domingo, 16 de março de 2014

Nada está ganho a não ser o jogo

Declaração de interesses: o golo do Sporting não foi marcado em fora-de-jogo, mas foi precedido de fora-de-jogo. Os jogos são decididos em detalhes e os detalhes da arbitragem também contam. Mas, atenção, marcar um golo que é precedido de fora-de-jogo não é o mesmo que marcar um golo em fora-de-jogo.

O Slimani é brutal. É um género de Jardel, mas em mais mal jeitoso; se é que isso é possível. Bola na cabeça em boas condições é meio golo. Até exagera. A colocação da bola no golo é impressionante.

O Sporting ganhou pela incapacidade dos centrais do Porto darem dois toques seguidos na bola. Na segunda parte, houve momentos risíveis. Durante cerca de vinte minutos, o Porto praticamente não foi capaz de passar o meio campo. A pressão do Sporting foi boa mas a falta de jeito dos centrais ajudou muito mais.

Depois fomos mais equipa. O Cedric teve dificuldades na primeira parte. Corrigido o posicionamento na segunda parte, sempre com um jogador a cobrir a parte interior, foi lá à frente, deu dois nós no Quaresma e deixou a coisa mais empatada. Os centrais meteram os avançados no bolso. O Jackson Martínez foi mesmo metido no bolo pequenino das moedas do Rojo. Aliás, até se fica na dúvida se o Rojo não será mesmo bom jogador. O Jefferson não esteve tão bem como de costume, sobretudo a atacar e a centrar, mas o Capel também o atrapalhou um pouco.

O Willian esteve do Carvalho, como de costume. O Adrien enquanto durou esteve bem. O André Martins esteve bem a pressionar. Com a bola não esteve grande coisa. Mas centrou e muito bem para o golo (André estás perdoado!). O Capel esteve como de costume: cabeça no chão e centros para a molhada. O Mané esteve mais brinca na areia do que o costume. O Carrilo entrou bem. O Montero vive uma crise existencial. O Wilson Eduardo entrou para que fique claro que o Heldon passou de primeira para quinta opção.

Nada está ganho. O jogo, esse sim, já está. Vai ser com sangue suor e lágrimas até acabar. Pode ser que o Porto continue a ajudar. O Benfica, bem, o Benfica tem o Mota amanhã e isso diz muita coisa.

23 comentários:

  1. Acabam de ganhar três pontos à pala do árbitro, e ainda têm a lata de insinuar futuras más arbitragens a favorecer o Benfica. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já constatámos as passadas. Temos que pensar no futuro.

      Eliminar
  2. Caro amigo
    Apenas se esqueceu de referir o Eric Dier que salvou a pele ao Patrício.
    Eu preferia ter empatado e não ter usufruído de um erro da arbitragem. Mas que se pode fazer? A agenda dos árbitros não muda de um momento para o outro. Nem eles desenvolvem capacidades que não possuem ou perdem hábitos que lhes garantem as carreiras. Como certamente o comprovará, se for preciso, o Sr. Mota, como já o fez noutras ocasiões.
    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Preferia ter empatado este jogo e ganhado os jogos contra o Setúbal, a Académica, o Rio Ave e o Nacional.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Sim, concordo. Teria sido melhor assim, para quase todos, mais milhão, menos milhão.
      SL

      Eliminar
  3. Grande atitude e garra da equipa. Concentrados e determinados só podíamos vencer um Fcporto muito inferior ao Sporting no seu todo, como equipa. W. Carvalho é extraordinário (se Matic que só destrói vale 25 milhões o William que que destrói e constrói vale 50 milhões), Adrien classe, garra e intensidade, Dier um gigante, Rojo intratável, Mané pura classe e Cédric meteu Quaresma no bolso, Slimani o goleador, estes foram para mim os melhores, mas toda a equipa esteve bem. Não sei nem me interessa se o lance que precedeu o golo foi fora de jogo. Temos crédito suficiente para que nos validem golos marcados não com uma mas com as duas mãos! Já fomos muito prejudicados. E esperem pelo próximo jogo para ver se não vamos pagar isto com juros! Como tal, até lá deixem-me comemorar a vitória do grande Sporting!

    ResponderEliminar
  4. também convencido que tínhamos ganho com um fora de jogo de 2 metros (o que até me estava a dar um grande gozo), mas, vendo melhor... http://videos.sapo.pt/vj86wRu5D2ciIgl7HeeN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Quando beneficiamos não beneficiamos de um penalty mal marcado ou de um golo em fora de jogo. Quando somos prejudicados, somos prejudicados com golos mal anulados e penalties por marcar.

      Quando somos beneficiados é com um fora-de-jogo ao milímetro. Daqui a dias vão dizer que fomos beneficiados por um golo precedido de um pontapé de baliza mal marcado.

      SL

      Eliminar
  5. Coração Azul e Vermelho17 de março de 2014 às 11:22

    Só mesmo com roubos claros é que o Sporting consegue ganhar a um Porto que já perdeu 5 vezes este ano. Quanta miséria por esses lados.

    ResponderEliminar
  6. "o golo do Sporting não foi marcado em fora-de-jogo, mas foi precedido de fora-de-jogo." - com tiradas destas e depois não querem ser tratados como o LOl de Portugal, hahahaha.
    Quanto ao último parágrafo, e como não podiam faltar os complexos em relação ao SLB, se ganhar com ajudas do árbitro que mal tem em ganhar "à sporting"? Só vocês é que podem beneficiar de golos em fora de jogo (4 ou 5 só numa época deve ser recorde mundial. E ainda não acabou) e penalties por lances fora da àrea?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mete os fora de jogo do andre martins contra voces e contra o porto ao lado do fora de jogo do belenenses. Sao iguaizinhos nao sao? Tens umas palas do tamanho da cobertura do teu estadio, a diferença é que essas nao caem

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Vamos ver se nos entendemos. Segundo diz, o Pedro Proença ajudou-nos. Mais uma vez: o Pedro Proença ajudou-nos. Acha que faz sentido falar em Pedro Proença e benefícios para o Sporting?

      Eliminar
  7. O primeiro parágrafo ilustra o "Movimento Basta"! Seja o golo em fora-de-jogo ou precedido de fora-de-jogo, só significa uma coisa: ilegal à luz das leis do jogo...
    Nem contas de somar sabem fazer, apregoam sete pontos roubados, quando nos empates só se perdem dois. A derrota no Dragão foi limpa e na Luz pecou por escassa...
    Chora, chora Calimero!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Já escrevi atrás o que penso disso. Daqui a dias trocam-nos um golo mal anulado por um lançamento de linha lateral marcado erradamente a nosso favor.

      Eliminar
    2. Compreendo o que quer dizer, mas neste caso o jogador que faz a assitência tá fora de jogo.. Não houve 4 ou 5 passes pelo meio. Desde que não seja grosseiro, o benefício é aceitável? Se assim for as conferências de imprensa deixam de ser rídiculas.
      Não acredito que nunca se tenha queixado de um golo contra resultante de um canto ou falta mal assinalada

      Eliminar
  8. Esta história do fora-de-jogo é uma mentira mil vezes repetida. Não há fora-de-jogo nenhum:
    http://www.flickr.com/photos/73641118@N04/13216163415

    ResponderEliminar
  9. O lance não é fora de jogo. Rui, basta ver na tasca do Cherba 2 imagens do lance!
    A que a Sport tv mostra com a linha virtual, a bola já não está nos pé do William e isso coloca o A. Martins um pouco adiantado, mas no momento do passe ele está no mínimo em linha. A comunicação social continua a prejudicar a imagem do clube, pois até lhes convém afirmar que o SCP possa ter sido beneficiado. Temo que as próximas arbitragens sejam terríveis para o Sporting, ainda por cima por causa de um lance que nunca alguém pode ser dizer que fosse de golo certo e que se não fosse golo, ninguém falaria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O ridículo mata. Tenho que escrever sobre este escandaloso benefício.

      SL

      Eliminar
  10. Caro Rui,

    Parabéns pela excelente análise ao jogo. Slimani é de facto um jogador fantástico. Talvez apenas falte uma justa referência a LJ que soube ver essa limitação dos centrais do Porto e aproveita-la. Não faltaram treinadores no Sporting que nem sequer categoria tinham para ver estas coisas óbvias.

    Quanto à legalidade golo, que também me parece precedido de fora-de-jogo, acho interessante que os que aqui criticam sejam os mesmos que recentemente ganharam ao Porto em casa beneficiando de uma desastrosa arbitragem de Soares Dias...

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O Slimani é mal jeitoso mas há qualquer coisa de Jardel nele. Repare que ele parece que cabeceia sempre isolado. Parece que a bola vem sempre ter com ele. Ele tem um pouco a percepção dos lances que tinha o Jardel. Adivinha com umas frações de segundos de antecipação onde a bola vai parar.

      Um abraço

      Eliminar