sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Genial

Se pudesse voltar atrás, seria do Porto. Os pais têm sempre razão. Só mais tarde é que percebemos as razões deles. Avisado andava o meu pai quando queria que fosse do Porto. Só que não posso voltar atrás. Resta-me continuar com todos os vícios: o do Sporting, o de fumar, e o de fumar mais quando vejo os jogos do Sporting.

Isto tudo para falar da recente candidatura do Filipe Soares Franco à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O Porto, no ano passado, encenou a dissidência com o Fernando Gomes e, depois, mandou os clubes da Liga Orangina promover a sua candidatura a Presidente da Liga. Este ano, sacou esta candidatura do Filipe Soares Franco.

Tudo está tratado. O que interessa, sobretudo o Conselho de Arbitragem, mas também o Conselho de Justiça e o Conselho de Disciplina, fica com quem sabe e com quem se sabe. O Filipe Soares Franco assume o papel de Rainha de Inglaterra na presidência. Que ninguém se queixe de falta de abrangência da candidatura e de isenção.

Tudo isto, ainda para mais, sai barato. Custa um simpático salário de Presidente, pago, pelo menos em parte, por todos nós, sportinguistas e benfiquistas incluídos, à custa do apoio do Estado português à Federação Portuguesa de Futebol (que, agora, reúne todas as condições para dispor em pleno do estatuto de Utilidade Pública).

Genial, não acham?

7 comentários:

  1. "...Se pudesse voltar atrás, seria do Porto. Os pais têm sempre razão. Só mais tarde é que percebemos as razões deles. Avisado andava o meu pai quando queria que fosse do Porto. Só que não posso voltar atrás. Resta-me continuar com todos os vícios: o do Sporting, o de fumar, e o de fumar mais quando vejo os jogos do Sporting...."

    Isso que escreveu é apenas um desabafo não é...??

    Pois eu que concerteza serei sportinguista há muitos mais anos., continuo a afirmar alto e bom som...: tenho muito orgulho em ter nascido sportinguista (e isso porque o pai e a mão também o eram...)

    É verdade que não não é fácil ser-se sportinguista...
    É verdade que custa a engolir, saber que outros vão adicionando títulos, alguns ganhos como sabemos à custa de vigarices...

    Podem argumentar...: mas o porto e o benfica têm ganho muita coisa por terem boas equipas...

    Sim isso é verdade, mas não é menos verdade que muitas vezes até estabilizarem...são levados ao colo...
    Depois é preciso não esquecer que a dinâmica da vitória por arrastamento...leva a outros êxitos...
    E enquanto isso como é tratado o Sporting...??
    Nem é necessário grandes explicações para entender que somos prejudicados quando estamos bem e somo-lo da mesma maneira quanto estamos mal...

    O Sporting é sempre um alvo a abater e não é difícil entender o porquê...

    O porto é neste momento o clube do sistema, como em tempos o benfica o foi do regime...

    Está tudo encaminhado...: o 1º lugar para o porto (quem domina, também escolhe...)...o 2º para o benfica, para poder assegurar o lugar directo na Champions e isso é conseguido pela "boa imprensa" que essa equipa tem em Portugal...

    Ao Sporting resta apenas lutar contra tudo e contra todos (e nestes todos...alguns sportinguistas também...), e para isso é necessário mais do que nunca...estarmos todos unidos em volta do Sporting...!!


    E para que não haja confusões...: nasci e vivi respirando Sporting...os "bichos" hão-de comer-me...mas vão ter de digerir também...um sportinguista...!!

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  2. Caro MaximinoMartins,

    É uma ironia e por isso não estou a falar a sério. Como se costuma dizer, é-se como se nasce ou nasce-se como se é. Sou do Sporting e não há nada mais a fazer, ponto final.

    Obrigado pela preocupação.

    SL

    ResponderEliminar
  3. "...Se pudesse voltar atrás, seria do Porto. Os pais têm sempre razão. Só mais tarde é que percebemos as razões deles. Avisado andava o meu pai quando queria que fosse do Porto. Só que não posso voltar atrás. Resta-me continuar com todos os vícios: o do Sporting, o de fumar, e o de fumar mais quando vejo os jogos do Sporting...." Até percebo a sua intenção em dizer esta frase, compreendo que queira ganhar titulos todos os anos como o clube do norte tem habituada os seus adeptos; mas sinceramente acho que é uma frase um pouco infeliz. Tenho 20 anos, raras foram as ocasiões em que vi o Sporting ganhar então campeonatos nem se fala, mas nem por isso me arrependo em nenhum segundo da minha vida em ser sportinguista. Os meus pais são benfiquistas, todos os meus amigos são portistas e sou mais do que feliz por não ter seguido o conselho deles.

    ResponderEliminar
  4. Cara Sara Abreu,

    É uma ironia e, portanto, não estou a flar a sério. Sou sportinguista com muito orgulho, quer nas vitóriad, quer nas derrotas.

    SL

    ResponderEliminar
  5. caro Sportinguista (não duvido)

    É de facto um blog de intelectuais e muito bem! Gosto do que escrevem e da forma como dizem. Este post é genial,pois por a nu o principal problema do nosso clube: dirigentes de merda todos a seguir ao Sr. João Rocha, empregado bancário e empresario de sucesso. Tal como o "dono PC" não era Dr. ou Engº. Não é que os Drs e Engºs façam mal à coisa, não! são Drs e Engº de penacho, de meninos do Técnico, da Nova ou da Católica, e saíram dos cursos cheios de "importância" E neste sentido como o poleiro e uma coisa muito apetecível vendem-se por um bom ordenado. Neste caso da "girafa" FSF é bem demonstrativo: para a gestão do Sporting dedicava 2 horas a partir das 20, depois foi i que se viu e agora estamos tentar desesperantemente a recuperar o tempo perdido.
    Rui Monteiro continue com sua sabedoria e classe a escrever pondo o dedo na ferida.
    Aguardo o próximo post nesta linha.
    saudações Leoninas
    Jose Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Caro José Ribeiro,

    Se não fosse sportingusita não me dava ao trabalho de escrever sobre o Sporting. Existe e existiu no Sporting, mas também na sociedade portuguesa em geral, uma incapacidade de criticar democraticamente o poder instituído. É a lógica do "respeitinho é muito bonito".

    Dá no que deu. Na escolha de dirigentes como o Filipe Soares Franco.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui,
    Concordo!
    A gestão do SCP é um espelho real desta nação aqui junto ao mar.
    Observar as ultimas eleições confirmam este fatalismo. O respeitinho é muito bonito de facto e assim ganham sempre os instituídos.
    Com a eleição do PPCoelho foi a mesma coisa. Esta gente com mentalidade rural e transvestida de urbanos não quer mudar; quer sofrer (masoquismo)!
    Mudámos porque houve um grupo de "gajos porreiros" que estavam fartos da guerra (eu estive lá 170-1972, em Angola, nas emboscadas, nos tiros, a passar fome e sede, a tentar perceber o que ali fazíamos).
    Não é trazer a politica para o futebol, mas a sociedade é global.
    Saudações Leoninas
    Jose Ribeiro

    ResponderEliminar