quinta-feira, 14 de maio de 2020

Nada se parece tanto com a sabedoria como a imprecisão*


Ontem, numa das televisões que nos fazem acreditar que a loucura é um meio de comunicação em voga, um jornalista (?) comentador exultava com a volta do futebol (a sério?) e dos (sobretudo estes) programas sobre o dito. Na verdade, como nunca se fala de futebol nesses programas, o enchimento de chouriços até tem sido possível, através de algumas ligações via Skype ou zoom. Foi precisamente através de uma dessas plataformas de comunicação que o debate sobre o sexo dos anjos (ontem) decorreu, com a participação de um ex-jogador de futebol, que dissertava enquanto se debatia com uma praga de mosquitos, e uma jornalista mediadora a tentar incendiar a coisa, sem grandes resultados. Estaria mais gente mas não consegui aguentar a pressão.

O futebol volta (se voltar) porque nesta etapa de desconfinamento ( é assim que se diz?) precisamos de um pouco de circo e de entretenimento para as massas, sem esquecer a tal “indústria” que carece de uma mãozinha para conseguir pagar as contas. Os três clubes grandes juntos a uma mesma mesa quer dizer muita coisa. E futebol sem público é algo a que muitos estão habituados.

Uma mãozinha e parte de um pernil é o que o jornal Record vai dando a esta direção do Sporting. Hoje ficamos a conhecer o plano (mais um) Varandas. É uma bola altura para conhecermos (mais) um plano. Ficamos a saber que se a pandemia fosse o ano passado teria sido o colapso. Foi o tal ano preparado ao pormenor e cujos frutos estávamos a colher, absolutamente maravilhados. Ficamos a saber de mais um relatório interno que arrasa a herança das anteriores direcções (que originalidade!). E ficamos a saber que, não sabendo dos inúmeros imponderáveis, que podem ou não acontecer, não necessariamente por esta ordem, o plano poderá, eventualmente, ter de sofrer alterações, ou mesmo ser totalmente reformulado. Ninguém faz a mais pequena ideia do mundo que vamos encontrar amanhã. Ou depois. Mas é bom saber que temos (mais) um plano.

(*algures num texto de De Santis, "O Enigma de Paris")

9 comentários:

  1. Caro Gabriel Pedro,
    Obrigado! Obrigado fui eu a ler a capa do Record e já lhe digo que é bem "desconfinamento" que se diz por aí. Se foi intencional confesso que não atingi o uso da palavra bola na terceira linha do terceiro parágrafo mas há tanta coisa que eu não atinjo..Ora bolas!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,
      Nós e que agradecemos a visita.
      Tem razão e boas "vistas", retire o "l" para que tudo fique na mesma. Mas lá que se parece com o título da posta, parece, diga lá?

      SL

      Eliminar
    2. Já agora, Nós "É". Para não voltarmos ao mesmo...

      Eliminar
    3. É verdade que se parece o que me fez duvidar da minha cabeça feita em bolanas! O Rui Monteiro talvez se lembre que fui operado à vista mas não foi nesse tempo que confundi o Demiral com outro medicamento. Esta foi com o meu caro Gabriel Pedro.

      SL

      Eliminar
    4. Meu caro,

      A nossa genialidade precede-nos. Essa é a razão de termos tão bons e distintos leitores.

      SL

      Eliminar
  2. este SCP , liderado por este panisgas e aventaleiros , deixa as series de mr.bean a um canto .No entanto , registo uma curiosidade ( ou nao ) .Nunca me lembro de termos apoio de um jornal como o record , agora ( e já la vão umas décadas ). Porque será ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Muitos anos atrás, era o jornal que o meu pai comprava. Agora é apenas um espaço preenchido por folhas, ora em papel, ora digital. De jornalismo, assim como os outros, terá muito pouco.
      O resto não se consegue desconfinar de um dia para o outro.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Gabriel,

    Talvez fosse mais adequado falar de "O Inverno do nosso (des)confinamento", parafraseando John Steinbeck.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Não me parece nada mal. Mas talvez "Kaputt", de Curzio Malaparte, lhe faça mais justiça.

      Uma deixa:
      https://anjoinutil.blogspot.com/2020/04/isolamento-xi.html

      e um abraço

      Eliminar