terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O futuro pode ser verde mas tão-só

Subitamente despertou a discussão que importa. Andávamos a fugir dela. Havia, e há, vários elefantes na sala e ninguém os queria ver. Só que a reformas estruturais têm de ser feitas e não há nada a fazer. Os mercados assim o exigem.

Faz sentido que este blogue continue a ter a cor azul? Esta cor resulta da nossa info-exclusão. O Blogger dispõe de uns modelos pré-definidos. Este é um deles. Não é nem mais bonito nem mais feio do que os demais. Não me aborrece o azul. O que me aborrece é tratar-se de um azul cueca. Mas não basta tirar a cueca ao azul. É preciso tirar o azul e a cueca ao mesmo tempo. Vamos ver no que dá. O Júlio Pereira é que sabe de computadores.

O título continua a fazer sentido? O Liedson foi para o Porto, é verdade. Mas também é verdade que, indo para o Porto, os golos que marcou pelo Sporting não são descontados. Não acredito que nos tirem os golos que marcou, sobretudo ao Benfica e, em particular, aqueles que deixaram o Luisão com uma hérnia discal da qual nunca mais recuperou. Os blogues são criados num contexto. Têm uma história e essa, por muito que queiramos, não desaparece.

O subtítulo deve continuar? Não vejo razão para falar mais bem do que mal do Sporting. Não vejo razão para falar bem do Benfica também. Falar do Porto conformado é uma ironia. A bola é redonda, jogam onze de cada lado, e no fim ganha o Porto. Pelos caminhos mais ínvios, mas ganha. Este registo irónico (e bem disposto, já agora) é que nos tem caracterizado. O futebol não é um assunto sério, não é sério, nem se pode levar muito a sério. Mesmo assim, o subtítulo pode mudar. Não muito, mas pode mudar alguma coisa.

9 comentários:

  1. Caro Rui
    Ninguém me pediu a opinião, nem tinham. Ouso dá-la agora apenas porque concordo que esta é uma questão que está a criar algum ruído.

    Eu tentei não aflorar o assunto, essencialmente porque não sou o “pai da criança”. Na melhor das hipóteses serei um "tio afastado" mas, deixe-me que lhe diga ...c´um raio! Então temos que deixar de ser quem somos assim tão levianamente?

    Mudar de nome? NÃO! Parece-me uma mudança precipitada e até algo complexada! Passo a argumentar.

    Se o que a alguns transtorna, quanto a símbolos que mudam de clube, é que o Liedson, em idade de reforma e sem ofertas do Sporting , tenha ido aos trinta e tal anos TRABALHAR para o FCP com um bom contrato, eu gostaria de lembrar o caso do “bi-bota de ouro” Fernando Gomes. Símbolo do FCP, ainda hoje futuro ou, ex futuro, presidente do mesmo, este senhor avançado, também ele de méritos comprovados, salvo melhores e mais actuais estatísticas, marcou 318 golos no campeonato português, 288 dos quais pelo F.C.Porto, sendo o maior goleador de sempre e uma das mais populares figuras deste clube, no final da sua carreira jogou no Sporting de 1989 a 1991, tendo feito 63 jogos e 39 golos. Jogou no Sporting, honrou a camisola, e nem por isso deixou de ser o” Gomes do FCP”, clube que começou a representar aos 14 anos, e ainda hoje é um símbolo e dirigente do mesmo.

    Lembro ainda que devemos grande parte de um titulo a dois símbolos dos rivais, o João Pinto e o Jardel.

    Parece-me portanto que é preciso alguma memória, ponderação e elevação. Se queremos continuar a ser grandes, temos que nos comportar como tal e a olhar os outros de forma menos complexada. Caso contrário, estamos mesmo a dar-lhes argumentos.

    P.S. Quanto ao azul, acho que este não é, nem quero que passe a ser, exclusivo do FCP, por exemplo o Cézanne e o Picasso usaram-no abundantemente, com muito mais mérito e nem por isso o azul ficou deles. Mais, o azul cueca, como diz, que está em uso no “nosso” blogue até é num tom mais “Belenenses” do que “FCP” mas ...que se lixe...mude-se!

    Já quanto ao mote, por mim, em relação ao FCP deveríamos estar no mínimo desconfiados mas...aí não me meto. Eu sou só “tio”, não vou mexer no batismo nem com a “religião” da criança...conformada, adaptada, revoltada, deixo isso aos "pais". Seja lá o que ela for eu, enquanto puder, aqui estarei para lhe dar uma mãozinha...e a merenda para o caminho

    SL

    ResponderEliminar
  2. Amigos, em tempos saudosos, também já pescamos grandes jogadores que a seu tempo brilharam no Norte. Gomes é só um exemplo, mais existiram, Edmilson, Derlei e o enorme Jardel que até um campeonato nos deu.

    Não me choca que o Liedson, acabe a sua carreira a sacar ainda um gordo ordenado no FCP, ao que parece até tivemos oportunidade de o trazer há alguns meses atrás.

    O que me causa a mim irritação é ouvir o antigo repositor de supermercados, vir afirmar com desdém que finalmente concretizou um desejo com muitos anos. Isto sim, soa a falta de respeito, a ignorar todas as lagrimas (incluindo as dele propria), vertidas no dia da sua despedida.

    Já para não para falar do czar desequilibrado mental, que ainda há pouco tempo recusava apertar a mão á maçã podre, e agora desfaz-se em elogios e agradecimentos á dita maça bichada.

    A vida é feita de renovações, e quem sabe os autores deste excelente blog, nos presenteiam com um novo titulo e novo aspecto, dentro da linha perspicaz, irónica e bem humorada que caracterizam este espaço?

    Abraço e boa continuação.

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro,

    Não posso estar mais de acordo. Como bem dizes, tudo tem uma história e um contexto que merece ser respeitado. Como bem recorda o nosso amigo A. Trindade, o bi-bota Fernando Gomes – durante muitos anos capitão do FC Porto, foi afastado do Porto ao entrar em conflito com o Pinto da Costa, acabando por se transferir para o Sporting, onde esteve dois anos a bom nível. Como podem ver neste link (http://www.youtube.com/watch?v=haaDVstdS0A ), Fernando Gomes teve sempre uma postura correta com o Sporting, elogiando a nossa extraordinária massa associativa, mas não escondendo ser adepto do Porto. Espero que Liedson, mesmo sem ser um histórico do Sporting, saiba seguir este exemplo. Foram precisos muitos anos para ser muito especial no imaginário leonino e agora, em fase final de carreira, faço votos que Liedson, tal como Fernando Gomes, tenha a inteligência suficiente para não destruir todo esse património, trocando-o por umas poucas palavras encomendadas pela nomenklatura portista…

    Quando me falam da síndrome de clube amaldiçoado nestas trocas de camisolas – diretas ou indiretas - do Sporting com o Porto gosto de recordar a história, claro, do Jardel, porventura o maior símbolo da hegemonia do Porto nas últimas duas décadas (merecendo até do Rui Veloso e Carlos Tê o célebre “voando entre os centrais”). Saiu do Porto para um clube turco e, depois, regressou a Portugal para representar o Sporting, trocado por uma catrefada de cromos que por cá jogavam (isto após, aparentemente, o “infalível” Porto ter recusado o seu regresso). Pois Jardel deu-nos, praticamente sozinho (digo eu), o nosso último título de campeão em 2001/2002. Liedson, nos próximos seis meses, poderá até vir a dar um contributo decisivo para mais um título portista, mas, decerto, nunca terá a assinatura única de Mário Jardel nesse título leonino.

    Um abraço

    JP

    PS – No fim de semana vou tentar tratar do “azul cueca”…

    ResponderEliminar
  4. Por mim mudavas o nome do Blog!!! Esse nome passou de heroi a porco sebento!!!

    Para mim vai ser sempre aquele que disse: "já sonhava jogar no porto à muitos anos"

    ResponderEliminar
  5. Este Liedson é o nosso, o outro que se lixe!

    ResponderEliminar
  6. Quem é o lYedson que foi pró fóculpuerto?

    Acho que em tempos jogou na msm equipa do izmaYlov... e do João MoutYnho.

    P.S. - Gosto das mudanças que encontrei no blogue. Qt ao registo habitual dos post's, é continuar... sem mudanças. Tal como está, está bem e recomenda-se.

    SL!

    ResponderEliminar
  7. Ah! Mudar o título e o sub-título? O nome nasce e morre connosco... Para além d q não me parece q haja registo civil para alterar nome aos blogues...

    Abçs!

    ResponderEliminar