domingo, 27 de janeiro de 2013

O Joãozinho não merecia

Não jogámos mal. Nem bem também. Defendemos competentemente. Pressionámos o adversário. Tivemos sempre mais bola. Mas nos últimos trinta metros falta sempre alguma coisa. Diria que falta golo nas botas (e na cabeça também).

Que sentido faz ganhar a linha vezes sem conta se o centro não tem conta ou não encontra quem deve? Ou alguém joga a médio, mas atrás do Wolfswinkel, e aparece na área ou, então, as jogadas de ataque estão condenadas ao fracasso. O Labyad tinha essa função aparentemente. O Wolfswinkel sozinho na frente é que não dá conta do recado. É verdade que não é o Jardel, mas podia disfarçar ao menos. Fico na minha: jogar com um avançado, em Portugal, é dar descanso às defesas e mais nada.

A defesa não esteve mal. O Rinaudo esteve magnífico, com excepção de um ou outro passe para o ataque. O Adrien andou por lá em estilo de jogador de futebol de salão. O Labyad tentou, porfiou, como se costuma dizer, mas não foi suficiente. O Wolfswinkel esteve ao seu jeito. Marcou o difícil e não marcou o que parecia bem mais fácil (como um cabeceamento a acabar o jogo). O Capel e o Carrillo fizeram coisas levadas da breca e disparates completos. O Pedro Mendes não pareceu pior do que o Boulahrouz. O Viola é um nabo rematado. O Jéffren é como o Adrien, mas em avançado.

O árbitro não marcou um penalty a favor do Guimarães. O Joãozinho não merecia. Assim nascem os grandes jogadores. Não se queimam à primeira. Convém é não confiar na sorte. Não somos o Porto ou o Benfica. Podem-nos perdoar a primeira, mas a segunda não nos perdoam nunca.

10 comentários:

  1. Caro Rui
    Já se vai vendo algum futebol, mesmo que misturado com alguma trapalhice.
    Não acho que tenha sido penalty mas não me admirava muito que tivessem marcado. Convinha ser um pouco mais efectivo no ataque mas está a ser uma boa pré época, à terceira parece ser de vez.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vendo agora melhor, também tenho as minhas dúvidas. Agora mesmo com dúvidas, costumam-nos marcar estas penalidades.

      Um abraço

      (E sim, parece já uma equipa de futebol)

      Eliminar
  2. Já tem semelhanças com uma equipa de futebol. Mas lá que é preciso arranjar rapidamente um pinheiro, se a ideia é jogar no chuveirinho, parece óbvio. Certamente o professor já o disse ao empregado do BES. Haverá cheque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já jogam à bola, essa é uma verdade. Não sei se não devemos contratar um tal de Baldé do Guimarães.

      SL

      Eliminar
    2. O nosso marcou 6. Tirando da lista os incompráveis ficam estes, que jogam aqui e marcam mais ou o mesmo. Será possível que não se esteja a comprar nenhum deles, assumindo que é para ir para o banco?
      Edinho Académica 10
      Luís Leal Estoril 7
      Ghilas Moreirense 7
      Van Wolfswinkel Sporting 6 (este é o nosso)
      Steven Vitória Estoril 6
      Tarantini Rio Ave 5
      Hurtado P. Ferreira 5
      Amido Baldé V. Guimarães 5
      Salim Cissé Académica 5

      Eliminar
  3. Parece que o lobo holandês, está mesmo de partida.
    Passam assim a ser 6 as saídas: Elias, Gelson, Prajnic, Carriço, Insua e Wolks.

    Para a limpeza ser completa, penso que só faltou sair o Bolo de Arroz, mas neste momento não deve ser colocar este central com um ordenado milionário. O Rojo também é outro que não deverá ficar muito mais tempo.

    Ficamos com uma equipa, muito portuguesa, muito jovem, e á dimensão da nossa (vazia) carteira.

    Provavelmente será este o caminho durante largos anos, juntar algumas jovens promessas dos mercados mais acessíveis (queremos mais Carrillos!), com o excelente produto da nossa Academia.

    Enfim, quem não tem dinheiro não tem vicios....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Neste momento não há outra coisa a fazer. É preciso pagar dívidas e reduzir despesas com salários. Está na hora de desinvestir. Tudo isto se teria evitado com um plneamento mais rigoroso desta e da época anterior. Não se podem contratar camionetas de jogadores e entregá-los a amadores para os treinarem.

      SL

      Eliminar
  4. Joãozinho impressionou-me! ele e Miguel Lopes, começo a morder a língua sobre o que disse sobre os dois.
    No fim do jogo Jesualdo disse "Tenho neste momento, ao meu dispor, o futuro lateral direito titular da selecção." Concordam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não vi o Miguel Lopes fazer nada de especial.
      Teve a sorte do seu centro ter dado golo, mas na verdade o jogo até carrilou muito mais pelo lado esquerdo do que pelo direito.
      A defender também se destacou por aí além.

      Tenho duvidas que venha a ser o futuro lateral direito da seleção. Tem 26 anos, apenas menos 2 anos que o João Pereira. E o filho de Chelas, não sendo um lateral espetacular, é capaz de ser dono do corredor direito da seleção nos próximos 3 ou 4 anos.

      Eliminar
  5. O que eu acho impressionante é que ouvindo a rádio fiquei convencido que havia um penalty claro a favor do Vitória, daqueles que não há a minima duvida. Vejo o resumo e só com uma enorme dose de APAF é que semarcaria um penalty em que o avançado vai para cima do defesa sem que este tenha feito nada para o derrubar. O movimento do joãozinho é continuar a corrida que estava a fazer, nem deixou o pé para trás nem tentou chegar à bola. Nunca na vida seria penalty.

    ResponderEliminar