Não gosto do Jesualdo. Mas é somente uma questão de gosto. Faz-me lembrar um membro da STASI. Não é por nada, é só pela cara.
Agora, o homem tem méritos na melhoria do jogo do Sporting. Não percebo nada disto, mas há coisas que parecem evidentes e outras, menos evidentes, também têm uma explicação.
Salta aos olhos de qualquer um que o posicionamento da defesa melhorou muito. Sobe quanto tem de subir e desce quando tem de descer de forma sincronizada e coerente. Os espaços relativamente ao meio-campo diminuíram. A equipa está mais compacta.
Ainda há um ou outro disparate, como o do Rojo no segundo golo do Braga, que vai pressionar um avançado para a lateral deixando imediatamente o centro de defesa em igualdade numérica com os avançados. Mas até a inclusão do Rojo procuro compreender. A entrada dele faz com que o Dier possa jogar no meio-campo, ganhando a equipa em altura. Aliás, a equipa deixou de ser tão atarracada.
No meio-campo também há melhorias. O Rinaudo deixou-se de tretas e passou a fazer o que lhe compete, que é estar mais sossegado na posição de trinco e a soltar a bola com ponderação. Deixou-se de correrias e de passes de risco e vagamente inconsequentes. Perde-se menos a bola, mesmo que às vezes as jogadas se transformem numa grande xaropada. Falta o tal 10 e quanto a isso não há muito a fazer. O André Martins faz o que pode mas não sei se pode o suficiente naquela posição. Mesmo assim, é melhor do que o Adrien naquela posição.
Os extremos deixaram de ser tão extremos. No último jogo, era claro o posicionamento mais em zonas interiores, nomeadamente o Bruma (há mais espaço, assim, para os laterais subirem sem andarem todos aos encontrões). O Capel joga do lado direito, o que o impede de continuar a fazer correrias para a linha e a centrar sem saber como é que estão posicionados os defesas e avançados. Aprendeu a esperar pelo lateral e a tomar decisões mais acertadas, deixando de atirar bolas para a cabeça dos defesas ou pela linha final. Quem ganha com isto tudo é o Wolfswinkel. Começa a ser servido em melhores condições e não é necessário que continue a correr de um lado para o outro como um desvairado.
Isto é o que vejo.O que se vê pressupõe sempre um entendimento. Outros verão outras coisas e coisas diferentes, porque têm outros entendimentos. No limite pode não existir qualquer entendimento. Mas se houver, é porque tudo isto é preparado nos treinos. Se assim for, esperemos que o BdC compreenda, contrariamente a outros, que uma equipa de futebol profissional não pode ser entregue a amadores; que não podemos andar sistematicamente atrás do nosso Mourinho perdido.
...ou do Moutinho perdido.
ResponderEliminarEstou optimista para domingo, coisa rara em mim.
Ab
Meu caro,
EliminarPelo menos não estou pessimista. Não temos nada a perder. Eles estão desconfiados.
Um abraço.
Concordo com quase tudo, menos com o Capel na direita, deixou de fazer centros.
ResponderEliminarMeu caro,
EliminarA maior parte dos centros que fazia no passado não tinham consequências. Jogando deste lado e com mais calma torna-se mais imprevisível. Mais, isto não vive só de centros. Em Braga, no segundo golo, fez uma assistência por flectir para o meio e não ir para a linha como de costume.
SL
Muito bom. Do mais lúcido que tenho lido na blogosfera leonina.
ResponderEliminarE que falta tem feito (faz) alguma lucidez na dita blogosfera...
Meu caro,
EliminarObrigado pela referência. Dizem-me que existe um jogo que as pessoas se fartam de jogar e que constituem equipas e por aí fora. Assim, em vez de se entreterem a ver jogos a sério julgam que o futebol só está na playstation.
É ver jogo e falara de futebol.
SL
Caro Rui,
ResponderEliminarMais uma vez estou absolutamente de acordo.
A avaliação que faço do Jesualdo é que vem confirmar (tal como quanto a mim Couceiro e Carvalhal já tinham feito no passado) o Princípio de Peter: neste caso para jogar para o 3o lugar o Jesualdo serve. Para ir mais longe talvez não sirva...
Dito isto acho que deveria continuar, pelo menos mais uma época. Penso que as nossas hipóteses para o ano são remotas e o que precisamos mesmo é de cimentar a nossa candidatura ao 3º lugar com um orçamento baixo. Para isso acho que o Jesualdo é a melhor alternativa que temos: pelo que sabemos dele, pelo que tem mostrado e por trazer um pouco de estabilidade.
O título está excelente e resume o que foi a nossa política de contratação de treinadores desde o Boloni.
SL,
João
Caro João,
EliminarTenho algumas reservas relativamente ao Jesualdo. Não estou certo quanto à sua aposta nos jovens (o seu passado não nos diz isso). É demasiado cauteloso para o meu gosto. Agora, o homem sabe treinar. Isto é, é um treinador. O que estou farto é de uns tipos a fazerem de conta que sabem alguma coisa do assunto.
SL
por este post já gosto do blog...pena o nome manchado!
ResponderEliminarMeu caro,
EliminarHá muitos romances que aprecio sem apreciar o título. As coisas valem pelo que se escreve e não pelos chavões que lhes põem.
SL
Totalmente de acordo. Também não gosto da personagem Jesualdo, nem lhe reconheço assim tantos méritos que me digam, é o treinador ideal, mas a verdade é que tem feito um bom trabalho e se conseguir atingir o objectivo da Europa, acho que merece a oportunidade.
ResponderEliminarSL
Caro Jorge Antunes,
EliminarNão sei se o Jesualdo deve ficar. O que sei é que não me podem andar a vender mais um amador qualquer que vem para o Sporting aprender. Precisamos de um treinador. O Jesualdo é um treinador. Daí não tiro mais nenhuma conclusão.
SL
Caro,
ResponderEliminarFicar com Jesualdo será a primeira boa decisão desportiva deste presidente.
A análise é boa e resume muito bem aquilo que parece óbvio à grande maioria das pessoas e nem digo dos Sportinguistas.
Estamos perante um treinador competente, disso ninguém tem dúvidas, e que pela experiência, pelo prestígio poderá ser tb por aí um factor de estabilidade e e apoio para um plantel que será necessariamente jovem e com reduzida experiência.
Saudações Leoninas
RSNT
Meu caro,
EliminarNão sei se o Jesualdo deve ficar. Agora, na dúvida, fica. Não aguentamos é mais um amador qualquer armado em treinador.
SL