terça-feira, 9 de março de 2021

O contador de histórias

A partir da superioridade numérica fora das quatro linhas, tudo é possível. 

Com a caso Palhinha a arrastar-se para ver no que dá e o que poderá eventualmente sair dali; com o Benfica a jogar (finalmente) o triplo (capa do jornal A Bola de hoje); com o Porto a vencer sem necessitar de penaltis e felicitando a postura de derrotado do último oponente; com o Braga sem escrever qualquer comunicado sobre os seus perseguidores mais próximos, precisávamos de qualquer coisa extra, até porque o Sporting (que chatice) continua a ganhar os seus jogos. O que não estava previsto.

A coisa extra chegou-nos de supetão burocrático. A partir de uma queixa (há quem diga que foi uma participação) da Associação Nacional de Treinadores (datada de Março do ano passado - atenda-se neste pormenor), a Comissão de Instrutores da Liga (quem?) decidiu (deduziu?) avançar com uma acusação por fraude e falsas declarações ao treinador Rúben Amorim (que se calhar, afinal, não é treinador, nem na altura seria uma adjunto, não se sabe bem).

Passado todo este tempo (cerca de um ano!), alguém, a mando de alguém, decidiu esmiuçar o esmiuçável. Não seria de esmiuçar se o Sporting estivesse em terceiro a 15 pontos, nem ninguém se terá lembrado de esmiuçar, por exemplo, o Silas, ou qualquer outro passível de ser esmiuçado. Esta história andou encavalitada na estante das histórias dormentes e narrativas passíveis de utilização caso a coisa corra mal. Não será de admirar, por isso, o aparecimento de outras histórias ou narrativas, ou o achamento de extraterrestres em Alvalade, mais depressa que em Marte. O contador de histórias está lá para isso.

15 comentários:

  1. O jornal Record vem hoje a dizer que quem tramou o Rúben Amorim foi....o Geraldes.
    Esta comissão da Liga faz-me lembrar o testemunho - sempre dissidentes do PCP - que nos tribunais plenários que julgavam os presos políticos daquele partido, serviam para os incriminar à falta de melhor prova.
    Aqui esta comissão tem o mesmo procedimento. Vamos chamar um " dispensado " do Rúben e ele vai dizer aquilo que nós queremos. Claro que não chamaram o Coates para testemunhar.
    Portanto uma atitude pidesca desta comissão que deveria ter vergonha após quase 50 anos do fim daquela odiosa policia politica. Mas os métodos são os mesmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Uma associação de treinadores que tenta tramar (porque será que é este em particular?) um dos seus, e um organismo denominado Comissão de Instrutores da Liga (quem?) é tão rebuscado que nos deixa perplexos.

      SL

      Eliminar
  2. Excelente texto do Gabriel Pedro e lamentável comentário do migang. Geraldes terá dito o que toda a gente sabia: o treinador do Sporting era e é o Rúben Amorim. O mesmo que tinha até então treinado o Braga.
    Comparar isto com os tribunais plenários é um disparate sem qualquer sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamem "parvo" ao migang, chamem e verão o rumo que levam!...

      Eliminar
    2. Meu amigo, eu vivi o tempo dos tribunais plenários, conheço, infelizmente, toda a sua nomenclatura desde o simples funcionário ao juiz. Ao ler a notícia do Record, lembrei-me dos célebres tribunais plenários. O método era o mesmo. Só isso. E já agora pergunto outra vez: porque é que foi o Geraldes chamado a depor, quando toda a gente sabia que estava incompatibilizado com o Rúben Amorim e não a equipa toda do Sporting?
      Infelizmente, a mentalidade daquela gente que está no conselho de disciplina em relação ao Sporting é no mínimo ( para ser bondoso ) persecutória, com tiques ditatoriais iguais ao tempo da outra senhor. E isto, pode a si ser indiferente, mas a mim dá-me arrepios na espinha.

      Eliminar
    3. E já agora usando uma questão que já se colocava no tempos dos tribunais plenários : o que tem o cu a ver com a feira de Castro?

      Eliminar
    4. Caro anónimo: obrigado.
      Sem comparações, não percebemos como é que outros treinadores, ou adjuntos, ou sucedâneos não foram "investigados". Nem no Braga Rúben foi incomedados, que se saiba.
      SL

      Eliminar
    5. Caro migang,

      É certo que há aqui qualquer coisa do domínio do esotérico. Mas sem mais delongas, tudo isto parece mais uma encomenda de alguém. É preciso desestabilizar e, sobretudo, esconder falhanços para debaixo do tapete...

      SL

      Eliminar
  3. Perdão mas o contador de histórias não é macho! É fêmea e dá pelo nome de Filipa Elias, excelsa relatora do processo da CI da LPFP!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adjunta?... Estagiária?...
      Quanto a Geraldes, presumo que terá respondido ao que lhe perguntaram, faltando saber se a inquiridora (relatora?) informou devidamente qual a finalidade do inquérito

      Eliminar
    2. Caro Álamo, macho ou macha, cá me cheira que quem manda está a montante da dita.

      SL

      Eliminar
    3. Caro Liondamaia,

      O Geraldes foi chamado no decorrer do processo, parece que em Outubro /Novembro. Foi apenas ele? Qual mais? De qualquer forma a história é tão fora de mão que quem esmiuçou, esmiuçou mesmo...

      SL

      Eliminar
    4. Quem mais terá sido chamado, queria eu dizer...

      Eliminar
  4. Continuam os textos tristes.
    A cena do Palhinha era espuma e agora lê-se disto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,
      " quando concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou enganado"...

      Eliminar