quarta-feira, 19 de março de 2014

Finalmente poderá fazer-se justiça

Dizem por aí mal da justiça Portuguesa. Não sou um especialista, mas finalmente começo a ter a expectativa que a nossa justiça não vai assim tão mal.
Depois de termos tido o privilégio de ouvir os Presidentes dos nossos rivais a "escolher" árbitros pelo telefone. Depois de termos ouvido vários agentes da arbitragem a falar de "fruta". Depois de um árbitro assistente ter sido agredido no Estádio da Luz e um árbitro no Colombo (e um em campo, na Alemanha). Depois de se ter dito à viva voz que um árbitro assistente propositadamente validou um golo de um tal Maicon. Semanas depois do Presidente de um clube rival ter "vetado" publicamente um árbitro (Soares Dias) e de um árbitro se rejeitar a apitar um determinado clube (Jorge Sousa). Ficamos a perceber que sim, é possível um clube ser condenado por "pressionar" os árbitros. Já não era sem tempo.
Mas então em que moldes definir "pressão"?
Parece que em Portugal não se pressionam os árbitros com fruta ou com telefonemas ao Presidente do Conselho de Arbitragem. Também parece que não é ao murro e à cabeçada que essas almas se sentem pressionadas. De acordo com o que se diz hoje na imprensa, a pressão verdadeiramente insuportável e mais condenável, é aquela de um clube que apresenta uma tabela a enunciar erros de arbitragem nos seus jogos - a favor ou contra - e nos jogos dos seus rivais. Parece que divulgar factos sem ofender as pessoas é mais grave que o contrário. Mais, parece que uma entidade exercer o direito fundamental de recorrer aos tribunais quando se sente lesada por terceiros, isso sim é "pressão" da pior que existe.
Assim se conclui que o Sporting agiu mal. Não devia recorrer aos tribunais, devia antes arranjar fruta aos senhores árbitros. Não devia falar em conferências de imprensa, devia antes ligar às escondidas ao presidente do Conselho de Arbitragem a encomendar árbitros. Assim se mostra que a nossa "estrutura" está longe de estar ao nível da dos nossos rivais. Afinal Freitas Lobo sempre tem uma pontinha de razão quando fala da tal "estrutura" e de como ela ganha campeonatos. 

10 comentários:

  1. Infelizmente e assim que acontece,e o que mais me revolta são os nossos vizinhos qua consoante a sua posição na tabela se aproveitam do sistema e gozam com o nosso esforço.O melhor mesmo e caminharmos sozinhos nesta luta e esperar que os tais sejam bem "roubados" ao ponto de abrirem os olhos

    ResponderEliminar
  2. E qual é a gravidade por depositar 2 milenas na conta de um árbitro-
    Realmente vocês são diferentes, mas para pior.
    A isto chama~se corrupção, quer queiram quer não.
    Henrique Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique Cordeiro,

      No Sporting, o autor moral do depósito a que se refere, deixou imediatamente as funções que exercia, enquanto director.

      No F.C.Porto e no S.B.Benfica, os PRESIDENTES que todos ouvimos a corromper ou a escolher os árbitros (haverá grande diferença numa ou noutra coisa?), continuaram a ser reeleitos.

      É essa a diferença! Grande!

      Carlos Serra

      Eliminar
    2. A diferença é que o dirigente sportinguista depositou dinheiro na conta de um árbitro para o afastar de um jogo, não para pagar serviços. Somos, de facto, diferentes. Até nisso.

      Eliminar
  3. O FC porco anda a desviar a atenção do ATENTADO que montaram ao Presidente da Liga...
    Será que ninguém vê isso ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e tambem para o facto de irem a 12 pontos do 1o lugar e a 5 do 2o...e os ceguinhos dos adeptos aplaudem a "coragem e a basófia " do "Corleone das bufas", pedófilo, (coitada da moca tem idade para ser neta dele...), e nem se perguntem como é que o clube anda pelas posicoes que anda...
      mas enfim cada um tem o clube (e dirigente) que merece...
      obrigado Pai por me teres tornado sportinguista...

      Eliminar
  4. Caro João,

    A única forma de contribuirmos para acabar com este disparates é expô-los aos ridículo. O sistemas tem sobrevivido a tudo e, sendo assim, ao ridículo também. Mas quando cair vai cair pelo ridículo. Este post é uma ironia excelente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. 1) «Tentaram branquear uma arbitragem inacreditável. Aquele lance do Jackson é ridículo. Isto é um descaramento. Um árbitro que faz isto e depois não assinala dois penaltis, o senhor Soares Dias não tem condições para arbitrar. Se é honesto, não pode apitar e não tem competência para isso. Não se pode dar estes jogos a árbitros que não têm condições psicológicos para estes momentos. Artur Soares Dias não pode arbitrar mais jogos do FC Porto», Pinto da Costa, após a derrota na luz, em janeiro deste ano. (retirado do blogue a tasca do cherba o que desde já agradeço e aconselho a visitarem o blogue) A pergunta que se impõe é: quem coage quem? Quem pressiona quem? Estes andrades têm uma lata!

    2) Hoje pdc na partida para Nápoles diz à rádio a certa altura "...Outras vezes não nos deixam ganhar..." Quem é que não os deixam ganhar? Os árbitros? Pergunto: isto não é coação e/ou pressão? Gostava que alguém que soubesse me esclarecesse, é que eu não percebo.
    Gastaram milhões e milhões e não jogam nada! Aí é que está o problema! JOGUEM À BOLA! (O pouco que sabem...)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns. Bom texto.
    Em relação ao assunto em apreço, apetece dizer, como Júlio Verne, que «podemos enfrentar as leis humanas, mas não podemos resistir às leis naturais» e se alguns bem conhecidos, e já históricos, dirigentes desportivos enfrentaram as primeiras com relativo sucesso, começaram já a perder a batalha com as últimas. Que o façam sem espernear muito é o que desejo de modo a manterem alguma dignidade.
    Abraço

    ResponderEliminar