domingo, 31 de maio de 2015

A Taça de Portugal com especial dedicatória para a APAF

Devemos esta vitória da Taça de Portugal à APAF. Sem os árbitros a treinarem-nos a jogar com dez jogadores durante o campeonato, dificilmente teríamos ganhado uma final como esta. A perder, por um a e dois a zero, conseguimos ganhar a jogar com dez durante uma hora e quarenta e cinco minutos.

Para além disto, o jogo tem pouco que se lhe diga. Aos vinte minutos já o Rubem Michael tinha feito duas faltas para amarelo. O Pardo tinha feito mais uma. O Cédric faz penalty. O vermelho é no mínimo exagerado, para não dizer outra coisa. Podíamos estar em presença de um árbitro que tinha começado a ser rigoroso a partir do penalty. Que tinha mudado a forma de arbitrar com o penalty. Mas esta final tinha água no bico. A não expulsão do Baiano esclareceu o que havia para esclarecer. O Marco Ferreira tinha uma agenda e não disfarçava sequer.

É muito difícil analisar um jogo a partir destas circunstâncias. O Braga confirmou que é uma equipa medíocre. Marcou dois golos caídos do céu e, a jogar contra dez, praticamente não voltou a chegar à nossa baliza. O Sérgio Conceição constitui o protótipo de certos treinadores portugueses. Sobra em declarações e estilo gingão o que falta em capacidade para colocar uma equipa a jogar futebol.

A equipa do Sporting não esteve brilhante. Dificilmente se pode analisar o seu desempenho sem se ter em consideração as circunstâncias do próprio jogo. Teve um herói, um herói provável: Slimani. O homem não gosta de perder em circunstâncias nenhumas. Lutou sempre. Ganhou e perdeu bolas, mas nunca desanimou. No momento certo, estava lá para marcar o golo que fazia renascer a esperança. O Montero, às três tabelas, fez o resto.

O prolongamento foi penoso. A rapaziada não podia com uma gata pelo rabo. Mesmo assim, na primeira parte, a única oportunidade foi nossa. Na segunda, alguns jogadores já corriam perigo de vida. O Patrício, ao pé-coxinho, fez uma defesa magnífica e começou a escrever a história dos penalties. No segundo penalty, foi buscar a bola onde não parecia possível. A baliza ficou cada vez mais pequena para os jogadores do Braga. Só faltava esperar pelo inevitável.

As finais são para se ganhar. Ganha-se porque se merece ganhar e merece-se ganhar porque se ganha. É um truísmo que tendemos a esquecer. Ganhámos. É isso que ficará para a história.

13 comentários:

  1. Perfeito.
    Spoooooooooooorrrrrrrrrrtttttttttttiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnngggggggggg! :)

    ResponderEliminar
  2. Esta é a nossa maneira de vencer. Não temos outra.

    Grande Slimani, Montero, Patrício e Adrien.

    "A baliza ficou cada vez mais pequena para os jogadores do Braga. Só faltava esperar pelo inevitável." - é que foi isto mesmo.

    ResponderEliminar
  3. os adeptos invadiram o relvado hahahahhahaha

    ResponderEliminar
  4. tava la o d.j. e eles pensaram isso e uma discoteca bora la dançar tavam cansados de esperar pela taça e a festa acabou mais cedo hahahahahahahahahahaahha tavam farto de esperar hahahahahahaahah

    ResponderEliminar
  5. Hoje fui ao super mercado e comprei uma perna de carneiro que estava em saldo. O preço normal era de $38.99, mas estava em saldo por $24.99. Ao pagar notei que me tinham cobrado o preço normal. Chamei a atenção da senhora e ela teve de chamar a supervisora para fazer a correção. Ele resolveu oferecer-me o producto gratuitamente. Perante o sucedido a senhora da caixa disse-me o seguinte: today is your lucky day. A lucky day indeed.
    Um abraço deste vosso irmão Caboverdiano, Sportinguista desde Boston.SL.

    ResponderEliminar
  6. quando um jogador está isolado em direcção à baliza e sofre falta, o autor da falta leva cartão vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corforme o clube onde jogar! Acho que é o que diz o regulamento.
      SL

      Eliminar
    2. Meus caros,

      Os conceitos de isolado, de falta, de penalty é que vão variando com as cores da camisola.

      SL

      Eliminar
    3. Quando está isolado descaído para um dos lados, pode não ser vermelho.
      Ainda há pouco no Juventus-real madri o Carvalhal num lance semelhante com o Tevez nem amarelo levou. Foi penalti e pronto.

      Eliminar
  7. Vergonhosa a arbitragem!!! Ontem não foram 10 contra 11 o jogo (quase) todo, foram 10 contra 14! Ainda sabe melhor ganhar assim!

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente, a CS referiu durante toda a semana que antecedeu a Final, diversas declarações dos dirigentes do braguinha. Ora "vetando" 2 árbitros para a Final, ora apoiando a nomeação de Marco Ferreira para a mesma. Sobre esse tema, da parte do Sporting Clube de Portugal, foi apenas: silêncio absoluto. E muito bem! SL

    ResponderEliminar
  9. Caro Rui,

    Foi simplesmente épico.

    Penso que é justo o reconhecimento do trabalho da APAF, mas também agradecer ao Sérgio Conceição a sua completa falta de ambição.

    É difícil destacar um jogador, mas gostava de deixar uma palavra para o Montero. Muitos foram os jogos em que me queixei das oportunidades que perde por querer entrar com a bola pela baliza dentro. Ontem finalmente conseguiu... e afinal este momento valeu pelo desespero acumulado em todos os outros! Grande Montero!!!

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      A desmarcação e a recepção da bola foram fenomenais. Mesmo assim, o Montero ainda ia complicar. Acabou dentro da baliza com a bola e tudo.

      Foi épico, de facto. Foi à Sporting. Contra doze e a jogar com dez. É por isso que sabe muito melhor.

      SL

      Eliminar