É difícil pensar numa maneira mais desastrosa de acabar a época. Notícias sobre renovações, não renovações e aquisições todos os dias. Orçamentos que não se sabe se existem. Treinador no olho da rua ainda sem a época acabar e com uma final da Taça de Portugal por disputar. Conferências de imprensa de um lado e de outro que só servem para alimentar especulações e tensões. Previa-se, assim, o pior para este jogo.
Começou mal. O Tobias Figueiredo decidiu oferecer um golo ao Braga. O rapaz não é mau jogador. Tem tudo para ser um bom central: é alto e não é tosco de pés. O problema é a cabeça. Não tanto no recurso à dita para acertar na bola, mas na sua utilização para pensar melhor no que faz e não se precipitar. Resta saber se é defeito ou feitio.
A perder por um a zero, o Braga meteu-se dentro da área e começámos o carrossel a ritmo de caracol do costume. Ficámos à espera de uma arrancada do Carrilo ou de um remate genial do Montero. O Montero fez o remate genial do costume. Azar, a bola foi à trave e o Carrillo estava fora-de-jogo quando recargou de cabeça para a baliza. Esgotado o remate genial por jogo do Montero, ficámos entregues à sorte. O árbitro perdoou a expulsão de um jogador do Braga, por falta à entrada da área. O Nani tentou pela milionésima vez a folha seca que quase, quase parece que vai dar golo. Para compensar, o árbitro inventou um penalty a nosso favor.
Na segunda parte apertámos mais um bocadinho. O Braga ainda se meteu mais dentro da área, se tal ainda era possível. Num canto, acabámos a fazer o dois a um. Cabeçada do William Carvalho, defesa do guarda-redes e remate do Tobias com o pé que tinha mais à mão. O Braga não abanou. Continuou metido dentro da área à espera não se sabe bem do quê. Mais um canto e mais um golo. O Adrien, depois de tentar trezentos remates de fora da área por época, costuma marcar um golo destes, normalmente quando menos falta faz.
O Braga, por dever de ofício, avançou no terreno. Em duas ou três jogadas, ainda podia ter marcado um golo. Depois deixou-se de maçadas também. Nós fomos trocando a bola até aborrecermos de morte o adversário e os espetadores. Estava-se nisso quando, a acabar o jogo, o Carrillo fez o centro do costume – que, nele, até parece fácil – e o Slimani empurrou-a lá para dentro. Prefiro os golos banais do Slimani aos geniais do Montero.
Acabado o jogo, fiquei a pensar no Sérgio Conceição e no Braga. A equipa não joga rigorosamente nada. Tem bons jogadores. Só que mete-se dentro da área, os jogadores vão-se atrapalhando e chamam às transições ofensivas ou contra-ataques uns charutos para a frente e umas correrias de um ou outro ciclista, como o Pardo. É um barrete como este do Sérgio Conceição que nos espera para a próxima época.
Sim, mas parece que o Marco Silva quer é ir apanhar bonés para outro lado e tem estado a fazer jogo duplo a época toda. É desonesto. Pode ser muito bom, mas assim, não.
ResponderEliminarÉ insubstituível? O Jardim também era.
Meu caro,
EliminarClaro que não é. Não entro é em teorias da conspiração e tenho um medo levado da breca de apanhar com um Paulo Sérgio ou um Sá Pinto outra vez.
SL
"É insubstituível? O Jardim também era."
EliminarE foi substituído por um treinador que "tem estado a fazer jogo duplo a época toda" e é "desonesto", mas não era "insubstituível".
Vocês nem sabem o que dizem. Andam todos com o bagaçol, ou quê?
O anónimo, apesar do estilo um pouco trauliteiro, não deixa de ter razão. Quem acha que ninguém é insubstituível e que o Marco Silva é o diabo em pessoa, está a contradizer-se.
EliminarSe o Jardim não era insubstituível, está-se a afirmar, implicitamente, que o Marco Silva não foi tão mau como se pinta.
SL
"Se o Jardim não era insubstituível, está-se a afirmar, implicitamente, que o Marco Silva não foi tão mau como se pinta."
EliminarBasicamente é tanta a aldrabice que os tipos dizem tudo e o seu contrário. O problema não é a comunicação, é a intrujice, pois são tantas as estórias que se trocam todos.
Neste momento para muitos adeptos tudo é substituível menos o Bruno. É só dramas.
ResponderEliminarBoa análise ao jogo.
Meu caro,
EliminarObrigado. A conferência de imprensa de ontem foi completamente impensável. Se não se é claro e se não se tem nada para dizer, vale mais ficar calado.
SL
Se calhar até teve....
ResponderEliminarAinda hoje o Pedro Sousa disse o Marco Silva quer sair e abdica da indemnização.
Quem é que passa estas informações?
Para mim parece-me cada vez mais claro que o problema é o empresário e a verdadeira guerra nem é esta mas sim a Doyen.
Quanto ao Marco, terá que escolher Sporting ou empresário.
Vê lá se é a Somague e não a Doyen. É tanta, mas tanta coisa pá!
EliminarE se o Marco Silva abdica da indemnização isso é bom, ou não é? Menos dinheiro para o Bruno pagar.
E explica aí porque é que o treinador tem de mudar de empresário, para a gente se rir.
Poderia mas não respondo a anónimos.
EliminarPasse bem!
"não respondo a anónimos"
EliminarAssim está melhor?
Ao dia de hoje temos mais 3 empates que o super plantel do porto, menos 6 golos marcados mas mais 16 golos sofridos!
ResponderEliminarJá sei já sei... os centrais..... ou será do processo defensivo mal e porcamente treinado?
Meu caro,
EliminarO que acho absolutamente extraordinário é antes de se acabar a época e nas vésperas da Final da Taça se andar com stas conversas. Não sei qual é a responsabilidade do treinador nem me interessa. Elegem-se presidentes e não treinadores.
SL
Não é dos centrais, é da prima!
EliminarNão esquecer que se começou a época com a dupla Maurício- Sarr, estando prevista a dupla Dier-Rojo. Por outro lado, o Paulo Oliveira, que se veio a revelar uma das melhores contratações da época, fez uma pré-época miserável. Demorou a adaptar-se a um clube como o Sporting.
EliminarSL
Exceptuando a parte relativa ao Montero e Slimani, onde não estou de acordo (mas isso já é uma "guerra" antiga"... - acho mesmo que o golo foi a única acção positiva de Slimani no jogo - sei que não é pouco mas até aí foram 30 minutos muito medíocres), acho que a análise está excelente.
ResponderEliminarEstá lá tudo. O jogo que eu vi e todos os receios futuros, passando por uma conf. de imprensa altamente triste e egocêntrica (isto tem mesmo os ingredientes todos para não "acabar bem").
um abraço
ps: o Sérgio Conceição é o treinador que, jogando contra um Porto com 9, a única forma que encontrou para atacar foi fazendo cruzamentos. Mas enfim... já existiu um Paulo Sérgio e até um Pedro Emanuel nos ganhou uma Taça;
ps2: o Sporting cansa mas nunca nos deixa de surpreender...
Caro Cantinho,
EliminarO Montero é bom jogador. O problema é que se julga melhor do que é. O Slimani não tem dúvidas que não é grande coisa. Jogadores como o Montero, fazem-me lembrar o Postiga. Quando se joga com um avançado somente, o homem tem que ter mais presença na área. Com dois, outro galo cantaria.
O Sérgio Conceição como o Pedro Emanuel são o típico treinador português. São um versão pós-moderna do Fernando Cabrita quando dizia "vamos a eles como tarzões". Nada é treinado. Tudo é mais ou menos fruto do acaso.
O nosso Presidente surpreende-nos sempre. Quando tinha tudo do lado dele; quando até tomou decisões acertadas, como as contratação dos dois treinadores; resolveu arranjar maneira de acabar com o seu estado de graça. Para o ano prevejo o pior.
Um abraço
Não sei se o Slimani acha mesmo que não é grande coisa. Mas até concordo com a análise ao Montero (que é melhor que o Postiga). E fiquei mesmo bravo quando saiu para entrar o Slimani. Porquê que não ficaram os 2 em campo??
EliminarNão se pode sair melhor disto tudo. Os tiros nos pés não tiveram sentido. Ontem, naquela conferência, vi uma pessoa doente e não um Presidente. Houve muitos "Eus".
A escolha do próximo treinador será só mais um prego num caixão que ele próprio fez questão de arranjar. Não há oposição.
O que diria o candidato e opositor Bruno Carvalho perante o Presidente Bruno Carvalho e as suas últimas acções?
Meu caro,
EliminarHá sempre oposição. O Bruno de Carvalho, despedindo o Marco Silva, está a fazer uma jogada muito arriscada. Se a escolha não funcionar, vai pagar o preço.
O Godinho Lopes não caiu por levar o Sporting à bancarrota, como agora se costuma dizer. Caiu por ter mudado numa época meia-dúzia de vezes de treinador e acabar quase por colocar a equipa na zona de descida de divisão.
SL
A um avançado acima de tudo pede-se eficácia.
ResponderEliminarEm boa verdade não é a melhor qualidade de nenhum dos dois.
Ao Slimani reconheço que dá sempre o máximo das suas capacidades.
O Montero irrita-me.... já o ouvi dizer varias vezes que coloca sempre todo o seu talento ao dispor do grupo. Gostava de lhe pedir que junte mais umas gotas de suor e uma ou outra de sangue.
Meu caro,
EliminarÉ isso mesmo.
SL
FCS e Rui Monteiro,
EliminarQuantos golos tem o Montero esta época? Quantos tem o Slimani? Em quantos minutos jogados cada um?
Ah pois é.
Caro Rui,
ResponderEliminarAcho a sua análise ao jogo um pouco pessimista, penso que fizemos uma boa partida, com muito calor e a perder por 1-0 conseguimos uma remontada de 4 golos. A isto acresce que o adversário era uma das equipas mais fortes do campeonato...
Quanto à análise da situação do futebol profissional do clube a esta data vejo-o como demasiado optimista. Não é "difícil" pensar numa maneira mais desastrosa de acabar a época. Para mim, é impossível.
SL,
Caro João,
EliminarO registo é um bocado irónico; até chocarreiro. Não jogámos mal.
Agora, é difícil fazer tanto disparate. Só não digo que é impossível porque o Sporting surpreende-nos sempre. Ou muito me engano ou ainda veem aí mais surpresas.
SL