segunda-feira, 15 de abril de 2013

Deixar de andar atrás do Mourinho perdido

Não gosto do Jesualdo. Mas é somente uma questão de gosto. Faz-me lembrar um membro da STASI. Não é por nada, é só pela cara. Agora, o homem tem méritos na melhoria do jogo do Sporting. Não percebo nada disto, mas há coisas que parecem evidentes e outras, menos evidentes, também têm uma explicação.

Salta aos olhos de qualquer um que o posicionamento da defesa melhorou muito. Sobe quanto tem de subir e desce quando tem de descer de forma sincronizada e coerente. Os espaços relativamente ao meio-campo diminuíram. A equipa está mais compacta. Ainda há um ou outro disparate, como o do Rojo no segundo golo do Braga, que vai pressionar um avançado para a lateral deixando imediatamente o centro de defesa em igualdade numérica com os avançados. Mas até a inclusão do Rojo procuro compreender. A entrada dele faz com que o Dier possa jogar no meio-campo, ganhando a equipa em altura. Aliás, a equipa deixou de ser tão atarracada.

No meio-campo também há melhorias. O Rinaudo deixou-se de tretas e passou a fazer o que lhe compete, que é estar mais sossegado na posição de trinco e a soltar a bola com ponderação. Deixou-se de correrias e de passes de risco e vagamente inconsequentes. Perde-se menos a bola, mesmo que às vezes as jogadas se transformem numa grande xaropada. Falta o tal 10 e quanto a isso não há muito a fazer. O André Martins faz o que pode mas não sei se pode o suficiente naquela posição. Mesmo assim, é melhor do que o Adrien naquela posição.

Os extremos deixaram de ser tão extremos. No último jogo, era claro o posicionamento mais em zonas interiores, nomeadamente o Bruma (há mais espaço, assim, para os laterais subirem sem andarem todos aos encontrões). O Capel joga do lado direito, o que o impede de continuar a fazer correrias para a linha e a centrar sem saber como é que estão posicionados os defesas e avançados. Aprendeu a esperar pelo lateral e a tomar decisões mais acertadas, deixando de atirar bolas para a cabeça dos defesas ou pela linha final. Quem ganha com isto tudo é o Wolfswinkel. Começa a ser servido em melhores condições e não é necessário que continue a correr de um lado para o outro como um desvairado.

Isto é o que vejo.O que se vê pressupõe sempre um entendimento. Outros verão outras coisas e coisas diferentes, porque têm outros entendimentos. No limite pode não existir qualquer entendimento. Mas se houver, é porque tudo isto é preparado nos treinos. Se assim for, esperemos que o BdC compreenda, contrariamente a outros, que uma equipa de futebol profissional não pode ser entregue a amadores; que não podemos andar sistematicamente atrás do nosso Mourinho perdido.

14 comentários:

  1. ...ou do Moutinho perdido.
    Estou optimista para domingo, coisa rara em mim.
    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Pelo menos não estou pessimista. Não temos nada a perder. Eles estão desconfiados.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Concordo com quase tudo, menos com o Capel na direita, deixou de fazer centros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A maior parte dos centros que fazia no passado não tinham consequências. Jogando deste lado e com mais calma torna-se mais imprevisível. Mais, isto não vive só de centros. Em Braga, no segundo golo, fez uma assistência por flectir para o meio e não ir para a linha como de costume.

      SL

      Eliminar
  3. Muito bom. Do mais lúcido que tenho lido na blogosfera leonina.

    E que falta tem feito (faz) alguma lucidez na dita blogosfera...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pela referência. Dizem-me que existe um jogo que as pessoas se fartam de jogar e que constituem equipas e por aí fora. Assim, em vez de se entreterem a ver jogos a sério julgam que o futebol só está na playstation.

      É ver jogo e falara de futebol.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Mais uma vez estou absolutamente de acordo.

    A avaliação que faço do Jesualdo é que vem confirmar (tal como quanto a mim Couceiro e Carvalhal já tinham feito no passado) o Princípio de Peter: neste caso para jogar para o 3o lugar o Jesualdo serve. Para ir mais longe talvez não sirva...

    Dito isto acho que deveria continuar, pelo menos mais uma época. Penso que as nossas hipóteses para o ano são remotas e o que precisamos mesmo é de cimentar a nossa candidatura ao 3º lugar com um orçamento baixo. Para isso acho que o Jesualdo é a melhor alternativa que temos: pelo que sabemos dele, pelo que tem mostrado e por trazer um pouco de estabilidade.

    O título está excelente e resume o que foi a nossa política de contratação de treinadores desde o Boloni.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Tenho algumas reservas relativamente ao Jesualdo. Não estou certo quanto à sua aposta nos jovens (o seu passado não nos diz isso). É demasiado cauteloso para o meu gosto. Agora, o homem sabe treinar. Isto é, é um treinador. O que estou farto é de uns tipos a fazerem de conta que sabem alguma coisa do assunto.

      SL

      Eliminar
  5. por este post já gosto do blog...pena o nome manchado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Há muitos romances que aprecio sem apreciar o título. As coisas valem pelo que se escreve e não pelos chavões que lhes põem.

      SL

      Eliminar
  6. Totalmente de acordo. Também não gosto da personagem Jesualdo, nem lhe reconheço assim tantos méritos que me digam, é o treinador ideal, mas a verdade é que tem feito um bom trabalho e se conseguir atingir o objectivo da Europa, acho que merece a oportunidade.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Antunes,

      Não sei se o Jesualdo deve ficar. O que sei é que não me podem andar a vender mais um amador qualquer que vem para o Sporting aprender. Precisamos de um treinador. O Jesualdo é um treinador. Daí não tiro mais nenhuma conclusão.

      SL

      Eliminar
  7. Caro,

    Ficar com Jesualdo será a primeira boa decisão desportiva deste presidente.
    A análise é boa e resume muito bem aquilo que parece óbvio à grande maioria das pessoas e nem digo dos Sportinguistas.

    Estamos perante um treinador competente, disso ninguém tem dúvidas, e que pela experiência, pelo prestígio poderá ser tb por aí um factor de estabilidade e e apoio para um plantel que será necessariamente jovem e com reduzida experiência.

    Saudações Leoninas
    RSNT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei se o Jesualdo deve ficar. Agora, na dúvida, fica. Não aguentamos é mais um amador qualquer armado em treinador.

      SL

      Eliminar