sábado, 20 de abril de 2013

Brutal

Mais um grande jogo da nossa equipa de futsal. O Benfica é uma excelente equipa, mas o Sporting deixa qualquer adversário à beira de um ataque de nervos. Os jogadores são bons. Os dos adversários não são piores. Só que o treinador transformou um conjunto de jogadores numa verdadeira equipa. O todo é muito superior à soma das partes.

As modalidades amadoras são fundamentais para potenciar a relação entre os adeptos e o clube. O que faz o Sporting grande não são os jogadores, a direção, os treinadores e por aí fora. Esses vão passando. O que faz o Sporting um grande clube nacional são sobretudo os adeptos. Espero que não se desinvista nas modalidades amadoras. Hoje, desportivamente, só ganhámos um jogo, que nem sequer era decisivo. No coração dos adeptos ganhou-se mais uma razão para se ser do Sporting.


(Há uma má prática nas campanhas eleitorais, que é a de arrebanhar o apoio de antigos jogadores a troco de uns empregos bem remunerados depois sem se saber para fazer bem o quê. Não sei, nem ninguém sabe ao certo, quanto ganham e o que fazem ex-jogadores como o Manuel Fernandes, o Beto, o Vidigal, o Nelson ou o Tiago (para não se falar do Dominguez e do Pedrosa a fazerem de conta que são treinadores). Era bom que nos explicassem quanto é que ganha toda esta gente e o que é que fazem para o merecer. Como diria o Vítor Gaspar, há aí umas poupanças a fazer, que bem úteis podem ser para se potenciarem as modalidades amadoras)

7 comentários:

  1. O último parágrafo já sabia eu. As eleições que levaram á eleição do GL foram uma tragédia. Um pagar de favores q fez aumentar exponencialmente os gastos c recursos humanos do clube.

    Quanto ao futsal, a supremacia n é só colectiva. Do que percebo, q n é mt, individualmente os jogadores do Sporting são mt mt mt superiores aos do benfica. Mas pode ser só impressão, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel Nunes,

      Não percebo nada de futebol e muito menos de treino (especialmente dos mais jovens. Agora sei que o futebol, como qualquer outra atividade cultural e artística, é cada vez mais intensiva em conhecimento. Pressupõe interações frequentes, com toda a certeza, com centros de ciência nas mais diversas áreas, que irão desde a metodologia de treino, à psicologia e a todos os ramos das ciências da vida em sentido genérico. Ora isso não é compatível com os Pedrosas e Dominguezes deste vida. O mais incrível é que, porventura, um Pedrosa qualquer deve sair mais caro do que cinco ou seis trainadores qualificados para o treino das camadas jovens. Por outro lado, também não é um Pedrosa que dispõe do conhecimento tácito suficiente para a detecção de talentos.

      No futsal o que mete confusão é que praticamente os mesmos jogadores jogam n vezes mais do que jogavam no ano passado. Aí está seguramente o mérito do treinador.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Esperemos que isto não seja como nos partidos, saem Boys do anterior candidato e entram Boys do eleito. Mas quantas fotocópias a cores vale Dominguez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Até agora, parece que não vai acontecer isso. A falta de dinheiro, às vezes, ajuda à racionalidade.

      SL

      Eliminar
  3. Este derby já vai longo. Perdemos nos juniores, ganhamos nos infantis, no futsal e no andebol. Amanhã, com os grandes, fazem-se as contas finais de um fim de semana cheios de dérbis. Por falar nisso, o Flávio está aberto?
    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com muita pena minha, está fechado ao Domingo. Acabo por ver os jogos num café do outro lado da estrada. É pequeno e está, nestes jogo, pejado de benfiquistas. Não é muito comodo. Mas é o que se arranja. Estou disponível para alternativas.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Para não arrastar multidões de amigos e outros menos, respondo por email.
      Ab

      Eliminar