sexta-feira, 1 de julho de 2016

A empatar todos os santos ajudam

O trocadilho não é brilhante. Estamos todos assim. O Santos nivelou os portugueses. Se se perguntar pela exibição do Ronaldo, todos dizem que foi um jogador esforçado, solidário e as tretas do costume. Se se perguntar o mesmo relativamente ao Eliseu, a resposta é a mesma. Não há diferenças. O Santos teve o mérito de nivelar todos os jogadores. Esqueci-me: falta o Renato Sanches (falta também o Pepe, mas a história é outra).

A “flash interview” final do Santos foi esclarecedora. Quando perguntado sobre a chamada ao banco do Renato Sanches e as orientações, informou-nos:” tínhamos combinado que o Nani pegava o dez, o Renato o cinco e o Adrien o oito, ficando o William com o sete ou o nove, conforme as necessidades. Era preciso que o Renato passasse a ficar com o oito, transitando o cinco para o Adrien” (não me lembro bem dos números, mas eram mais ou menos estes ou parecidos com a última chave premiada do Totoloto). Assim percebe-se melhor a razão dos jogadores andarem a correr atrás dos outros. É preciso que eles os passem primeiro para saberem o número da camisola.

Tudo estava pensado desde o início. As sofridas vitórias na fase de apuramento com golos nos últimos minutos. A sessão de pancadaria entre sérvios e albaneses que acabou, na prática, na eliminação da Sérvia. Os sucessivos empates na fase de grupo. Se jogarmos para o empate, ganhamos. Empatar é ganhar. É uma fezada. Não sabíamos que era assim, mas pode vir a ser assim. Nunca ganharemos a final do Campeonato Europeu, mas estou convencido que, por este andar, ainda a vamos empatar.

4 comentários:

  1. Agora mesmo a serio, achei brilhante a descrição da organização táctica feita pelo Sr. Engenheiro. Fiquei perfeitamente elucidado sobre o que se tem passado com a equipa Portuguesa neste Europeu.

    Ainda um pouco mais a serio, actualmente apenas temos dois jogadores de topo a jogar em equipas de topo, CR e Pepe, mesmo com treinador seria dificil fazer ... não é mais, a palavra correcta será melhor.

    PS: Turquia e ferias no sul de França, não são campeonatos de topo, depois o Sporting nem sequer foi campeão e bem, Portugal nem sequer tem um campeonato de topo, depois jogadores em equipas da metade inferior das tabelas classificativas, como melhor diria Manuel Machado.

    Parabéns pelo post, descreve na perfeição, não só a historia do jogo mas também a historia desta campanha Europeia, desde o inicio. Deliciosa a referencia no texto à eliminação da Servia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pelo comentário. A organização é tanta que jogamos para os penalties sem saber quem é que os vai marcar.

      Eliminar
  2. Meu caro,

    Não tenho dúvidas que o engenheiro tem isto tudo pensado desde o início. So não tinha pensado era em quem marcava as grandes penalidades ou então aquela confusão toda foi uma manobra de diversão.

    Que o homem é genial disso já não restam dúvidas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Mesmo quando não pensa, pensa. Pensa não pensando. Há uma dimensão metafísica na metodologia de treino do Santos.

      SL

      Eliminar