quarta-feira, 2 de junho de 2021

Desconstruir a desmontagem

(Desmontagem 1)

(Desmontagem 2)


Este foi o campeonato em que as equipas técnicas (é assim que se diz agora, não é?) adversárias desmontaram sucessivamente a equipa do Sporting sem, no entanto, a conseguirem contrariar. A forma assumida pela desmontagem no processo levar-nos-ia para devaneios mais longos e muito menos interessantes que, por exemplo, a suspensão imposta agora a Sérgio Conceição no término das sucessivas desmontagens (embora contrariadas), e cumprida nas férias. Como toda a gente sabe, ir de férias é um castigo que consta na declaração universal dos direitos do treinador, desde que este tenha as qualificações necessárias.

As sucessivas desmontagens (embora contrariadas - este ponto parece-nos importante) da equipa profissional do Sporting, impostas por equipas técnicas do mais fino quilate, e devidamente credenciadas, foram sancionadas pela sapiência e largueza de horizontes futebolísticos de vários quadrantes, incluindo comentadores com formação completa em desmontagens e curso de treinadores por correspondência, ainda assim bem mais qualificados que Rúben Amorim, como ficou demonstrado. Joaquim Rita mostrou (mais uma vez) olho de lince para a coisa, e Ribeiro Cristóvão revelou muitas vezes a sua sagacidade. Mesmo Rui Pedro Braz que, segundo consta, está perto de entrar na estrutura benfiquista (como se alguma vez tivesse estado longe) revelou-nos a sua experiência em desmontagens, desde que não sejam para os lados da luz.

O próprio presidente da APAF, o credenciado José Pereira, foi-se revelando um amante das desmontagens, ao ponto de querer o candidato a treinador Amorim fora da área técnica, e se possível do planeta terra.

Terminado o campeonato, a desmontagem da equipa do Sporting continua, desta vez às peças. Segundo órgãos (bem informados) da comunicação social e das redes, todos os dias uma peça vai à vida: primeiro era o Nuno Mendes, depois o Pote (o Pote foi várias coisas na última semana), depois ia o Feddal, o Plata, o Jovane, o Palha, hoje vai à sua vida o Matteus Nunes, em troca de um maço de tabaco e um vídeo da bolha dos adeptos ingleses no Porto. Por este caminho não teremos jogadores para o ano e assim já não será necessário desmontar nada, porque não haverá nada para desmontar. E assim será mais difícil, por sua vez, contrariar a desmontagem. 

De resto, para além da desmontagem em curso, dá pena ver o castigo ao Conceição, exilado compulsivamente na Madeira, sendo ainda de salientar um milagre chamado Rafa na seleção Nacional, apenas possível pela grande devoção de Fernando Santos. Vai ser espectacular este defeso…

 


10 comentários:

  1. Caro Gabriel
    Gostei da sua "desmontagem". O Rita e o Cristóvão já estão largamente desmontados, o Braz estava emprestado à TVI, é um regresso a casa.
    Não consigo não gostar do Conceição; já nos deu vários trofeus, sempre com aquela cara de desterrado, agora foi o campeonato que "normalmente" era dele. O Homem faz uma grande fita porque é sportinguista desde pequenino.

    Agora a sério, espero que os sportinguistas não desmontem esta estrutura, esta equipa, coisa que no passado aconteceu várias vezes.
    Jogo a jogo!
    SL

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João, obrigado.

      è importante desconstruir a famosa "desmontagem" com que nos brindavam os adversários, antes de serem contrariados.
      Tenho a certeza que iremos manter a base estrutural da equipa...mas eles andem aí.

      SL

      Eliminar
  2. Excelente texto, e fica tudo dito. Agora é aguentar até ao recomeço, acredito que vamos ter uma grande equipa.

    Leão de Leiria
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro,

      Acredito que temos de continuar jogo a jogo:)

      SL

      Eliminar
  3. AH, E grande vitória no Basquetebol, mais uma!

    ResponderEliminar
  4. Caro Gabriel,

    Parabéns, excelente texto. É interessante que a desmontagem persiste, mesmo que a desmontagem da equipa do Sporting esteja em contradição com o (alegado) interesse que todos os seus jogadores suscitam. Não se decidem: afinal tínhamos bons jogadores ou o ManCity e afins vêm só a Lisboa comprar a estrelinha ?

    Este ano andámos o ano todo sem treinador a ser continuamente desmontados. Como refere e bem, a crer no que por aí se diz e escreve, o ano que vem continuaremos sem treinador qualificado, mas agora também sem jogadores. Vamos ver no que isto dá, mas se os jogadores que ficarem forem tão pouco qualificados como o treinador não ficamos nada mal.

    PS: A renovação de Conceição é uma ótima notícia. É bom que goze já o castigo, faz-nos muita falta no banco do Porto.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro!

      A "desmontagem" persistirá. A questão é a se a conseguiremos contrariar. A estrelinha à venda daria uma grande capa. Fica aqui a sugestão para o jornal "A Bola".

      SL

      Eliminar
  5. Caro Gabriel,

    Sei que já venho tarde...Sem jogos, apenas me lembrei-me do blogue na espera da vacina.

    Mas, excelente texto.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Está tudo bem com o Rui Monteiro?

    ResponderEliminar