sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Menos jornalismo

O programa Mais Transferências tem vindo a ser parodiado com imensa graça. Essas paródias são serviço público do melhor.

Há pouco jornalismo em Portugal. O jornalismo desportivo, esse, despareceu para parte incerta há muito. As notícias não são notícias. São a reprodução de agendas mais ou menos claras ou mais ou menos obscuras.

No que respeita, às contratações e dispensas de jogadores essas agendas são evidentes. Todos os dias se inventam contratações e dispensas ao sabor de conveniências. As regras básicas do jornalismo, como a credibilidade das fontes ou o contraditório, há muito desapareceram. Os jornais e os restantes meios de comunicação social, bem como os jornalistas, correm atrás das redes sociais, não percebendo que as suas responsabilidades são outras e muito mais exigentes.

As paródias do Mais Transferências tornaram mais visível ainda o que para todos é evidente. O Mais Transferências é uma caricatura de jornalismo. O problema é que este tipo caricatura está sempre presente no nosso quotidiano e deixa pouco espaço para o jornalismo que uma sociedade democrática necessita.

10 comentários:

  1. Elementar caro Watson, diria o outro. MaisQueÓbvio, caro Rui, direi eu...

    Mas o "zé do futebol" gosta! E morto o rei "Mais Transferências", já outro rei foi posto: Mais Bastidores! Um dia virá o Mais Arbitragens, depois o Mais Corrupção...

    Mais Cultura?! Mais Democracia?! Esqueça meu amigo...

    Abraço forte e leonino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh. Bom comentário. Nada como ler algo escrito com bom humor por um sportinguista logo pela manhã.

      Saudações

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Se o problema fosse só o futebol, ainda vivíamos bem com esse estado de coisas. Esta lógica do boato e da notícia com fontes duvidosas e sem contraditório, está em todo o jornalismo. O Mais Transferências foi só a situação extrema.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Caríssimos:

    Proponho que a este se chame: Mais Bagaço.
    Sempre vai bem com o tipo de paineleiros e com os temas.

    Abraço grande, haja paciência,

    José Lopes

    ResponderEliminar
  3. e tivemos nós uma destas personagens como director de comunicação... ou entao tambem era uma caricatura de direcção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Santos,

      Era mais uma caricatura de Direção. Uma caricatura de Direção dá origem a uma caricatura de equipa e a uma caricatura de comunicação.

      SL

      Eliminar
  4. O gordo que foi nosso director de comunicação e agora se arma em paineleiro sabichão devia estar mas é calado de tanto mal ter feito ao nosso clube. Mas, vaidoso, continua convencido que é o melhor do mundo e que está a fazer uma grande figura. Longe vão os tempos em que podia ouvir aos microfones da renascença....

    ResponderEliminar
  5. Creio que um dos grandes mitos do desporto em Portugal é que houve em tempos uma coisa espectacular chamada de "jornalismo desportivo".
    É fácil perceber que se trata de um mito quando o seu baluarte era "A Bola". Em todo o caso, que me lembre há 35 anos já a Gazeta dos Desportos, o Record e a Bola faziam capas com noticias que nem desenvolvimento tinham no interior.
    O Mais Transferências é o mesmo conteúdo num formato diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tens razão. O jornalismo desportivo é um mito urbano.

      Um abraço

      Eliminar