domingo, 8 de novembro de 2020

O jogo seguinte

De falhar, falhar sempre, falhar cada vez melhor (talvez empolgados pelos comentários dos especialistas em epidemiologia futeboleira), passamos para um registo mais simples: ganhar um jogo, ganhar o jogo seguinte, ganhar o jogo seguinte ao jogo anterior… ganhar. Os factos, mesmo os mais destratados na narrativa vigente, mostram um Sporting em primeiro lugar no campeonato, ainda que apenas até ao jogo seguinte, ou talvez até ao jogo seguinte a esse, ou ao jogo seguinte ao anterior que precede o outro. Há sempre uma forma, estatística ou esotérica, de isolar cada vitória leonina num manto enigmático de eventos que deformam cada triunfo como se este fosse um acontecimento cósmico altamente improvável, ainda que possível.

E possível como? Claro está, porque a outra equipa falhou, ou esteve muito abaixo do normal. Porque o Sporting teve sorte. Porque o vento era-lhe favorável. Porque talvez o árbitro não tenha lido a cartilha de forma aceitável. Talvez a missa, em tempos de pandemia, tenha menos súbditos. A impossibilidade de cada vitória, torna possível, sem grandes encargos de dispêndio de inteligência, uma vitória seguinte, ainda que apenas de um jogo. Esse é o caminho, o único possível.  Como dizia um dos comentadores ontem. Tão cedo ninguém apanha um Vitória assim. O Vitória não sei, a vitória apanhou-a o Sporting. Limpinha.

6 comentários:

  1. Caro Gabriel,

    É um discurso à Leonardo Jardim mas por um tipo com cabelo. Jogo a jogo a ver se passamos despercebidos. O problema é que não vamos. Tarde ou cedo vão começar a desconfiar de nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Ainda bem que o Rúben usa o cabelo rapado. Nessas circunstâncias nunca se sabe. É apenas um jogo. Nem que seja o seguinte...

      Abraço

      Eliminar
  2. Excelente texto...

    Jogo a jogo os comentadores vão arranjando justificações. Esperemos que os sportinguistas não vão na onda. Com estes resultados dos lampioões, a coisa vai apertar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Os comentadores comentam a sua dor (ver Abel Xavier). Nós apenas comentamos a nossa...
      SL

      Eliminar
  3. Caro Gabriel,
    Nas conversas diárias que tenho com gente de Portugal se elas tocam no tema futebol o argumento é que as "outras" equipas são muito fracas ou não se batem com a mesma valentia que contra o Fêquêpê (neste caso)...Permito-me imaginar que se as conversa fossem com lampiões o argumento seria pelo menos parecido.
    Mas continuo a pensar que não nos vão deixar ganhar o jogo seguinte sejam quais forem os métodos a ser utilizados.
    Eu já estou habituado.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Não me consigo habituar. Invento diariamente geringonças que me permitam respirar. O Sporting vai lá chegar...

      SL

      Eliminar