quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os bons nem sempre são os melhores e os melhores nem sempre são bons

Um dos meus heróis de infância foi o Major Alvega, rebaptizado em português, à conta do Estado Novo, em Major Jaime Eduardo de Cook e Alvega. A história era simples: o Major Alvega era bom piloto de guerra, estava do lado certo, do lado do bem (contra o mal), e por isso era melhor que os pilotos alemães. Ser bom e estar do lado do bem era ser melhor.

As histórias devem ter uma moral. A simplicidade ajuda a encontrar essa moral. Nunca me ocorreu que ele fosse melhor porque os alemães simplesmente não eram bons ou porque as circunstâncias o permitiam (por exemplo, em nenhum momento, procurei saber se os “Spitfires” eram melhores que os “Stukas”).

No futebol os resultados permitem construir essa (falsa) moral também: os bons são sempre os melhores e os melhores são sempre bons. Infelizmente na vida, e no futebol, as coisas não são tão simples assim. É-se melhor em certas circunstâncias e é-se melhor porque os outros são piores. Ser-se bom nem sempre é condição necessária, e muito menos suficiente, para se ser melhor.

Isto para dizer que não consigo analisar a “performance” do Sporting sem atender às suas circunstâncias e à “performance” dos adversários (que resulta das suas circunstâncias também). Não consigo fazer essa análise sem contar com o autêntico roubo de início de época (e, ainda, à forma como esses resultados foram influenciando o comportamento da equipa nos jogos subsequentes). Não consigo fazer essa análise sem contar com o facto de os principais adversários não terem sido roubados de igual forma.

8 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os nossos blogs. Em caso de aceitar, avise-me por e-mail ou comentário assinado.
    Ao dispor.

    Perspectiva Desportiva (http://perspectivadesportiva.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  2. Concordo e acho que está bem explicado; infelizmente, o clube caiu na armadilha armada e mais uma vez parece ser o mau da fita e que não presta! Todas as teorias da conspiração tem uma grande margem de erro, assim como as tramoías que as originam; mas enquanto no ano passado, até Janeiro o Sporting não teve praticamente problemas com a arbitragem (começou o problema no jogo com o Estoril para a taça da liga e com o apitador colina português ); este ano o inicio da temporada foi nefasto, ninguém na comunicação social realçou esse aspecto e deu a importância devida e chegámos ao estado de descrédito generalizado, pois os resultados contra as equipas mais difíceis não foram os desejados! Já houve tempos em que o clube perdeu pontos com as equipas que desceram de divisão, este ano só ganhou 1 ponto nos jogos dos primeiros cinco classificados... Agora o que eu entendo que faça parte da tramoía : são as arbitragens, a falta de capacidade de certas equipas em ganhar a outras ( porto e benfas), que é notório no discurso dos treinadores antes dos jogos, a manipulação da comunicação social, a apatia da fpf, da liga de clubes etc.... Agora não entendo é que com todos estes contras, a equipa este ano teve uma enorme quantidade de lesões de jogadores importantes, mau gabinete de comunicação do clube ( raramente trata bem dos casos que aparecem) e a velha disputa interna pelo poder.... Mais que uma conspiração interna, o Sporting parece sofrer uma conspiração cósmica, um poder superior, uma justiça divina que parece castigar sempre o clube! Para mim o Sporting é o major Alvega e os pilotos alemães são os tripas e os lampiões, no entanto para o mundo eles é que são os bons e por isso os melhores, enquanto isso o Sporting é mau e por isso o pior.... Não entendo.... Neste país realmente aplaude-se mais a batotice e corrupção do que o trabalho e esforço, em todos os quadrantes da sociedade!
    P.S.- O que mais me custou na derrota contra o braga, foi ver aquele anão projecto de presidente corrupto vir disser que não dão importância ao seu clube e que estão no lugar que merecem.... Mais que tudo, o Sporting não podia ter oferecido essa hipótese de publicidade e marketing, nunca à custa do Sporting, pois o de braga comparar-se com o Sporting clube de Portugal deveria ser considerado um crime por difamação! Ainda têm muito, mas mesmo muito caminho a percorrer para chegar aos calcanhares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Karl,

      As arbitragens só nos acontecem a nós. Nem aos clubes que estão para descer de divisão lhes acontece tal coisa. Está ver o que seria o Benfica e o Porto perderem pontos em dois jogos em que em cada um deles lhes tivesse sido anulado um golo limpo e não assinalado um penalty claro. Enfim, nunca vivremos o suficiente para assitir a uma coisa dessas.

      Imaginemos por um só momento que nos marcassem os penalties cirúgicos que marcaram a favor do Porto no prinícpio de época e os três penalties que o Duarte Gomes marcou a fvor do Benfica nos jogos mais complicados. Imaginemos que ao Porto e ao Benfica os roubavam como nos roubaram. Como é que seria a classificação? De quem é que se estaria a falar mal?

      SL

      Eliminar
  3. Os Spitfires são/eram muito melhor que os Stukas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro LMGM,

      Mesmo que os Spifires fossem nossos e os Stukas deles, acabávamos por perder na mesma. Haviam de nos dar um combustível marado ou qualquer coisa assim.

      SL

      Eliminar
  4. O major Alvega é o nosso "esforço de guerra". Mas de que adianta se, em vesperas de mais uma batalha aerea , nos bastidores da RAF, não lhe carregarem com todas as munições o seu armamento e se lhe meterem só um quarto de gasolina no "spitfire" e ele for obrigado a regressar á base, sem conseguir cumprir a sua missão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando Sousa,

      Eu até acho que temos o Major Alvega e os Spitfires. Nunca nos arranjam, de facto, o combustível mais adequado e na dose adequada.

      SL

      Eliminar
  5. roubados? mas n era do Postiga e do DJaló?
    Agora q sem eles perdem e sem roubo...ainda vamos ter peditório para voltar? ou o holandes q ainda nem 5 golos fez sem ser depenalty ainda é bom?

    ResponderEliminar