sábado, 1 de junho de 2013

Sporting e Benfica: uma outra forma de compreender o desenvolvimento económico

Estive numa conferência a falar sobre desenvolvimento económico. Falei eu e falou uma outra pessoa, que costuma aparecer publicamente por variadíssimas razões, algumas delas associadas ao Benfica.

Defendi a tese que a história do desenvolvimento económico revela-nos uma realidade muito menos linear do que pensamos. O processo é, em muitos países, relativamente tumultuoso e, até, atabalhoado, como nos explica Ha-Joon Chang, no Bad Samaritans. É mais baseado em processos de tentativa e erro e de aperfeiçoamento permanente do que noutra coisa qualquer.

Acabámos por chegar a um consenso razoável. Na prática o processo de desenvolvimento económico tem mais que ver com o Sporting do que com o Benfica. É mais de derrota em derrota até a vitória final, do que de vitória em vitória até à derrota final.

7 comentários:

  1. gostei do lema ;-)

    "... tem mais que ver com o Sporting do que com o Benfica. É mais de derrota em derrota até a vitória final, do que de vitória em vitória até à derrota final. "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      No fim, o que importa é a convicção da vitória final.

      SL

      Eliminar
  2. Confesso que não compreendi a analogia entre o processo de desenvolvimento economico e Sporting vs Benfica.
    Provavelmente por limitações minhas na matéria.
    Na minha optica, as coisas são simples. Um clube não é diferente de qualquer outra empresa, embora o negócio em si tenha particularidades unicas.
    Ainda assim, o que interessa no final do dia, é entrar mais dinheiro do que aquele que sai. E nesse campo, o Sporting não podia estar pior com défices crónicos.
    Concordo que podíamos explorar muitissimo melhor as nossas vantagens competitivas, que passam por uma academia de nível mundial, e uma massa associativa fiel e apaixonada.
    Ainda assim, parece-me curto para algum dia podermos aspirar a muito mais que 1 ou 2 campeonatos por época.
    Talvez me falta a tal "convicção" que o Rui fala :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queria dizer naturalmente 1 ou 2 campeonatos por década, na pratica é o que temos feito ao longo dos nossos 100 anos de história.

      Eliminar
    2. Meu caro,

      A alegoria é um pouco mais complicada. O desenvolvimento económico de um país passa por muitas fases. Normalmente, aprende-se mais com o insucesso do que com o sucesso. O que importa é ter uma visão de longo prazo. Para lhe dar um exemplo, a Toyota demorou vinte anos a dar lucro. Com a Nokia aconteceu algo de semelhante (aliás, não era mais do que uma parte de uma empresa associada ao sector da madeira. A Samsung era um empresa têxtil.

      Não importa errar. O que importa é aprender com os erros na base de uma visão de longo prazo e na persistência, como disse. Espero que o Sporting disponha dessa visão de longo prazo bem definida. Chegar lá implica erros, derrotas, se quiser. Quando se ganha, nem sempre se percebe que se ganha hoje para se perder amanhã.

      SL

      Eliminar
  3. Um post sensato mas o Portugues não é assim. É por norma mau gestor e emotivo em tudo aquilo que faz. Temos gente capaz e que "começa bem" mas que falha nos momentos de pressão. Tem sido sempre assim no SCP dos ultimos 20 anos. Quando há problemas queima-se tudo o que foi feito.
    Goste-se ou não do estilo:
    - O Paulo Bento nunca devia ter saido e ombreou por titulos mas quando passou por dificuldades.. saiu
    - Até o Godinho flopes começou bem (trouxe os adeptos e as receitas estavam a aumentar): despediu o Domingos e perdeu-se enterrando o clube de forma quase criminosa..

    Gerir em tempos de vacas gordas é facil: "Revenue solves all known corporate problems"

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,

    Matemática não é o seu forte. De derrota em derrota até à vitória final dá em 7º lugar.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar