do futebolês nacional.


(Aditamento: o Júlio Pereira leva mais longe a minha conclusão. Não só constata que os mercados são omniscientes, como sabíamos, como conclui que não perdoam a quem perde nos descontos)

7 comentários:

  1. Depois destes 2 jogos, Peseiro sente-se um aprendiz perto do mascador de pastilhas de juba esbranquiçada.

    Foi lindo de observar os meninos benfiquistas, a brincar aos passes e tabelinhas, e os ingleses meio indiferentes a rebentar bolas na trave e a marcar quando fez falta.

    Um belo serão.

    Obrigado Benfica :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É uma peseirada mas, mesmo assim, sem atropelamento do guarda-redes. Foram só atropelados pela realidade.

      SL

      Eliminar
  2. «Os agentes económicos em geral estão muito mais bem informados do que os habituais comentadores do futebolês nacional». E dizer isso já é dizer muito, meu caro.
    Se como sabemos as previsões dos economistas são tão ou menos certeiras que as da Maia ou as do bruxo de Fafe, a malta da bola anda mesmo a dormir.
    Mas agora a questão não é apenas económica ou futebolística, é também religiosa. Digo-o não apenas porque Jesus ajoelhou (logo terá que rezar) mas por que o nosso Presidente Cavaco já apelou aos favores da N. S. de Fátima e agora a S. Jorge (outro que já teve questões a resolver com um dragão, se não estou em erro) para nos tirar do buraco onde estamos e de onde o Benfica insiste, via baixa do PIB, em nos manter.
    É hora dos crentes orarem, ainda não está tudo perdido, falta uma nica de campeonato e uma taça. Ainda há esperança para a nossa economia.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Estamos a apostar tudo no Paço de Ferreira e no Guimarães. Só eles é que ainda podem salvar as previsões do Gaspar.

      Um abraço

      Eliminar
  3. E o Boifica é o nosso grande humor!
    Agora vão pagar tudo pelo que nos fizeram em 2005, XAU LIGA EUROPA, XAU CAMPEONATO (lembram-se destas piadas dos lamps?)

    ResponderEliminar
  4. Mudaram de nome agora são o: SLB92

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Isto não é muito fácil para eles. Nós sabemos quanto isto custa.

      SL

      Eliminar